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Blog, E-commerce | 26/10/2021

Vendas no Natal 2021: prepare seu e-commerce e venda mais!

Aumentar as vendas no Natal é um dos maiores objetivos dos varejistas, independente do ramo. Essa é uma das principais datas comerciais do ano, e sempre é possível desenvolver estratégias para aumentar os lucros. 

Pensando nisso, a Agência FG reúne, neste artigo, tendências do mercado e métodos para dar um gás nas vendas do seu e-commerce no Natal de 2021. Confira as dicas a seguir e conte com nosso time altamente qualificado para executar estratégias assertivas de Marketing Digital. 

Aproveite uma das melhores datas comerciais 

O último trimestre do ano é extremamente agitado para os comerciantes. Datas como o Dia das Crianças, Black Friday e Natal movimentam muito as vendas, por isso, merecem atenção especial quanto às estratégias a serem adotadas. 

O Natal, especialmente, é um período muito vantajoso, já que a troca de presentes entre amigos e familiares é tradição bem consolidada. Até porque, existe forma singela de demonstrar carinho, apreciação e respeito por alguém especial?

E, se antes da pandemia muitos já optavam por comprar presentes de Natal pela internet, essa prática popularizou-se ainda mais no último ano. Para se ter uma ideia, no final de 2020, o e-commerce brasileiro apresentou um crescimento de 75% segundo um relatório da Mastercard

Além disso, recentemente, o comércio eletrônico ganhou 13 milhões de novos consumidores apenas no Brasil. 

Quer saber mais sobre o crescimento do e-commerce e a mudança de comportamento de compra dos brasileiros durante a pandemia? Confira este artigo do Blog FG! 

Perspectivas positivas 

Com essa tendência de consumo em alta, o Natal do ano passado foi um verdadeiro sucesso. De acordo com um levantamento da Mastercard SpendingPulse, durante os dias 20 a 26 de dezembro de 2020, as vendas on-line do varejo brasileiro apresentaram um crescimento de 154% quando comparadas ao ano anterior. 

Ainda segundo o relatório, os setores que mais se destacaram durante o período foram drogarias, móveis e eletrônicos. O aumento nas conversões também refletiu no ticket médio, que cresceu 13,4%, resultando em uma média de R$ 462 gastos. 

No total, entre os dias 10 e 24 de dezembro, as lojas digitais arrecadaram R$ 3,76 bilhões. Com isso o faturamento do e-commerce brasileiro em 2020 consolidou-se como o maior nos últimos cinco anos! Os dados são de um levantamento da EbitNielsen.

Felizmente, as previsões para as vendas no Natal de 2021, de acordo com a consultoria, também são animadoras! A expectativa é que o setor encare uma alta de 30%, faturando até R$ 3,38 bilhões em vendas.

Como aumentar vendas no Natal? 

Como você pôde ver, graças ao mercado super aquecido, oportunidades para se destacar não faltam. Contudo, são necessárias estratégias assertivas para que a sua empresa acompanhe as projeções positivas. 

A boa notícia é que, se você não havia traçado nenhum plano específico para intensificar sua receita, ainda dá tempo de virar o jogo! Confira alguns métodos para incluir na companhia e aumentar as vendas no Natal de 2021.

1. Mantenha sua loja atualizada 

Aqui, são dois pontos para levar em consideração. O primeiro é que é interessante manter um layout condizente com a data comemorativa. Dessa forma, é possível aproveitar a criatividade do time de designers em banners temáticos, por exemplo.

Outro ponto relacionado ao tópico é manter sua loja em uma boa plataforma! Até porque, ninguém gosta de comprar em sites que têm bugs e não demonstram segurança o suficiente. 

Isso também impacta na velocidade de carregamento! Caso a plataforma não funcione bem, a experiência dos usuários pode ser prejudicada e a loja toda pode sofrer penalização pelo próprio Google. 

