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Blog, E-commerce, Performance | 30/06/2022

Descubra o live commerce e revolucione as estratégias da sua marca!

O live commerce é uma estratégia de interação via streaming de lives realizadas com foco em alavancar as vendas no digital. Assim, por meio desse “comércio ao vivo”, é possível promover produtos e serviços, recebendo a resposta do consumidor de forma simultânea.

Nascida na China, a modalidade consiste em vendas on-line que permitem a interação ao vivo com influenciadores e vendedores. Dessa forma, o e-commerce live streaming chegou para revolucionar o mercado de vendas na internet.

Saiba mais sobre as estratégias live commerce e como elas beneficiam o seu negócio no conteúdo completo da Agência FG. Continue lendo e confira!

O que é live commerce?

Se antes as pessoas iam até às lojas físicas para fazer suas compras, com a revolução tecnológica e no perfil dos consumidores, esse padrão também mudou. Assim, estratégias, como o live commerce, surgiram no mercado.

Conhecido como shopstreaming ou live streaming shopping, o modelo pode ser traduzido como uma junção de transmissões ao vivo e a venda de produtos e serviços.

Live Commerce | O que é live commerce | Blog Agência FG

Mas, diferente dos programas de televisão, em canais como Shoptime, a modalidade integra tudo em uma única plataforma. Dessa forma, ela permite que o consumidor adquira a mercadoria desejada em poucos cliques, sem a necessidade de ser direcionado para o site da marca, por exemplo.

Assim, o grande diferencial do live commerce está na humanização das vendas on-line. Permitindo que, por meio de uma vitrine virtual, o cliente conheça todos os detalhes e especificações do produto ou serviço.

Desempenho mundial do live commerce

Bastante comum em todo o mundo, o live vídeo commerce nasceu na China, país onde a prática se popularizou nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa da AlixPartner, a indústria de vendas ao vivo é estimada em US$ 66 bilhões, cerca de 10% do varejo chinês.

Além disso, entre março de 2019 e junho de 2020, o número de consumidores que interagem com as transmissões cresceu 30%. O principal fator para o aumento é, sem dúvida, a pandemia da COVID-19.

Nos Estados Unidos, por exemplo, as vendas do Amazon Live foram pensadas pela gigante do varejo mundial para alcançar clientes em todo o digital. Já no Brasil, o live stream shopping conquistou espaço nas estratégias de marketing de empresas como Magalu, Lojas Americanas, Farm e Chili Beans.

A Lojas Americanas, inclusive, está entre os principais cases de sucesso do live commerce. A marca investiu em parcerias com grandes influenciadores, entre eles o Youtuber Felipe Neto, que comandou a live da Black Friday em 2021.

Por que fazer um live commerce?

A live de vendas permite um contato direto com o consumidor final do seu produto ou serviço. Dessa forma, é possível passar informações completas, assim como as principais características e benefícios do que está sendo oferecido.

Ou seja, o cliente terá maior confiança nos itens da sua marca. Sendo possível sanar dúvidas e manter a comunicação adequada. Tudo isso junto ao entretenimento, promoções exclusivas e facilidade de compra instantânea. Como resultado, seu negócio começará a apresentar taxas de conversão significativas.

Tipos de live commerce

Além das vantagens do live commerce listadas acima, é preciso conhecer os modelos da estratégia. Pensando nisso, a seguir, separamos os principais formatos existentes no mercado. Confira!

Live com influenciadores

A live commerce com influenciadores tende a ser mais puxada para o entretenimento, ideal para atrair os seguidores mais fiéis.

Além disso, é possível apostar em nomes acessíveis, como micro influenciadores, ou seja, aqueles com mil a cem mil seguidores. Eles costumam ter um público bem engajado.

Para essa categoria, a regra é: conheça o perfil do cliente que você quer no seu live commerce. Dessa forma, saberá qual o influencier com poder para atraí-lo para a sua marca.

Tutoriais

Os tutoriais nunca saem de moda, não é mesmo? Por isso, caso a modalidade seja compatível com o seu produto ou serviço, vale a pena investir em live commerce tutorial.

Live Commerce | Tutoriais live commerce | Blog Agência FG

Com a ação, você agrega o fator de atração a potenciais clientes. Ou seja, passa a conquistá-lo por meios de novas habilidades ou, até mesmo, usabilidades dos itens oferecidos.

Lançamentos

Outro modelo de live commerce bastante popular é o lançamento de produtos. A estratégia, inclusive, tem sido explorada no mundo da moda e grandes nomes de grifes francesas, como a Jacquemus, que promoveu um desfile da sua nova coleção ao vivo. O melhor? A cada peça apresentada, os interessados podem adquiri-las.

Como fazer live commerce eficiente?

Algumas boas práticas ajudam a simplificar o processo de preparação e execução do live commerce. A seguir, listamos 5 passos fundamentais para apostar em uma estratégia de sucesso!

1. Público-alvo

Para que as ações sejam bem recebidas, é essencial conhecer bem o público-alvo da sua marca. Então, analise bem os gostos e tipo de conteúdo que eles consomem, dessa forma, a iniciativa será assertiva e coesa.

2. Plataformas

Atualmente, existem diferentes plataformas focadas em live commerce. Por isso, é importante conhecer as ferramentas oferecidas por cada uma delas, assim como os fatores que se adequam ao tipo de live que está produzindo.

3. Estoque

Mantenha um estoque pronto para suprir as vendas on-line realizadas ao vivo. Afinal, o diferencial da estratégia está na realização de entrega em tempo express.

4. Preparação

O apresentador do live commerce precisa conhecer bem os produtos e promoções oferecidas. Assim, prepare um bom roteiro e treine bastante antes de entrar ao vivo. É claro que a espontaneidade também deve fazer parte do show, mas é fundamental seguir uma lógica pré-definida.

5. Promoções

Por último, mas não menos importante, ofereça promoções e condições exclusivas para clientes que participarem da live. Lembre-se de que a precificação diferenciada no evento dispara gatilhos de urgência no consumidor, motivando-o a concluir a compra.

Conte com a Agência FG para investir em estratégias de marketing de influência

Aproveite as expertises da Agência FG para impulsionar a seu negócio no comércio digital. Agora que você já conhece as vantagens do live commerce, é hora de buscar as melhores estratégias de marketing para E-commerce.

Com mais de 12 anos de experiência, contamos com time de especialistas para atender todas as necessidades relacionadas à performance e transformação digital. Entre em contato conosco e confira!

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