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Blog, E-commerce, Performance | 23/06/2022
Durante a pandemia da COVID-19, as compras com cashback cresceram 48% em diferentes setores do E-commerce. Com o aumento das estratégias digitais, consumidores brasileiros têm apostado no recurso que devolve parte do valor da compra.
Mas, o cashback vale a pena para a seu negócio? Você conhece os benefícios do método? Para ajudá-lo a entender melhor essa ação, a Agência FG reuniu dados importantes em um artigo completo.
Continue lendo e descubra as vantagens do cashback para impulsionar a sua marca no digital!
Em tradução livre, o termo cashback significa, literalmente, “dinheiro de volta”. O principal objetivo do recurso é fidelizar clientes, fazendo com que eles acumulem créditos a partir da compra de produtos. Assim, posteriormente, terão esse dinheiro de volta, seja na conta ou como crediário para aquisições futuras.
Os programas de devolução de parte do dinheiro investido em uma compra começaram nos anos 90, em países do Reino Unido, além de Estados Unidos e Canadá.
Atualmente, a ideia de poder comprar on-line sabendo que terá parte do dinheiro gasto de volta tem atraído, principalmente, clientes que utilizam cartão de crédito.
No Brasil, empresas com a Méliuz, Ame Digital, PagBank, Poup e PicPay são conhecidas por terem aderido as compras com cashback.
No cashback, a devolução do valor da compra é calculada sobre uma porcentagem que varia de empresa para empresa. Dessa forma, algumas marcas ofertam de 0,5% até 50% do dinheiro de volta.
Mas, a ação dependerá da plataforma que disponibiliza o serviço, das lojas parceiras e dos produtos selecionados. Por isso, é essencial manter uma comunicação clara com o consumidor. Foque em ressaltar que, ao comprar com cashback, o valor investido na compra de serviços ou itens acaba sendo menor.
Para uma compra de R$ 500 com 30% do dinheiro de volta, o valor gasto será de apenas R$ 350. No fim das contas, o consumidor terá um “desconto” de R$ 150,00.
Em 2021, dados de um levantamento feito pelo Cuponomia apontaram que estratégias com cupons de desconto on-line e cashback geraram mais de R$ 10 bilhões de vendas no comércio eletrônico nacional.
Além disso, o estudo mostra que consumidores que utilizaram a estratégia economizaram R$80 milhões em compras on-line. O recente sucesso da promoção cashback se deu ao impulsionamento do varejo digital durante a pandemia da COVID-19.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 48% dos consumidores utilizaram o recurso para compras no período. Na principal data de compras do ano, a Black Friday, as buscas por produtos com cashback subiram 38% em 2021. Os dados são um comparativo com os insights do Google na mesma época em 2020.
Para além das compras com cashback, a busca por “cupom”, “retire na loja” e “frete grátis” cresceram, 7%, 6% e 3% respectivamente, de acordo com especialistas do buscador.
Sem dúvida, a principal vantagem do cashback está relacionada à economia dos consumidores durante a compra. Além do aumento de receita por usuário e impulsionamento das vendas.
Isso sem falar no reembolso acima do valor gasto que, com certeza, se torna o principal atrativo para fidelização de leads. Aproveite para investir em programas de pontuação, por exemplo, instruindo os clientes a acumularem pontos em troca de benefícios surpreendentes.
Por fim, outra vantagem do cashback é a acessibilidade. Além de grandes marcas e empresas do varejo on-line, instituições de bancos digitais e fintechs estão apostando no recurso.
A utilização do cashback no cartão de crédito está entre as principais formas de atrair usuários. Afinal, estima-se que cerca de 80% dos consumidores com conta em crédito utilizam o recurso nos Estados Unidos.
No Brasil, a estratégia é um pouco mais recente. Dessa forma, apenas fintechs e bancos digitais, como XP, Nubank, BTG+ e Original, oferecem o método para seus clientes.
Mas, vale ressaltar que muitas empresas de cartões de crédito estabelecem um gasto mínimo necessário para o percentual de retorno do cashback. Por isso, é essencial conhecer a companhia que trabalhará junto à sua marca no digital.
Aproveite as expertises da Agência FG para impulsionar a seu negócio no comércio digital. Agora que você já sabe o que significa cashback, é hora de buscar as melhores estratégias de marketing para E-commerce.
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