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estratégicas e focadas em performance.

28/08/2025

Inteligência Artificial no e-commerce.

A inteligência artificial no e-commerce está fazendo muito mais do que personalizar ofertas ou prever comportamentos. Um dos impactos mais relevantes é a redução do tempo de consideração e decisão de compra, um efeito já visível e debatido no Fórum E-commerce Brasil 2025, reforçando o que vivenciamos diariamente aqui na Agência FG: a jornada de compra está mais curta e ágil.

IA e a nova jornada de compra: menos etapas, mais conversões

A jornada tradicional envolve várias etapas: descoberta, consideração, avaliação, intenção e só depois conversão.
Hoje, com a IA na jornada de compra, esse caminho está encurtado. Ferramentas de IA generativa, como buscadores inteligentes e assistentes virtuais entregam respostas completas, personalizadas e acompanhadas de sugestões de produtos, comparativos e reviews em segundos.

Ou seja: o consumidor passa por menos etapas até a decisão final. Para as marcas, isso exige novas estratégias de posicionamento digital e performance.

Como a inteligência artificial está transformando o comportamento do consumidor?

Com a IA no processo de decisão de compra, o comportamento do usuário mudou de forma significativa:

  • Busca mais conversacional e objetiva.
  • Menos tempo entre intenção e ação.
  • Mais confiança em respostas automatizadas.
  • Menos pontos de contato até a conversão.

Na prática, a IA atua como uma curadora inteligente, entregando ao consumidor aquilo que ele precisa antes mesmo que perceba a necessidade,  aumentando a taxa de conversão.

5 formas como a IA encurta o processo de decisão

  1. Recomendações em tempo real: sugestões de produtos eliminam a necessidade de longas pesquisas.
  2. Comparativos automáticos: a IA apresenta prós e contras de opções em segundos.
  3. Conteúdo responsivo via IA: descrições, reviews e FAQs que resolvem dúvidas na hora certa.
  4. Assistentes virtuais inteligentes: chatbots reduzem objeções e aceleram respostas.
  5. SEO semântico e conversacional: a IA entende contexto, premiando marcas com conteúdo bem estruturado.

Como adaptar sua estratégia de performance à nova jornada com IA?

Aqui na Agência FG, já aplicamos estratégias que consideram essa jornada acelerada. Para marcas que desejam se manter competitivas, é essencial acompanhar esse ritmo. Algumas práticas:

  • Otimize conteúdos para buscas por intenção: responda perguntas reais de clientes.
  • Invista em SEO conversacional: use long tails, subtítulos claros e respostas diretas.
  • Estruture seu site para IA: implemente schema.org e favoreça rich snippets.
  • Implemente IA em atendimento e recomendações: reduza objeções e aumente conversão.
  • Produza conteúdos que unem velocidade e profundidade.

O futuro é imediato e quem responde primeiro, ganha

A inteligência artificial no e-commerce não está apenas mudando as regras: está acelerando o jogo. Marcas que oferecem respostas rápidas, precisas e relevantes terão mais chances de converter, fidelizar e escalar resultados.

Na Agência FG, sabemos que performance exige adaptação constante. Por isso, transformamos tendências como essa em estratégias práticas que ajudam nossos clientes a crescer no digital.