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Blog | 22/07/2021

Black Friday: prepare-se para a melhor data do varejo no mundo

A Black Friday é, sem dúvida, a data mais esperada do ano por consumidores e varejistas. Mas, vale lembrar que se está lendo um artigo de como preparar o seu e-commerce para Black Friday em novembro, já adianto um detalhe: você está atrasado! 😉

Porém, com a Agência FG você não precisa se preocupar. Isso porque, vamos ajudar a salvar a sua campanha de Black Friday, seja para este ano ou ano que vem.

A Black Friday é hoje a principal data para o comércio mundial, ultrapassando, inclusive, o Natal.

Segundo pesquisa realizada pelo Ebit/Nielsen, em 2020, as vendas no e-commerce foram de R$ 3,1 bilhões no dia 27 de novembro, um aumento de 24,8% em relação ao ano anterior. Ao todo, foram 4,6 milhões de pedidos com ticket médio de 679 reais.

O consumidor brasileiro já enxerga na data uma grande oportunidade de adiantar as suas compras de Natal ou comprar algum produto que queria há muito tempo. Segundo dados do Google, 55% dos brasileiros passaram a usar termos positivos, como #descontodeverdade, enquanto apenas 8% citaram o termo #blackfraude.

Black Friday: prepare-se para a data com as dicas do Blog da Agência FG

Esteja preparado para a Black Friday!

O planejamento é o primeiro passo para uma estratégia de sucesso. Se você está começando a pensar só agora no que fazer para aumentar suas vendas na Black Friday não se desespere.

O ideal é investir em estratégias usando ferramentas como o Google Ads, Redes Sociais e E-mail Marketing. Isso porque, elas são uma ótima oportunidade de divulgar a sua loja online e destacar os descontos exclusivos da data.

No entanto, vale lembrar que, mesmo que as promoções da Black Friday só aconteçam em novembro, a data é uma das sazonalidades mais esperadas do ano. Por isso, vale a pena pensar em estratégias de mapeamento de oportunidades, identificação de possíveis problemas e, principalmente, analisar bem o comportamento do consumidor durante todo o ano.

Planeje durante 365 dias!

Como citamos, atualmente, os consumidores já entendem que a Black Friday pode se estender para um mês inteiro, com estratégias que se desmembram em “Esquenta Black Friday, “Semana Black Friday”, entre outros.

Mas, para que sua marca chegue com força total nas campanhas de Black Friday, são necessários pontos de atenção na hora de traçar a estratégia ideal.

Planejamento de estratégias

Defina sua estratégia para a Black Friday com sua equipe interna de colaboradores e a equipe de marketing. De preferência, logo no primeiro semestre do ano. Posteriormente, é possível fazer mudanças conforme o crescimento do seu negócio, só não deixe para a última hora, e aproveite o melhor da data.

Black Friday: prepare-se para a data com as dicas do Blog da Agência FG

Faça uma pré-campanha

Antecipe algumas ofertas durante o mês, assim, você aumenta o reconhecimento da sua marca perante o mercado. Essa ação pode render mais lucros e visibilidade para o e-commerce.

Compare seus resultados anteriores

Entre as ações do planejamento estratégico, não se esqueça de fazer a análise dos resultados das campanhas de anos anteriores. Anote quais foram as metas atingidas, quais os principais benefícios que sua marca ofereceu aos clientes, os diferenciais das ofertas, entre outros.

O ideal é criar um documento com todas as variedades já trabalhadas no seu e-commerce e avaliar o retorno delas para as vendas. Dessa forma, você poderá decidir se vale replicá-la novamente.

Análise os preços dos concorrentes

Antes de definir as ofertas para sua campanha, analise os preços dos concorrentes e faça um balanço em suas contas para oferecer a melhor opção possível.

A Black Friday é conhecida pelos preços baixos, se você oferecer um produto com valor desproporcional ao mercado, as chances de compra serão pequenas e ainda pode prejudicar a imagem da sua empresa.

Conheça o comportamento do consumidor

Entender o comportamento do seu público-alvo é fundamental para as campanhas da sua loja e isso não seria diferente na Black Friday.

É importante ressaltar que, com a pandemia da COVID-19, o comportamento dos consumidores mudou e, com isso, muitos passaram a comprar online. Dessa forma, analise o cliente para entender qual estratégia de venda irá trazer retorno para a sua marca, mantendo a fidelização dele.

