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Blog, Design, E-commerce, Performance | 26/09/2023
A NN/g (Nielsen Norman Group) é líder mundial em pesquisa baseada na experiência do usuário (UX) e, por meio de uma extensa investigação, eles identificaram 5 tipos principais de comportamento do consumidor on-line. Confira!
Os consumidores on-line sabem exatamente o modelo do produto e suas variações. Além disso, estão focados em conseguir o que querem e terminar a tarefa o mais rápido possível. Bem como, não precisam fazer nenhum tipo de pesquisa ou checar informações.
O que pode ajudar esse usuário?
Consumidores de e-commerce passam muito tempo navegando em suas lojas favoritas ou encontrando novas lojas que possam se interessar. Por isso, a motivação geralmente é curiosidade, matar tempo ou dar uma olhada em coisas que talvez comprem no futuro. Afinal, eles se interessam por saber o que está mudando, o que tem de novo.
O que pode ajudar esse usuário?
O objetivo do comportamento do consumidor on-line é juntar conhecimento sobre um produto, como preços, detalhes e avaliações. Mas, o foco equipe por trás da loja é tornar esse pesquisador em um comprador.
O que pode ajudar esse usuário?
O comportamento do consumidor mostra que eles estão interessados em poupar dinheiro e conseguir um bom negócio. Portanto, não medem esforços para economizar: assinam newsletters, esperam por cupons em datas específicas, tudo o que for necessário.
O que pode ajudar esse usuário?
Também podem ser qualquer um dos outros 4 tipos anteriores. Os consumidores podem receber vale-presente ou estão comprando um para alguém. Então, esses compradores estão visitando o site pela primeira vez e não necessariamente esperam voltar uma segunda vez.
O que pode ajudar esse usuário?
Após conhecer os grupos, entendemos como cada tipo de usuário irá se beneficiar de diferentes elementos e gatilhos de UI/UX. Assim, apesar de muitas vezes um mesmo consumidor apresentar mais de um comportamento, é necessário estar preparado para todas essas opções.
Além disso, busque conhecer seus usuários e entender se o segmento é mais focado em algum deles. Mas, pensar nesses tipos – ou desenvolvê-los em personas – durante o design pode com certeza ajudar a aumentar a usabilidade geral de um e-commerce.
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