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Blog, E-commerce | 17/05/2022

Como aparecer no Google Discover? Confira dicas com a Agência FG

Entender como aparecer no Google Discover é uma excelente maneira de fortalecer sua marca no digital. Lançado em 2018, o recurso atende, de forma prática e assertiva, os interesses dos consumidores sem ao menos ser necessário fazer a pesquisa. 

Ficou curioso? Então, confira este artigo que a Agência FG preparou desmistificando o canal e aproveite as dicas para fazer seu negócio ser notado. Além disso, entre em contato conosco e aproveite todas as expertises da nossa equipe quando o assunto é performance de e-commerce! 

O que é Google Discover?

Você, certamente, já conhece os benefícios do tráfego orgânico para o comércio eletrônico. Porém, sabia que pode desfrutar das mesmas vantagens para além da SERP? Essa é a principal proposta do Google Discover.

Disponível para mobile, o formato aparece no próprio aplicativo do Google tanto para usuários de Android quanto iOS. O mais interessante é que o conteúdo da página inicial está relacionado aos interesses prévios dos usuários.

Sendo assim, não é necessário preencher o campo de busca para a exibição de notícias, vídeos e demais tópicos realmente úteis e relevantes para cada usuário. Nesse caso, os feeds são dinâmicos, personalizados e compostos a partir de informações como:  

  • Local;
  • Idioma; 
  • Pesquisas feitas; 
  • Apps recentes;
  • Anúncios clicados; 
  • Compras feitas em um site anunciante; 
  • Atividades de outros serviços do Google, como o Maps e o Google Play.

Como aparecer no Google Discover?

Antes de tudo, saiba que não existe uma fórmula mágica de como aparecer no Google Discover. Na verdade, fazer sua marca ser notada neste canal é bem semelhante ao trabalho de SEO — outra estratégia de marketing digital pautada no tráfego orgânico. 

Isso porque, como os conteúdos são selecionados pelo próprio algoritmo do Google, sua exibição dependerá de diferentes fatores. Entre eles, destaca-se o conceito de EAT, termo em inglês que significa experiência, autoridade e confiabilidade. 

Na prática, quer dizer que o buscador valoriza tópicos originais, com informações legítimas e que, de fato, sanem dúvidas e ajudem os usuários. Outro ponto essencial é que os conteúdos devem ter conexão com o interesse do consumidor. 

Sendo assim, comece entendendo a intenção dos usuários e aborde temas relevantes sobre o seu produto ou nicho que sejam interessantes para o público.  Além disso, explore o uso de imagem e vídeos — os formatos mais valorizados — em estratégias de Webstories, por exemplo. 

Você pode conhecer mais sobre a estratégia de Webstories neste artigo completo do Blog FG. 

Ainda, o próprio Google desincentiva o uso de títulos de página que induzam a cliques ou que apelem para a curiosidade mórbida, excitação ou indignação. Por isso, atenção! 

Dicas extras FG 

Uma boa dica de como aparecer no Google Discover é certificar-se que suas páginas estão indexadas no buscador. Com isso, elas estão automaticamente qualificadas para exibição no Google Discover app — apesar de não ser uma garantia de que aparecerão.

Lembrando que não é necessário incluir tags especiais nem dados estruturados. Outra dica que pode ajudar é otimizar as páginas para o Google AMP (Accelerated Mobile Pages). 

Afinal, melhorar o carregamento em dispositivos móveis é uma forma de aprimorar a experiência do usuário, um fator de classificação determinante! 

Como mensurar resultados? 

Após entender como aparecer no Google Discover, é essencial verificar os resultados das páginas. Isso é possível com o Relatório de desempenho (Discover) disponível Google Search Console. 

Entre os dados apresentados estão o volume de tráfego gerado pelo Discover, os melhores conteúdos e com que frequência seu site aparece no recurso. Sem falar nas impressões, cliques e CTR de tópicos que tenham aparecido por lá nos últimos 16 meses. 

Dessa forma, facilita compreender o desempenho, a exemplo dos temas mais acessados ou rejeitados. E, a partir disso, seguir produzindo conteúdos assertivos. 

Confie em nossa expertise

Agora que já sabe o que é Discover do Google e como produzir conteúdos com potencial para aparecerem no canal, conte com a expertise da Agência FG. Há mais de 12 anos no mercado, contamos com equipes que atuam em diversas frentes do marketing digital com foco em performance. 

Dessa forma, geramos resultados consistentes para sua marca no digital. Não perca tempo e entre em contato conosco!

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