Prepare seu estoque

Não adianta fazer uma excelente estratégia online se o seu estoque não está preparado para a demanda que irá chegar. Se organize, liste os produtos mais vendidos e os produtos que terão ofertas e prepare seu estoque.

Afinal, nada mais frustrante para o consumidor do que não conseguir comprar o que ele deseja. O cliente perde e você também!

Bom atendimento

Diversas pesquisas já comprovaram: o cliente da Black Friday é um excelente consumidor em potencial que com certeza vai voltar. Por isso, o atendimento é tão importante!

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Não deixe o aumento da demanda prejudicar o seu contato com eles, tente resolver os problemas e deixe os canais de comunicação da sua loja liberados! Cada cliente insatisfeito, gera outros 10 clientes insatisfeitos.

Omnichannel está mais vivo do que nunca

Atualmente, itens como “Frete Grátis”, “Compre no Site e Retire na Loja” e “Entrega Para Todo Brasil”, são itens essenciais na hora do cliente fechar a compra. Integre sua loja física com a sua loja virtual e gere mais oportunidades de vendas!

É preciso entender que o Omnichannel, já é uma realidade nos varejos. Por isso, é importante manter a convergência de todos os canais da sua marca. Dessa forma, você terá a possibilidade de fazer com que o consumidor interaja com a empresa no mundo online e offline, em total sintonia.

Mantenha a base de clientes atualizada

Outro fator que deve ser considerado durante o planejamento para a Black Friday é a busca por novos clientes. O sucesso da sazonalidade é uma excelente oportunidade para atualizar sua lista de clientes e, assim, aumentar a base dela.

Para isso, faça campanhas nas redes sociais e mantenha a atração quanto aos descontos da sua loja. Você pode utilizar anúncios e conteúdos atrativos antes e durante a data, eles irão despertar a atenção do consumidor.

Estabeleça metas para Black Friday

Como durante todo o ano, o seu e-commerce deve enxergar na Black Friday as metas que deseja alcançar. Para isso, no planejamento da campanha defina as metas e resultados que você deseja atingir durante a data.

Entre o foco deve estar o número de vendas, quantidade de leads, receita, taxa de conversão, custo/receita, engajamento e tráfego.

Mantenha a veracidade das promoções

Um pouco antes da Black Friday de 2020, o estudo do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo, o Ibevar mostrou que 18 das 30 categorias de produtos analisadas apresentaram um aumento de preço maior do que 25% na segunda quinzena de novembro.

A ação prejudica a confiança dos clientes na sua marca e, por mais que pareça atrativa para o faturamento do seu negócio, não oferece benefícios para as vendas na sazonalidade.

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Isso porque, essa é a famosa “Black Fraude“, a qual os consumidores notam que o reajuste de preço dos produtos acontecem principalmente durante as promoções da Black Friday. Prejudicando as vendas na data!

Invista em uma Agência de Marketing Digital

Se você busca se destacar no mercado, que tal começar a se preocupar com as ações internas e logísticas da sua empresa e passar a bola das estratégias de marketing para profissionais experientes no assunto?

Durante a Black Friday, todos os seus concorrentes estarão com ações alinhadas para a data.

Por isso, na Agência FG realizamos ações de marketing para Google Ads, Redes Sociais, além das estratégias de SEO e assessoria completa na estrutura do seu e-commerce, para prepará-lo para grande quantidade de fluxo.

Somos uma Agência de Marketing Digital, especializada em e-commerce com foco na expansão da sua marca. Dessa forma, conte conosco para mostrar todo o potencial do impulsionamento do seu negócio!

Nossos profissionais são especializados em ações estratégicas ideais para lojas virtuais e, não à toa, os times de criação, desenvolvimentismo, implantação, UX, conteúdo, mídia de performance, social mídia, SEO, e-mail marketing e tantos outros são referência para nossos cases de sucesso!

Aposte nas estratégias da Agência FG para a Black Friday!

Agora que você já conhece as melhores estratégias do mercado para a campanha de Black Friday da sua loja virtual, é hora de apostar nessas ações e alavancar as vendas durante a data. Para isso, conte com os serviços da Agência FG!

Afinal, são mais de 11 anos de experiência e liderança na criação de sites responsivos e estratégias com excelentes resultados em User Experience. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e vamos traçar juntos a melhor estratégia para a sua empresa! 😉

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