Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG

Blog

Compartilhe:

Blog, E-commerce | 26/12/2023

Descubra quais foram os produtos mais vendidos na Black Friday 2023!

Quer saber quais foram os produtos mais vendidos na Black Friday de 2023? Está no lugar certo! Bastante aguardada tanto pelos consumidores quanto pelos varejistas, a data é uma excelente oportunidade para aumentar o faturamento, visto que ela movimenta bilhões por ano.

Não é à toa, que lojistas investem em estratégias agressivas e antecedem promoções para alavancar as vendas de produtos Black Friday no e-commerce e lojas físicas.

Anualmente, a Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro e, neste ano, trouxe resultados positivos e insights valiosos para pequenos e médios negócios, sobretudo em marcas com e-commerce e investimento em marketplaces.

E, é sobre isso, que falaremos neste artigo. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto com a Agência FG!

Como foram as vendas da Black Friday 2023?

Estudos citados pelo Portal InfoMoney, mostram que de 0h da quinta-feira, 23, até às 23h59 do domingo, 26, foram realizados 8,2 milhões de pedidos on-line, com uma queda de 16,3% em comparação ao mesmo período de 2022.

Ainda, a plataforma Hora a Hora, da Confi.Neotrust, em parceria com a ClearSale, mostram que, apesar do ticket médio ter crescido 2,1% em relação a 2022, para R$ 639,47, o faturamento total do comércio eletrônico nacional foi 14,6% menor, caindo para R$ 5,2 bilhões.

Segundo o levantamento Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), o faturamento da Black Friday Brasil apenas na sexta-feira (24), ficou 0,8% abaixo da data em 2019, ano anterior à pandemia de Covid-19.
Porém, com o acréscimo da inflação, registrado em 28,35% durante o período, conforme dados do IBGE, a queda real do faturamento é de quase 30%.

Contudo, ainda segundo o ICVA, entre 1º e 23 de novembro deste ano, em comparação com o ano passado, as vendas no e-commerce cresceram 9,4%, mesmo o varejo físico apresentando retração de 0,6%.

Quais foram os produtos mais vendidos da Black Friday?

Na Black Friday, todos os produtos ou serviços podem oferecer bons descontos, por isso, engana-se quem pensa que somente celulares e eletrodomésticos valem a pena.

Por exemplo, em 2023, as categorias que mais se destacaram em vendas e faturamentos incluem:

  • Moda com faturamento de R$ 34 milhões;
  • Saúde e Beleza com R$ 6 milhões;
  • Casa & Jardim em R$ 3,6 milhões.

Em seguida, aparecem:

  • Móveis, Eletro & Depto com alta de 10,5%;
  • Óticas & Joalherias em + 9,7%;
  • Turismo & Transporte com acréscimo de 9,6%.

E, entre os principais segmentos movimentados pela Black Friday 2023, o setor de Livrarias e Papelarias foi o que apresentou a maior retração, com queda de 1,8% nas vendas.

Black Friday deste ano x do ano passado

No dia da Black Friday de 2022, as vendas no e-commerce brasileiro atingiram 2,2 milhões. Por outro lado, o total de pedidos teve queda de 4,4%. E, em 2023, até meio-dia de sábado, o faturamento recuou 14% e o número dos pedidos, 13,7%, segundo a Neotrust, na comparação com o mesmo período de 2022.

Isso, pois muitos varejistas encararam a Black Friday 2023 com foco na rentabilidade da operação. Desse modo, o pico de vendas da data aconteceu à meia-noite do dia 24, quando houve 20% mais de vendas em relação ao período homólogo.

Ademais, o termo Black Thursday ganhou destaque. Afinal, o esquenta Black Friday movimentou mais de 75 milhões de reais para pequenas e médias empresas.

Também, um levantamento da NielsenIQ Ebit, líder de informações e insights sobre o comércio eletrônico no Brasil, mostra que as vendas registram queda de 16,7% no acumulado de 00 horas até o meio-dia da sexta-feira quando comparado com igual período de 2022.

A Black das pequenas e médias empresas!

Um levantamento realizado pela plataforma Nuvemshop, apontou que as pequenas e médias empresas movimentaram 77 milhões de reais durante a Black Friday 2023, considerando as vendas de e-commerce de terça até sexta às 12h.

O número indica um crescimento de 26% em comparação a 2022. E, até às 17h do dia 24/11, foram vendidos 1,1 milhão de produtos no período, com um ticket médio de R$ 265.

Como o consumidor pagou as compras na Black Friday?

Um artigo da Revista Exame apontou que, durante a Black Friday, os meios de pagamento em destaque foram o cartão de crédito com 59%, visto que permite o parcelamento da compra e, por consequência, maior ticket médio.

O Pix, não ficou de fora e conquistou o segundo lugar entre os favoritos dos consumidores, com 31%. Além disso, outros sistemas de pagamento se destacaram, como cashback e o E-wallet.

Conte com a expertise da FG e impulsione suas vendas!

Agora que já conferiu os resultados da Black Friday 2023, conte com o time de especialistas em performance da FG para ajudar você a levar a marca mais longe.

Contamos com mais de 14 anos de experiência no setor de marketing de performance para e-commerce de diferentes setores. Entre em contato conosco para saber mais!

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-commerce, performance e marketing digital.

    X

    Agência FG

      >