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Blog | 20/10/2023

Todo mundo adora um quiz on-line!

Seja para saber que tipo de macarrão você é ou qual signo mais combina com o seu, a verdade é que a maioria das pessoas sente apelo por descobrir um pouco mais sobre si mesma por meio do quiz on-line. Levando isso em conta, essa é uma ferramenta que também pode ser usada a favor dos produtos de uma marca e sua relação com o cliente.

Afinal, esse instrumento pode se adaptar aos mais diversos segmentos de lojas virtuais. Desse modo, alguns exemplos são sites de saúde e beleza como a Sallve, onde você recebe recomendações de produtos para skincare baseadas em seu tipo de pele.

Além disso, estão relacionados a produtos para cabelos baseados no tipo fio e seus objetivos de cuidado, como vemos em B.O.B (Bars Over Bottles). E até mesmo indicações do colchão ideal no e-commerce da IKEA, tudo pautado em seus hábitos de sono.

Conheça o case de quizz da FG!

Aproveitando a oportunidade de implementar a ideia em um de nossos clientes, tempos atrás criamos um quiz exclusivo para Medbox! Afinal, juntamente com a marca, nosso objetivo foi ajudar o usuário a entender, baseado em seus objetivos e hábitos, qual o conjunto de vitaminas mais indicado para atender suas necessidades nutricionais.

Benefícios

  • Proporcionar mais segurança para o usuário que vai realizar sua primeira compra na loja;

  • Dar recomendações personalizadas;

  • Criar chances mais altas de satisfação com o produto e, possivelmente, uma fidelização do usuário;

  • Permitir que a marca tenha informações sobre preferências e hábitos dos usuários para refinar cada vez mais as sugestões e conteúdos da loja.

Desafios do time de UI/UX

Com essas informações, o time de UI/UX teve o desafio de tornar esse quiz uma experiência dinâmica e prazerosa para o usuário, tudo isso através de alguns mecanismos:

  • Abertura com breve explicação sobre o objetivo do quiz e uma estimativa de tempo (importante para alinhar as expectativas do usuário e dar a ele a chance de decidir investir seu tempo ali ou não);

  • “Porquê perguntamos?”. Explicação do porquê algumas informações serão importantes para o quiz (servindo para dar confiança ao usuário de que seus dados não serão compartilhados e que cada pergunta tem um objetivo sério para a jornada);

  • Barra de progresso (para o usuário entender em que etapa da jornada está e ter a possibilidade de voltar nas perguntas já respondidas);

  • Diversificação de cores e elementos em cada pergunta (adição de elementos interativos que tornam mais dinâmica a tarefa, criando a sensação de diferença e aumento de atenção entre uma pergunta e outra);

  • Antecipação de possíveis dúvidas que o usuário pode ter respondendo uma pergunta (aqui deixar o exemplo da pergunta sobre restrições e hábitos alimentares);

  • Facilidade de inclusão dos produtos recomendados no carrinho ao final do quiz (lorem, conversão, etc).

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