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A NN/g (Nielsen Norman Group) é líder mundial em pesquisa baseada na experiência do usuário (UX) e, por meio de uma extensa investigação, eles identificaram 5 tipos principais de comportamento do consumidor on-line. Confira!
1. Focados no Produto
Os consumidores on-line sabem exatamente o modelo do produto e suas variações. Além disso, estão focados em conseguir o que querem e terminar a tarefa o mais rápido possível. Bem como, não precisam fazer nenhum tipo de pesquisa ou checar informações.
O que pode ajudar esse usuário?
- Uma ferramenta de busca efetiva;
- Um processo de checkout simplificado.
2. Navegadores
Consumidores de e-commerce passam muito tempo navegando em suas lojas favoritas ou encontrando novas lojas que possam se interessar. Por isso, a motivação geralmente é curiosidade, matar tempo ou dar uma olhada em coisas que talvez comprem no futuro. Afinal, eles se interessam por saber o que está mudando, o que tem de novo.

O que pode ajudar esse usuário?
- Maneiras de acessar facilmente produtos novos do site, o que recentemente entrou em promoção ou o que é mais popular no momento (vitrines, banners, pop ups, etc).
3. Pesquisadores
O objetivo do comportamento do consumidor on-line é juntar conhecimento sobre um produto, como preços, detalhes e avaliações. Mas, o foco equipe por trás da loja é tornar esse pesquisador em um comprador.
O que pode ajudar esse usuário?
- Proporcionar um nível de informação e detalhe grande sobre os produtos;
- Imagens em boa qualidade e em diversas posições;
- Ferramentas de comparação entre um produto e outro;
- Passar a imagem de um site confiável.
4. Caçadores de Pechincha
O comportamento do consumidor mostra que eles estão interessados em poupar dinheiro e conseguir um bom negócio. Portanto, não medem esforços para economizar: assinam newsletters, esperam por cupons em datas específicas, tudo o que for necessário.
O que pode ajudar esse usuário?
- Incluir produtos em promoção próximos a produtos com o preço cheio;
- Ter uma sessão exclusiva de descontos;
- Mostrar a quantidade economizada em produtos específicos;
- Aplicar descontos automaticamente ou utilizar um botão para a ação de aplicar desconto;
- Deixar claro o valor que falta para conseguir um desconto ou frete grátis.

5. Consumidores Únicos
Também podem ser qualquer um dos outros 4 tipos anteriores. Os consumidores podem receber vale-presente ou estão comprando um para alguém. Então, esses compradores estão visitando o site pela primeira vez e não necessariamente esperam voltar uma segunda vez.
O que pode ajudar esse usuário?
- Uma navegação clara e que mostre a variedade de produtos;
- Checkout como convidado, sem precisar passar por todo o processo de cadastro.
Conheça o consumidor do seu e-commerce!
Após conhecer os grupos, entendemos como cada tipo de usuário irá se beneficiar de diferentes elementos e gatilhos de UI/UX. Assim, apesar de muitas vezes um mesmo consumidor apresentar mais de um comportamento, é necessário estar preparado para todas essas opções.
Além disso, busque conhecer seus usuários e entender se o segmento é mais focado em algum deles. Mas, pensar nesses tipos – ou desenvolvê-los em personas – durante o design pode com certeza ajudar a aumentar a usabilidade geral de um e-commerce.