Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG
Blog, E-commerce | 12/12/2022
Quer saber quais foram os produtos mais vendidos na Black Friday? Está no lugar certo! Bastante aguardada tanto pelos consumidores quanto pelos varejistas, a data é uma excelente oportunidade para aumentar o faturamento, visto que ela movimenta bilhões por ano.
Não é à toa, que lojistas, investem em estratégias agressivas e antecedem promoções para alavancar as vendas no e-commerce e lojas físicas.
Anualmente, a Black acontece na última sexta-feira de novembro e, neste ano, apesar de não apresentar o resultado esperado, surpreendeu com excelentes números. E é sobre isso, que falaremos neste artigo. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Apesar das promessas, e expectativas, de que com a Copa do Mundo rolando as vendas decolariam, o esquenta da Black Friday começou tímido, apresentando uma queda de 30% em comparação a 2021. A estreia da seleção brasileira na competição, que coincidiu com a antecipação das liquidações, é apontado como um dos principais motivos para tal feito.
Contudo, segundo o levantamento realizado pela Neotrust em parceria com a ClearSales. O sábado posterior, teve uma boa recuperação, com os consumidores, realmente aproveitando os descontos, o que permitiu o alcance de R$ 1,2 bilhões em transações on-line.
Ainda de acordo com a pesquisa, a Black Friday 2022 registrou faturamento total de R$ 6,1 milhões, uma discrepância de 23% em relação ao mesmo período no ano passado. No entanto, apesar do bom resultado, o levantamento aponta que esse foi o pior retorno desde que a data entrou para o calendário nacional.
Em relação ao ticket médio, os números foram semelhantes ao dia da Black Friday anterior, sendo o valor de R$ 571,15. Por outro lado, enquanto as vendas atingiram 2,2 milhões, o total de pedidos teve queda de 4,4%.
O índice de produtos vendidos também ficou abaixo do alcançado em 2021, mas precisamente 1,4%, um total de 5,8 milhões de itens comercializados. No entanto, 2022 superou a quantidade de artigos por compras, sendo 2,6 por pedido, um aumento de 3,1% em relação ao período anterior.
Os meios de pagamento ficaram dentro do esperado, segundo o relatório. Entre eles: o cartão de crédito continuou com o destaque com 55,9%, visto que permite o parcelamento da compra e, por consequência, maior ticket médio.
O Pix, não ficou de fora e conquistou o segundo lugar entre os favoritos dos consumidores, com 16,2%. Outros sistemas de pagamento também se destacam, como boleto bancário, cashback e o E-wallet.
Na Black Friday, todos os produtos ou serviços podem oferecer bons descontos, por isso, engana-se quem pensa que somente celulares e eletrodomésticos valem a pena. Por exemplo, em 2022, outras categorias destacaram-se em vendas e faturamentos.
Os segmentos que mais faturaram foram:
Dentre as categorias que ressaltaram-se em vendas, estão:
Agora que já conferiu os resultados da Black Friday, confie na FG para ajudar você a levar a marca mais longe. Contamos com mais de 12 anos de experiência no setor de marketing de performance para e-commerce de diferentes setores. Entre em contato conosco!
X