Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG

Blog

Compartilhe:

Blog, Redes Sociais, SEO | 24/07/2023

Entenda o que é Storytelling marketing e como ele pode auxiliar no fortalecimento da sua marca no digital

A internet está em constante evolução, e as estratégias para fortalecer as marcas no ambiente digital também precisam acompanhar essa mudança. Uma das abordagens mais poderosas e eficazes nesse sentido é o Storytelling Marketing, uma técnica de branding que apresenta a empresa e cria identificação por meio da contagem de histórias inspiradoras. 

Por isso, neste artigo, exploraremos a importância do storytelling para o fortalecimento de marcas e como essa técnica pode ajudar a criar conexões emocionais duradouras com o público-alvo. Este é mais um #INSIGHTS VTEX DAY 2023, abordado pela Agência FG.

Ficou interessado? Continue a leitura para saber como a estratégia pode impulsionar o seu negócio. Confira!

O que é storytelling marketing?

Não sabe o que significa storytelling? Um termo em inglês traduzido literalmente como “contar histórias”. Em resumo, no marketing, refere-se ao uso estratégico de histórias para comunicar o posicionamento de um negócio de forma autêntica e envolvente.

Portanto, em vez de abordagens comerciais diretas e impessoais, o storytelling visa criar uma conexão emocional com o público, aproximando-o da essência da marca.

Os seres humanos têm naturalmente atração por narrativas e histórias, assim, o conceito baseia-se nessa ideia. Desde os tempos primitivos, as pessoas têm compartilhado experiências, lendas e mitos para transmitir valores, conhecimentos e emoções. 

No marketing, a técnica aplica-se para contar a história por trás do negócio! Dessa forma, mostra aos consumidores quem a empresa é, quais são seus valores, como ela surgiu e quais são suas aspirações.

imagem de uma tela de celular com post-it escrito storytelling marketing

Qual a importância do storytelling?

A técnica é uma forte aliada no fortalecimento de marca no digital. Isso porque permite que ela se destaque em um mercado competitivo, crie conexões emocionais com o público e, consequentemente, aumente a receita, por meio de vendas full price. 

Afinal, ao contar a história da sua marca, você leva o público a uma jornada, despertando o interesse e criando identificação com os consumidores. Além disso, elas encantam com mais facilidade e são uma excelente forma de acionar o lado emocional das pessoas, fazendo com que elas se conectem mais com a marca e não somente com o produto. 

Como funciona o Storytelling?

Há quatro pilares que sustentam o conceito do Storytelling marketing digital e precisam estar sempre conectados para uma estratégia eficiente. São eles:

1. Mensagem;

2. Ambiente;

3. Personagem;

4. Conflito.

De modo geral, a mensagem é dividida em duas partes: a informação que será transmitida (story) e como ela será apresentada (telling). 

O storytelling marketing bem-sucedido concilia as duas partes, trabalhando também com outros elementos. O ambiente bem descrito facilita o envolvimento do público na jornada. Já o personagem é quem passa por uma transformação ao longo da história, essencial para transmitir a mensagem. 

No entanto, para essa transformação ocorrer, o personagem precisa enfrentar um conflito desafiador, que motive sua jornada. Esse objetivo não pode ser simples e facilmente superado, pois isso não gera interesse nem identificação com o público. 

Assim, deve ser elaborado e exigir a mudança do personagem para ser superado de forma satisfatória. Sendo a combinação harmoniosa desses elementos é o que torna o storytelling impactante e memorável.

imagem que fala sobre o storytelling marketing

Como Incorporar Storytelling marketing no conteúdos? 

Ao incorporar o storytelling no marketing de conteúdo, as marcas podem transformar mensagens comuns em narrativas envolventes e significativas. Confira abaixo algumas dicas de como incluir a técnica na estratégia:

1. Conheça seu público-alvo

Antes de começar a contar histórias, é fundamental entender com quem falará. Por isso, busque compreender as necessidades, desejos, valores e aspirações do seu público para criar histórias que sejam relevantes e cativantes para eles. 

2. Identifique a mensagem central

Defina a mensagem que sua marca quer transmitir por meio da história. Lembre-se que a comunicação precisa estar alinhada com os objetivos e valores da sua empresa, e tenham valor para a audiência.

3. Crie personagens cativantes

Desenvolva personagens autênticos e interessantes para as histórias que deseja contar. Eles devem ser relevantes e capazes de despertar emoções, como empatia, conexão e identificação. Introduza um conflito ou desafio a ser superado, criando uma jornada emocionante e instigante. 

4. Utilize uma estrutura narrativa

Use elementos clássicos da narrativa, como introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho, para guiar a história de forma envolvente. Além disso,  conte histórias autênticas, assim, você cria confiança e credibilidade.

5. Explore a emoção

Storytelling marketing é sobre despertar emoções no público. Por isso, use descrições vívidas, diálogos originais e situações emocionantes para criar conexão real com a audiência. 

6. Incorpore diferentes formatos

Explore formatos variados para contar histórias inspiradoras como: vídeos, infográficos, podcast ou até mesmo uma série de posts em redes sociais.

7. Integre a marca á história

Certifique-se de que a história contada esteja alinhada à identidade da marca e aos seus valores. Afinal, ela deve reforçar a mensagem da empresa e não apenas uma narrativa isolada.

Invista em Storytelling marketing com a FG!

Conte com agência de Storytelling, como a FG, e incorpore todo o poder das narrativas em suas estratégias de comunicação. Com uma equipe dedicada de profissionais de marketing, redatores e designers, oferecemos soluções criativas e eficazes para contar histórias que conectam e emocionam, ajudando sua empresa a chegar mais longe. 

Estamos há mais de 13 anos acumulando expertises para auxiliar marcas em diferentes segmentos do mercado. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-commerce, performance e marketing digital.

    X

    Agência FG

      >