A FG, por exemplo, tem parceria, há anos, com empresas renomadas como a Linx Commerce, VTEX, Nuvemshop e muitas outras. Neste artigo, você pode conferir as 5 principais plataformas para e-commerce

2. Invista em divulgação

Quem não é visto não é lembrado! Essa é uma máxima bem democrática no ambiente digital, até porque, você pode se destacar e até ficar lado a lado com grandes concorrentes. Para isso, no entanto, é preciso ser assertivo em suas estratégias. 

Sendo assim, primeiramente, o ideal é traçar e entender o perfil do seu público-alvo. A partir disso, é possível criar ações de divulgação nos mais variados canais, como: redes sociais, anúncios pagos, e-mail marketing — que, inclusive, tem o maior ROI (Return on Investment) dentre as estratégias de marketing digital — e muito mais. 

O importante é que sua marca esteja no radar do seu consumidor no momento em que ele estiver pronto para comprar os presentes de Natal. 

3. Cuide da logística 

Considerando que seu plano de otimizar as vendas no Natal deu certo, é essencial ter em mente que o trabalho por parte do seu time só está começando. Como a data costuma representar um aumento no volume de pedidos, contar com uma logística eficiente é indispensável! 

Sendo assim, prepare seu sistema para processar a demanda e também o estoque! Estime uma quantidade segura dos produtos com maior saída e também não se esqueça de negociar com transportadoras parceiras. 

Isso ajuda a evitar entregas com atraso, devoluções e muitos outros problemas que levam o cliente a procurar a concorrência.

Quer mais dicas para otimizar a logística da sua loja virtual? Então, confira todas as dicas que a Agência FG separou neste artigo. 

4. Aposte em promoções e cupons

Essa pode parecer uma dica meio batida, porém, sempre será uma boa. Até porque, uma das coisas que mais atrai os clientes nessa época são as ofertas imperdíveis. Para se destacar entre os concorrentes, é possível iniciar a campanha com um pouco de antecedência, quase emendando com o aquecimento trazido pela Black Friday, por exemplo. 

Inclusive, executar um bom serviço de atendimento, venda, entrega e pós-venda na Black Friday é uma excelente forma de fidelizar clientes que podem buscar sua empresa novamente para as compras de Natal também. 

5. Torne o frete atrativo 

Você sabia que o frete grátis é uma das promoções favoritas dos consumidores brasileiros? O dado é da pesquisa WebShoppers 2020, da Ebit|Nielsen. Sendo assim, apostar nessa estratégia para potencializar as vendas no Natal 2021 é uma boa! 

Investir em chamarizes como “frete grátis acima de x reais” pode, inclusive, aumentar o ticket médio. Contudo, lembre-se que é imprescindível preparar-se para evitar prejuízos. 

Uma alternativa para a entrega e questões de frete é a possibilidade de retirada dos produtos na loja física ou em estabelecimentos parceiros, fortalecendo a estratégia omnichannel.

6. Ofereça mais meios de pagamento

Há tempos, cartão de crédito e boleto não são mais as únicas formas de pagamento aceitas no meio digital. Além disso, meios como links de pagamento, carteiras digitais, QR code, pagamento via WhatsApp e pix já fazem parte da rotina dos consumidores. 

Sendo assim, por que não analisar a possibilidade de inclui-los em sua loja virtual? Essa é uma forma de atrair — e fidelizar — usuários pela facilidade, flexibilidade e até descontos que podem ser aplicados em cima de alguns dos meios. 

Conte com o time da Agência FG para vender mais neste Natal 

Viu só que, com um planejamento organizado e metas traçadas, é muito possível aumentar suas vendas no Natal de 2021? Agora, se você quer um time 360.º atuando ao seu lado e oferecendo as melhores soluções para impulsionar seu e-commerce nessa e em muitas outras datas comerciais, conte com a Agência FG

Referência em performance, desenvolvimento e evolução do e-commerce de grandes marcas, como Ellus, Richards, RipCurl, Copafer, contamos com mais de 11 anos de experiência em serviços de alta qualidade com foco no marketing digital da sua loja virtual. 

Por isso, conte com a excelência de nossos colaboradores e escolha a agência ideal para manter sua marca em crescente evolução no mercado. Acesse e conheça todos os serviços!

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