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Blog, Performance, SEO | 31/01/2023

Descubra o que é sitemap e crie o seu agora mesmo!

Entender o que é sitemap é o primeiro passo para investir em um bom planejamento para o seu e-commerce e, assim, criar o arquivo do site administrado.

Em resumo, sitemap ou mapa do site, como é mais conhecido no Brasil, é basicamente, uma lista com todas as URLs ativas. Nele, você indica aos robôs do Google, e de outros buscadores, quais são as páginas que deseja indexar e armazenar nos servidores.

Quer saber mais detalhes sobre o que é um sitemap? Então, confira o artigo completo da Agência FG a seguir!

O que é sitemap?

Sitemap é, literalmente, um mapa do seu site com indicadores para os robôs de buscadores de quais páginas deseja indexar e armazenar nos servidores. Pode ser feita em um arquivo XML simples, com até 50 mil URLs (e 10MB).

Quando você faz um mapa do site, a intenção é torná-lo mais tangível para o Google. Além disso, o foco é que o buscador consiga entender a estrutura das páginas e procure por conteúdos eficazes.

Dessa forma, ao compreender como o seu site está estruturado e quais URLs devem ser indexadas pelo robô, é possível criar uma comunicação mais eficiente com o Google. E, dar preferência para ele priorizar as páginas listadas no arquivo.

Em geral, os sitemaps podem ser acessados incluindo “/sitemap.xml” logo após o endereço do site. Assim, o sitemap do Google, por exemplo, está disponível no endereço https://www.google.com/sitemap.xml.

Por que criar um sitemap?

São inúmeros os benefícios do sitemap para a sua empresa. Afinal, os mapas desempenham papel crítico nos sites que trabalham com arquivos menos usuais ou disponibilizam grandes quantidades de dados.

O que é sitemap | Por que criar sitemap? | Blog Agência FG

Além disso, vale lembrar que páginas muito distantes, que exigem um longo percurso de links para serem acessadas, podem levar um bom tempo para serem identificadas pelo buscador. Ademais, conteúdos específicos baseados em linguagens menos convencionais, também podem ser mal compreendidos pelos motores de busca.

Por fim, outro ponto importante são as atualizações de páginas. Isso porque alguns portais de notícias e blogs com alto índice de atividade, tendem a gerar grande volume de informação diário. Assim, suas publicações seriam dificilmente indexadas de maneira instantânea apenas com o esforço dos crawlers.

Vantagens do sitemap para a sua empresa!

A seguir, separamos alguns dos benefícios de criar sitemap para a sua empresa. Confira!

Indexação de todas as páginas

Páginas que recebem poucos links ou inacessíveis podem não ser identificadas e indexadas pelo Google. Portanto, ter elas no sitemap é uma garantia de que o buscador conheça esse conteúdo e possa indexá-lo como resultado de pesquisa.

Melhor compreensão em ferramentas de busca

As informações do sitemap ajudam as ferramentas de busca a conhecerem melhor o seu site. Assim, investir na estratégia pode auxiliá-las em itens como: seleção de página principal em caso de conteúdo duplicado, identificação de páginas com informações que devem ser relidas e mais.

Maior confiança

Criar e enviar o sitemap é uma excelente forma de sinalizar às ferramentas de busca que você está investindo na qualidade do seu site. Essa ação funciona como um sinal positivo de autoridade e, claro, pode ajudar na ranqueamento das páginas.

Quando criar um sitemap?

Além de entender o que é sitemap, é imprescindível saber identificar critérios que indicam a necessidade do uso de mapas. A seguir, listamos alguns deles. Confira!

  • Site com muitas páginas para serem indexadas. Isso, pois sem o mapeamento, é possível que os robôs ignorem alguns endereços e atualizações;
  • Site recente. Afinal, quando há uma nova hospedagem na web, ela tende a contar com poucos links externos. Assim, a sua descoberta pelos rastreadores demanda mais tempo;
  • Páginas isoladas. Sites sem link building podem perder a indexação em categorias, subcategorias e landing pages, por exemplo;
  • Site com conteúdo rich media. Esse é um critério fundamental para ranquear categorias específicas no ranking de pesquisas, como o Google Notícias ou Google Shopping.

Ainda, o sitemap também pode contribuir com o rastreamento do seu site. Bem como esclarecer para os buscadores as páginas consideradas mais relevantes, além de impedir que partes importantes do conteúdo sejam perdidas.

Quais os formatos de sitemap?

Em 2006, as empresas Google, Yahoo! e Microsoft acordaram um padrão para a criação de sitemaps. O objetivo era facilitar a indexação dos mapas, independentemente da plataforma de pesquisa utilizada pelo usuário.

As diretrizes desse padrão estão disponíveis em sitemaps.org e podem ser aplicadas em diferentes formatos de arquivo. Além de utilizar extensões que permitem a indexação das páginas em abas de vídeos, imagens ou notícias.

1. Sitemap TXT

O sitemap TXT é o mais básico dos formatos. Assim, muito provavelmente você não precisará de um programador ou aplicativo para criá-lo. Nessa opção, tudo o que deve fazer é listar todas as URLs que gostaria de comunicar ao Google. