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Blog, E-commerce, Performance | 18/08/2023

Entenda como Retail Media e Data Clean Room pode contribuir com o varejo!

O marketing e o varejo estão em constante evolução e duas tendências que ganhou destaque são o Retail Média e Data Clean Rooms. Isso, pois elas vêm revolucionando a maneira como as marcas se conectam com os consumidores e gerenciam dados.  

Afinal, alcançar o consumidor, atrair a sua atenção e interesse, bem como cuidar corretamente das informações dessas pessoas, é essencial para aumentar as vendas. Ainda mais em um ambiente digital altamente competitivo, onde os consumidores estão expostos a diversos anúncios e compartilham dados o tempo todo.

É nesse cenário que ambos conceitos se baseiam. Por isso, neste artigo, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

O que é Retail Media?

O termo refere-se a uma estratégia de marketing digital que permite às marcas exibirem anúncios em outras plataformas de varejo on-line, como marketplaces e até mesmo unidades físicas. 

A ideia central por trás do Media Retail se baseia em vincular anúncios para atingir os consumidores no momento certo, aumentando a visibilidade de produtos ou serviços e influenciando a tomada de decisão.  

Assim, a principal diferença entre o Retail Media e Ads convencional está no fato que os dados para segmentar as ofertas são disponibilizados pelo varejista e não por plataformas de publicidade, como o Google.

Ou seja, os dados coletados nesse sistema são de pessoas já cadastradas na plataforma de vendas escolhida, e consentiram com o compartilhamento e uso das informações. 

É aí que surge o conceito de Data Clean Room, que permite dois ou mais participantes compartilharem dados de maneira segura e garante a restrição rigorosa de acesso aos dados. Falaremos mais sobre ele abaixo.

Retail Média e  Data Clean Rooms em aplicação, moça comprando on-line

Como são exibidos os anúncios?

Os anunciantes pagam uma determinada quantia para exibirem os produtos na plataforma do varejista. Os anúncios podem aparecer em forma de display ou juntos aos resultados de pesquisa. 

A partir daí, o varejista escolhido usa o seu banco de dados para realizar a segmentação, e assim, os direciona os anúncios para um público-alvo específico. Com isso, há mais chances dos produtos se converterem em vendas.

Por outro lado, a marca também pode personalizar os anúncios, e direcioná-los conforme cada consumidor, melhorando a experiência de compra.

Como o Data Clean Room funciona?

Enquanto o Retail Media se concentra em alcançar os consumidores, os Data Clean Rooms tratam de uma questão crítica que surgiu com o aumento das preocupações com a privacidade dos dados. 

Conforme as regulamentações se tornam mais rigorosas, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais exige novas e seguras maneiras de como compartilhamos as informações dos usuários.

Dessa forma, os Data Clean Rooms são ambientes seguros e controlados onde as empresas podem compartilhar dados sem expor informações sensíveis ou pessoais. Assim, a partir dele, é possível unir seus dados, realizar análises conjuntas e extrair informações valiosas, mantendo sempre a privacidade dos consumidores. 

Retail média e o Data Clean Rooms | mulher comprando on-line

Quais são as vantagens do Retail Media e Data Clean Room?

Como dito, o Retail Media emergiu como uma estratégia dinâmica que permite às marcas entrar em contato com os consumidores no momento em que já estão realizando suas compras. 

De modo que seja possível atrair a atenção desse usuário e estimulá-lo a adquirir os produtos relacionados na mesma jornada de compra, impulsionando a taxa de conversão. 

Unindo esta técnica ao AWS Data Clean Rooms, as marcas ganham acesso a insights e dados valiosos oferecidos pelos varejistas, como preferências e hábitos de compra. Sendo assim, esses dados fornecem a base para campanhas altamente personalizadas, aumentando a eficácia das estratégias. 

Portanto, os anunciantes têm à disposição uma ferramenta de marketing que permite alcançar o público-alvo sem a necessidade de investir recursos para a coleta e análise dos dados. Podendo assim, aproveitar e usar os dados da plataforma de varejo, economizando tempo e esforço. 

Uma vantagem adicional do Retail Media e Data Clean Room é sua adesão à legislação de proteção de dados, como a LGPD. Como os dados são fornecidos pelo varejista e coletados com o consentimento dos usuários, as marcas podem acessá-los legalmente, minimizando os riscos de conformidade.

Como implementar essa estratégia?

Implementar a estratégia de Retail Media e Data Clean Rooms requer alguns cuidados específicos durante sua execução a fim de atingir as metas e objetivos propostos. Por isso, veja abaixo como executar a técnica: 

1. Definição de objetivos claros:

Comece definindo os objetivos específicos da estratégia. Seja para aumentar as vendas, melhorar o reconhecimento da marca ou obter insights mais profundos sobre o comportamento do consumidor, ter metas claras em mente fará toda a diferença nos resultados obtidos com a estratégia.

2. Identificação de parceiros e plataformas:

Escolha os varejistas e plataformas de e-commerce relevantes que estejam alinhadas aos objetivos. Invista em uma com a base de consumidores que a marca deseja alcançar e possa oferecer oportunidades de integração de Retail Media. 

3. Coleta e integração de dados:

Integre os dados relevantes obtidos por meio do varejista aos já coletados pela marca, como frequência e histórico de compra.  Assim, é possível realizar análises mais aprofundadas.

4. Criação de campanhas relevantes:

Usando os dados coletados, crie campanhas de mídia de varejo direcionadas e personalizadas. Certifique-se de que o conteúdo do anúncio seja relevante para o público-alvo e esteja dentro da jornada de compra do consumidor.

5. Implementação de Data Clean Rooms:

Se planeja colaborar com outras marcas, estabeleça acordos para compartilhar dados em um ambiente seguros como o Data Clean Rooms. Assim, sua empresa garante que as regulamentações de proteção de dados sejam seguidas e evitar problemas legais.

6. Monitoramento e otimização:

Acompanhe de perto o desempenho dos anúncios de Retail Media. Analise as métricas-chave, como taxa de conversão, ROI e engajamento do cliente. Com base nos dados, faça ajustes e otimizações para melhorar os resultados.

7.  Privacidade e ética:

Certifique-se de que todas as práticas estão conforme a LGPD. Afinal, é fundamental respeitar a privacidade dos consumidores para construir confiança e relacionamento duradouros, bem como, evitar problemas judiciais.

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