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Excelente estratégia de venda, o funil de marketing digital tem como objetivo identificar o fluxo percorrido por potenciais clientes, ao longo do processo de compra. Assim, possibilita antecipar caminhos e comportamentos que contribuam para a tomada de decisão, resultando em conversões.
Quer saber mais sobre as etapas do funil de marketing e como utilizá-las para direcionar as ações que aproximam o seu lead de venda? Então, continue lendo este artigo e descubra como a Agência FG pode impulsionar a sua marca!
Parte essencial da estratégia de inbound marketing que visa atrair os consumidores de maneira voluntária, entender as necessidades e oferecer conteúdos relevantes com o intuito de que os clientes se movimentem de uma etapa para outra.
Sendo assim, o funil serve para organizar, acompanhar e monitorar a jornada de compra do consumidor. De modo geral, ele auxilia no planejamento de ações específicas para cada etapa. Desde o topo até o fundo. Estreitando o caminho até os leads com maior potencial de conversão.
Durante o processo de compra o consumidor passa por diversas fases dentro do marketing digital, cada uma delas, levando o cliente até a conversão final. Entender em quais etapas a persona se encontra, permite oferecer a informação ou conteúdo relevante que ele precisa no momento ideal. Assim, as jornadas são dividas em três estágios: topo, meio e fundo de funil.
Conheça um pouco mais sobre cada uma delas abaixo:
Nesta fase do funil de marketing digital os clientes estão pesquisando mais sobre um eventual problema ou buscam entender melhor sobre algum assunto. Por isso, os conteúdos mais indicados são os com caráter educacional e informativo, visando esclarecer dúvidas básicas sem necessidade de ofertar um produto ou serviço.
Assim, as melhores estratégias para esta etapa, onde o principal objetivo é atrair o maior número de pessoas, são os blogposts, otimizações de SEO e publicação nas redes sociais, pois oferecem ótimo alcance e permite qualificar o público.
O conteúdo de meio de funil transforma visitantes em potenciais clientes. Eles já sabem que possuem um desafio e estão buscando soluções. Dessa maneira, é o momento de oferecer caminhos para a conversão por meio de formulários e landing pages, por exemplo.
Nesta etapa podem ser utilizados os itens abaixo para a captação de dados e conversão:
Última etapa do funil, é a etapa que abre espaço para oferecermos a nossa proposta para os clientes. Aqui, vale investir na produção de conteúdos promocionais, cupons de desconto e falar das vantagens do seu serviço, mostrando que você tem a solução que ele procura.
O intuito é converter os visitantes a se tornar compradores, tornando o processo comercial mais fluido e barato.
Agora que você já sabe as funções do funil de marketing e entendeu que ele deve nortear as ações da marca. Então, chegou a hora de descobrir como construir o caminho ideal para sua empresa.
Todas as etapas do funil de marketing e vendas precisam estar conectadas com o perfil do cliente ideal que a empresa quer atrair. Portanto, é importante entender as características e como ele se comporta nas fases de pesquisas, consideração e compra.
Além do comportamento, é preciso identificar interesses, dores e as soluções que estão buscando naquele momento, bem como, dados demográficos. Assim, traçar um perfil segmentado facilita decidir as ações para encontrar leads qualificados.
O marketing de conteúdo é excelente estratégia para mover o cliente por todos os momentos da jornada, uma vez que serve para educar e nutrir a base de compradores. No entanto, ele precisa ser relevante, no melhor formato e oferecendo o que o lead precisa, conectando a sua marca à realidade da persona.
Sendo assim, a empresa, por meio do planejamento, cria conteúdos e campanhas que atuam diretamente no entendimento do público sobre seu produto ou serviço. Isso pode ser feito em websites, blogs, e-mail marketing e redes sociais.
Definir o papel de cada canal e em quais se posicionar, ajuda a determinar as ações a serem executadas. Essa escolha é fundamental para direcionar esforços e aproveitar as oportunidades entre várias estratégias de marketing.
Entendeu que uma estratégia de funil de marketing digital é o que precisa? Então, é hora de contar com um time de especialistas no assunto para crescer ainda mais o seu negócio.
A Agência FG está presente no mercado há 12 anos, sendo líder em marketing de performance para e-commerce. Entre em contato conosco e confira!
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