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Blog | 01/09/2024

📬 012 UX News – O que Ă© AnĂĄlise HeurĂ­stica

AnĂĄlise HeurĂ­stica

Hå algum tempo o time de UI/UX tem desenvolvido relatórios de anålises heurísticas para novos e antigos clientes da FG que possuem contrato de evolução em seus sites. O material elenca possíveis pontos de fricção na interface e navegação, além de sugestÔes de atualização com base em concorrentes.

Mas, afinal, o que Ă© anĂĄlise heurĂ­stica e qual a importĂąncia dessa ferramenta para os e-commerces?‹‹

HEURÍSTICA? EURECA!

A palavra heurística pode assustar, mas, quem diria, ela tem a mesma raiz etimológica da palavra eureca, uma interjeição utilizada quando alguém descobre a solução de um problema muito difícil!

As heurísticas voltadas a usabilidade funcionam também como um caminho progressivo de investigação e resolução de problemas com base em regras estabelecidas, isto é, um conjunto de boas pråticas para nortear a avaliação de interfaces.

É nos anos 90 que os cientistas da computação Jakob Nielsen e Rolf Molich definem as 10 heurĂ­sticas de Nielsen, diretrizes de design que mesmo apĂłs 30 anos continuam sendo uma ferramenta atual para analisar produtos digitais com foco no comportamento humano, isso Ă©, centrada nas pessoas usuĂĄrias.

AS HEURÍSTICAS DE NIELSEN

Durante um processo ativo de inspeção, o especialista em usabilidade avalia a interface com base nas 10 regras a seguir:

  1. Visibilidade do status do sistema

A interface deve mostrar ao usuĂĄrio o que estĂĄ acontecendo.

Exemplo: Quando assistimos um vĂ­deo e podemos acompanhar o andamento do conteĂșdo: quanto falta, o que jĂĄ assisti e em qual minutagem estamos.

  1. Compatibilidade entre o virtual e o mundo real

A linguagem, os Ă­cones, imagens da interface devem estar conectados com o entendimento dos usuĂĄrios.

Exemplo: Em qual Ă­cone vocĂȘ pensa quando falamos na ação de pesquisar, buscar algo online? Pensou na lupa, nĂ©?

  1. Controle e liberdade dos usuĂĄrios

O usuårio deve ter liberdade para desfazer açÔes e corrigir seus próprios erros.

Exemplo: O que vocĂȘ faz quando estĂĄ preenchendo uma tabela e erra uma informação? Sim, estamos falando do tĂŁo querido CRTL+Z!

  1. ConsistĂȘncia e padronização

A interface deve apresentar consistĂȘncia visual e de comportamento.

Exemplo: Imagine se a cada pågina de um site os botÔes parecessem e se comportassem de maneira diferente?

  1. Prevenção de erros

A interface deve antecipar os erros do usuårio, prevenindo-o e dando suporte para a resolução destes caso ocorram.

Exemplo: Jå enviou um e-mail que mencionava anexo, sem o anexo? O Gmail agora nos avise, para que esse erro não aconteça!

  1. Reconhecimento em vez de memorização

A interface deve apoiar o usuårio com informaçÔes, não exigindo dele a memorização dos elementos.

Exemplo: Quando vocĂȘ vai buscar algo que nĂŁo sabe muito bem como se escreve…e a ferramenta de busca te ajuda, mostrando a ortografia correta!

  1. Flexibilidade e eficiĂȘncia de uso

A interface deve ser compreensĂ­vel e eficiente para todos os  usuĂĄrios: dos mais iniciantes aos mais experientes.

Exemplo: Quando utilizamos atalhos no teclado para acelerar nossas açÔes ou mesmo quando navegamos por um produto novo e contamos com a ajuda de instruçÔes e dicas no primeiro acesso.

  1. Estética e design minimalista

Menos Ă© mais! Uma regra que se aplica ao visual e ao conteĂșdo de uma interface.

Exemplo: JĂĄ acessou uma interface poluĂ­da? Com muitos botĂ”es e açÔes numa mesma tela, competindo por atenção? É sobre evitar esse padrĂŁo que a oitava heurĂ­stica fala!

  1. Reconhecimento fĂĄcil dos erros

As mensagens de erro devem ser expressas numa linguagem simples e acessĂ­vel, indicando aonde estĂĄ o problema e como resolvĂȘ-lo.

Exemplo: Alguma vez vocĂȘ preencheu um formulĂĄrio e nĂŁo conseguiu prosseguir no cadastro por que um dos campos estava incorreto, mas vocĂȘ nĂŁo sabia qual? Eis a importĂąncia de sinalizar ao usuĂĄrio onde estĂĄ o erro e como soluciona-lo.

  1. Ajuda e documentação

O ideal é que a interface seja utilizada sem ajuda, mas caso o usuårio necessite de apoio, encontre toda a documentação necessåria para navegar no site ou produto.

Exemplo: Sites e aplicativos dispÔe de pågina de Perguntas Frequentes (FAQ) ou mesmo tutoriais de como efetuar uma tarefa.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA ANÁLISE HEURÍSTICA PARA E-COMMERCES?

  • Identificação de problemas de usabilidade: mapeia fluxos e jornadas que podem estar comprometidas, confusas ou serem muito extensas;
  • Prevenção de erros e suporte: corrige possĂ­veis pontos de frustração durante a jornada de compra, garante que o usuĂĄrio tenha o necessĂĄrio para realizar uma ação;
  • Atualização constante: mantĂ©m os sites atualizados, seguindo as boas prĂĄticas de design e novas tendĂȘncias de mercado;
  • Coleta rĂĄpida de informaçÔes: oferece insights de forma ĂĄgil e econĂŽmica se comparado a outras avaliaçÔes de usabilidade.

Após percorrer esse processo de investigação com base nas heurísticas, mapear e documentar as violaçÔes das regras, o especialista em usabilidade aponta o grau de criticidade dos elementos encontrados, elencando o que é prioridade nos ajustes.

Abrindo caminho para um ciclo de melhorias contínuas, a anålise heurística apresenta-se como fundamental para garantir que os produtos digitais permaneçam atualizados, funcionais e relevantes.

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