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Marketing conversacional é uma excelente estratégia de comunicação para marcas que desejam conquistar espaço no digital. Isso porque ela tem como objetivo construir um diálogo humanizado entre empresas e seus consumidores.
Dessa forma, é possível investir em comunicação personalizada, buscando compreender as necessidades e interesse do público-alvo. Assim, fica muito mais fácil auxiliá-los no processo de decisão de compra e fidelização do lead.
Ficou interessado? Então, continue lendo o artigo completo a seguir e saiba mais detalhes sobre como aplicar marketing conversacional na sua marca!
O que é marketing conversacional?
Também conhecida como marketing de conversa, a estratégia é utilizada com foco em diminuir o ciclo de vendas das empresas, permitindo que elas aprendam mais sobre esses clientes.

Além disso, o método conversacional possibilita a criação de uma experiência de compra mais humana e personalizada a partir de ferramentas inteligentes.
A Drift, empresa referência em marketing conversacional em todo o mundo, cita ainda a comunicação um-para-um e imediata. Dessa forma, é possível fazer com que seus leads engajem com a marca a qualquer momento, sem esperar por um retorno da empresa.
Marketing conversacional e tecnologia
As estratégias de marketing conversacional chatbot oferecem ótimas oportunidades de uso das tecnologias para experiências de usuário no seu e-commerce.
Isso porque você pode apostar em chatbot com inteligência artificial para atender dois ou mais clientes simultânea e ininterruptamente durante 24 horas o ano inteiro.
Ou seja, é muito mais viável do que contratar profissionais disponíveis para responder a todas as dúvidas de pessoas que acessam o seu e-commerce.
Estatísticas do comércio conversacional
Além da praticidade em manter uma comunicação personalizada com os consumidores, o marketing conversacional transforma o desempenho do comércio virtual.
Dados da pesquisa do TI Inside mostram que 66% dos consumidores se sentem mais confiantes para realizar uma compra quando a empresa oferece opção de conversa via apps de mensagens.

Para completar, de acordo com o Accenture, dos 160 milhões de usuários do WhatsApp no Brasil, 83% dos perfis utilizam o aplicativo para compras on-line.
E, não acaba por aí! A pesquisa do State of Conversational Marketing identificou que, em 2020, 24,9% dos consumidores mundiais usaram chatbots para se comunicarem com empresas. Em 2019, esse número era representado por 13% dos clientes.
Como montar uma estratégia de marketing conversacional?
A base das estratégias conversacionais está no diálogo com seus leads. Mas, sem investir nos elementos certos, os processos de marketing não geram resultados satisfatórios.
Pensando nisso, reunimos o top 3 de ações do marketing conversacional. Confira!
1. Faça uma boa estratégia
É essencial estruturar uma boa estratégia de marketing digital para gerar experiência e engajamento ao site. Dessa forma, é possível oferecer diferentes canais de comunicação e interação rápida, facilitando o início do diálogo com os leads.
2. Escolha a plataforma de contato
Após definir as estratégias de marketing, é hora de buscar uma plataforma de contato inteligente. Dessa forma, dê preferência para canais que oferecerão suporte a diferente meios de mensagem digital.
3. Analise os dados
Por fim, lembre-se de reunir e analisar os dados a partir de métricas fornecidas pelo chatbot. Dessa forma, será possível diagnosticar oportunidades para evoluir com o contato inteligente e, assim, entregar uma melhor experiência ao usuário.
Principais benefícios do marketing conversacional!
Com a expansão do varejo on-line e diferentes oportunidades do ambiente digital, você pode apostar na estratégia conversacional em diferentes canais de uso.

Os meios de comunicação de conversa mais efetivos do mercado on-line são:
- Redes sociais;
- Call Centers;
- E-commerce;
- Blog;
- Aplicativos de mensagens instantâneas;
Mas, os benefícios do marketing conversacional não acabam por aí! Afinal, é possível criar diálogos e conversas engajadoras com leads, gerando as seguintes vantagens:
I. Autoridade de marca
Ao oferecer respostas certas e conhecimento sobre seus produtos e serviços, será mais fácil complementar a decisão de compra do consumidor. Dessa forma, sua empresa fortalece a reputação e autoridade no assunto.
O benefício, inclusive, oferece mais espaço no mercado e possibilita a criação de interações humanizadas, diminuição no processo de compra e aumento do banco de dados sobre o comportamento do público-alvo.
II. Geração e nutrição de leads
Sem dúvida, a maior vantagem da estratégia de marketing de conversa é a geração de leads, nutrindo-os com diálogos personalizados.
III. Gestão de relacionamento com o cliente
O marketing conversacional por meio de chatbots possibilita a criação de registros de relacionamento, auxiliando na solução de dúvidas dos clientes. Assim, é útil para negócios B2B (Business to Business), que prezam por manter contatos comerciais de longo prazo.
IV. Interações personalizadas
A estratégia possibilita diálogos em tempo real com os clientes, permitindo a personalização da conversa com dados históricos. Gerando, assim, a expansão das interações sem perder a qualidade de conexão com os clientes atendidos.
V. Aumento nas taxas de conversão
Os canais de conversação ajudam a solucionar dúvidas que podem travar a continuidade da compra. Assim, você terá mais oportunidades para compreender e solucionar as questões que impedem seus consumidores de finalizarem a transação.
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