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Blog | 28/07/2023
Com o avanço da tecnologia e hábitos de consumo on-line, o varejo tradicional enfrenta novos desafios para se manter competitivo e relevante no mercado atual. No entanto, as empresas podem aprimorar suas estratégias, oferecendo aos clientes experiências enriquecedoras e conveniência em ambos os ambientes: físico e digital.
Este é mais um #INSIGHTS VTEX DAY 2023, abordado pela Agência FG. A seguir, você confere algumas ações para você expandir os canais de vendas da sua empresa, e consequentemente, aumentar os lucros.
Ficou interessado? Então, leia até o final para saber como aprimorar sua loja e proporcionar experiências e conveniências aos seus consumidores no digital.
A principal diferença entre ambos está em sua abordagem e forma de interação com os consumidores.
O varejo tradicional funciona no modelo single channel, ou seja, canal único, onde as lojas físicas são o ponto central das transações comerciais. Nesse caso, os clientes podem visitar fisicamente o estabelecimento, com a oportunidade de tocarem, sentirem e experimentarem os produtos antes de realizar a compra. Sendo que essa experiência sensorial e interativa influencia bastante a decisão final de compra do consumidor.
Por outro lado, o varejo on-line acontece em plataformas digitais, geralmente por meio de sites de comércio eletrónico. Aqui, geralmente, os consumidores não têm a oportunidade de ver e tocar fisicamente os produtos antes da compra. Em vez disso, dependem de descrições detalhadas, imagens, vídeos para obter informações sobre o item de interesse.
Além disso, um e-commerce oferece a conveniência de estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso permite que os consumidores façam compras a qualquer hora.
Hoje, é possível integrar esse dois modelos a partir de uma estratégia Omnichannel. Com ela, os clientes podem começar a jornada de compra na internet e terminar na loja física, como no “compre on-line e retire na loja” ou vice e versa. Assim, é possível oferecer uma experiência ininterrupta.
Diferente do tradicional, o varejo Omnichannel é uma estratégia de vendas e atendimento que visa integrar todos os canais de uma empresa, sejam físicos ou digitais. Dessa forma, proporciona uma experiência de compra unificada.
Ainda, neste modelo de negócio, os consumidores têm a liberdade de transitar entre os diferentes canais de vendas, como e-commerce, lojas físicas, aplicativos de celular, redes sociais e até mesmo atendimento por telefone.
O Omnichannel varejo é atualmente importante para quem deseja se manter competitivo no mercado. Isso porque o comportamento e hábitos do consumidor mudaram devido ao avanço tecnológico. Eles estão cada vez mais exigentes e esperam uma experiência de compra fluída, personalizada e acessível de qualquer lugar.
Embora ambos tenham diferenças distintas, os dois os modelos podem coexistir e se complementar para oferecer aos consumidores uma experiência de compra completa. Reunimos algumas dicas abaixo sobre por onde você pode começar.
Para começar unir o físico ao ambiente digital, é essencial criar uma presença online sólida. Isso inclui a criação de um site amigável e responsivo, além de perfis ativos nas principais redes sociais.
As redes sociais permitem que você alcance um público maior e estabeleça um relacionamento mais próximo com os clientes. Para isso, é essencial ter postagens frequentes, anúncios e interações diretas.
Uma ótima maneira de conectar a experiência do varejo tradicional ao ambiente digital é adotar o conceito de compra online e retirar na loja.
Essa estratégia permite que os clientes façam suas compras no e-commerce e, em seguida, retirem os produtos em uma loja física de sua preferência. Além de proporcionar mais comodidade aos consumidores, isso atrai tráfego para as lojas físicas, aumentando a chance de vendas adicionais.
Para proporcionar uma experiência mais rica aos clientes na loja física, é essencial investir em tecnologia. Por exemplo, a implementação de sistemas de autoatendimento, terminais de pagamento móvel e realidade aumentada podem tornar a compra mais interativa e conveniente. Além disso, utilize ferramentas de análise de dados para entender melhor o comportamento dos consumidores e personalizar ofertas e promoções.
Integre os canais de suporte ao cliente, permitindo que os consumidores entrem em contato com sua empresa de várias formas: pessoalmente, por telefone, e-mail, chat online ou redes sociais. A ideia é proporcionar uma experiência consistente em todos os canais, de forma que o ele escolha a opção mais conveniente para ele.
Clube de pontos é uma ótima maneira de incentivar os consumidores a comprarem tanto no ambiente físico quanto no digital. Ofereça recompensas exclusivas, descontos especiais ou brindes para quem participar do programa e realizar compras em ambos os canais. Isso estimula a fidelidade e aumenta o engajamento com a marca.
Aproveite as ferramentas do marketing digital para alcançar e atrair mais clientes. Use o e-mail marketing para enviar promoções e novidades, anuncie nas redes sociais para aumentar o alcance da sua marca e invista em anúncios segmentados para atingir o público certo.
Além disso, utilize técnicas de SEO para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados das pesquisas online.
A personalização é fundamental para criar interações positivas tanto no varejo tradicional quanto no digital. Utilize dados e informações coletadas para entender os interesses e preferências dos clientes, oferecendo produtos e conteúdos relevantes para cada um deles. A personalização pode ser aplicada tanto no site quanto na loja física, tornando a jornada de compra mais agradável e satisfatória.
Como uma agência especialista em VTEX, a FG oferece alta expertise em estratégias Omnichannel para transformar o seu varejo tradicional. Por isso, conte com a experiência do nosso time de profissionais para alavancar o seu negócio. Entre em contato conosco para saber mais!
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