Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG

Blog

Compartilhe:

Entenda o que é e como funciona a prateleira infinita!

Prateleira infinita refere-se a técnica de oferecer ao cliente a possibilidade de comprar produtos em um canal, mesmo que eles não estejam disponíveis no estoque. Ou seja, é possível acessar o catálogo compartilhado por todos os estoques e lojas físicas da marca.

Então, a estratégia prateleira infinita permite aos varejistas oferecerem uma ampla variedade de produtos aos consumidores. Portanto, aumentam suas chances de venda e proporcionam experiências de compra mais abrangentes no nicho de atuação.

Quer saber mais detalhes sobre o porquê de implementar uma prateleira infinita na sua loja? A FG preparou um artigo completo sobre o tema, continue lendo e confira!

O que é prateleira infinita?

A prateleira infinita, ou vitrine infinita no e-commerce, é uma estratégia que permite aos varejistas apresentar ampla variedade de produtos aos clientes, sem precisar ter fisicamente todos os itens em estoque. Isso é possível graças ao modelo de dropshipping, o qual repassa os pedidos aos fornecedores, que enviam diretamente aos clientes.

Desse modo, não é preciso manter ações de armazenamento ou gerenciamento de estoque físico. Além disso, possibilita o ajuste do catálogo com facilidade, adicionando ou removendo produtos conforme a demanda e as tendências do mercado.

Prateleira infinita | O que é prateleira infinita? | Blog Agência FG

Assim, o estoque infinito também apresenta benefícios para os fornecedores e fabricantes, pois lhes permite alcançar um mercado maior, sem a necessidade de investir em sua própria infraestrutura de venda on-line. Então, tendem a concentrar-se na produção e envio , enquanto os varejistas cuidam do marketing e da venda.

Como funciona a estratégia de vitrine infinita no E-commerce?

A prateleira infinita funciona por meio de uma combinação de tecnologia, logística e modelos de negócios específicos, como o dropshipping. Ou seja, um modelo de negócio que oferece maior facilidade na logística. Isso, pois com o sistema sua marca atuará de forma intermediária entre o consumidor e o fornecedor.

Então, a seguir, separamos alguns detalhes de como funciona a prateleira infinita no E-commerce. Veja só!

1. Catálogo virtual extenso

A implementação das prateleiras infinitas geralmente se faz com telas interativas ou painéis digitais. Portanto, lojas on-line que adotam a estratégia possuem um catálogo virtual extenso, com ampla variedade de produtos. Assim, esse portfólio de mercadorias pode incluir diversos itens de diferentes fornecedores e fabricantes.

2. Integração com fornecedores

Os varejistas estabelecem parcerias com fornecedores ou fabricantes que oferecem os produtos disponíveis para venda. De modo, que envolve a integração dos sistemas de varejo com o do fornecedor para facilitar a comunicação e troca de informações.

3. Exibição e disponibilidade de produtos

Os produtos são exibidos no site da loja on-line, juntamente com informações correspondentes, como transmissão, imagens, preços e disponibilidade. Então, os clientes devem navegar pelo catálogo e selecionar os produtos que desejam comprar.

4. Processo de pedido

Quando um cliente realiza um pedido, sua empresa recebe as informações e detalhes deste pedido. Em seguida, ela é responsável por repassar esses dados ao fornecedor ou fabricante correspondente, juntamente com o pagamento pelo produto.

5. Envio direto do fornecedor

Após receber o pedido e o pagamento, o fornecedor ou fabricante deve embalar e enviar diretamente o produto para o cliente. Isso, pois a ação elimina a necessidade de o varejista manter um estoque físico dos produtos.

6. Acompanhamento e suporte ao cliente

Durante o processo de envio, o varejista geralmente fornece informações de rastreamento para o cliente poder acompanhar o status da entrega. Além disso, assume a responsabilidade pelo suporte ao cliente, respondendo a perguntas, solucionando problemas e garantindo sua satisfação.

7. Atualização do estoque

À medida que os produtos são vendidos, é preciso atualizar regularmente seu catálogo e disponibilidade de estoque com base nas informações dos fornecedores. Isso ajuda a evitar a venda de itens que estão fora de estoque ou não estão mais disponíveis.

Quais são os benefícios da prateleira infinita no varejo?

A prateleira infinita no varejo oferece uma série de benefícios tanto para os varejistas quanto para os clientes. Afinal, a estratégia possibilita o trabalho com uma variedade de produtos, abrangendo diferentes categorias e opções.

Além disso, assegura maiores chances de expandir ofertas de produtos com facilidade. Isso, pois é possível adicionar novos itens ao catálogo sem preocupações com o espaço físico, permitindo uma adaptação rápida às tendências do mercado e exigências dos clientes.

Prateleira infinita | Quais são os benefícios da prateleira infinita no varejo? | Blog Agência FG

Também estão entre alguns dos principais benefícios do estoque infinito as seguintes ações:

Redução de custos

Uma prateleira infinita elimina a necessidade de investir em grandes estoques físicos e em espaços de armazenamento. Então, garante economia significativa em termos de custos de espaço, logística e gerenciamento de estoque.

Acesso a produtos exclusivos

Com a capacidade de trabalhar com vários fornecedores e fabricantes, os varejistas podem acessar produtos exclusivos que talvez não estejam disponíveis em outras lojas físicas ou on-line, por exemplo. Isso permite que eles ofereçam aos clientes itens únicos e diferenciados.

Flexibilidade de oferta

Também é possível ajustar seu catálogo de mercadorias com facilidade, adicionando ou removendo itens conforme a demanda e tendências do nicho. Afinal, ele oferece flexibilidade para acompanhar a influência sobre os clientes e aproveitar oportunidades de venda sazonais ou de curto prazo.

Expansão do alcance geográfico

A prateleira infinita permite que os varejistas alcancem clientes em diferentes regiões geográficas, pois não estão restritos a uma localização física específica. Assim, amplia o potencial do público e aumenta as chances de alcançar novos mercados.

Parcerias estratégicas

Como uma importante estratégia omnichannel, ela ajuda a estabelecer parcerias com fornecedores e fabricantes. Então, tende a resultar em acordos comerciais comprados, como preços competitivos, melhor acesso a produtos e suporte exclusivo.

Mas, é importante notar que a prateleira infinita também apresenta desafios, como a dependência dos fornecedores para o envio dos produtos e a garantia da qualidade do atendimento ao cliente.

No entanto, quando bem integrada, essa estratégia pode trazer benefícios emocionantes para os varejistas, permitindo que eles tenham uma experiência de compra abrangente e personalizada aos seus clientes.

Conte com a parceria FG + VTEX para impulsionar seu E-commerce!

Como uma agência especialista em VTEX, a FG oferece alta expertise em estratégias de comércio unificado. Por isso, nosso time de desenvolvedores e projetos está preparado para dar o suporte e ajudá-lo em todo o processo.

Para implementar uma estratégia de prateleira infinita, você deve começar com o cadastro de sua loja física na plataforma da VTEX Sales App. Entre em contato conosco para saber mais!

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-commerce, performance e marketing digital.

    X

    Agência FG

      >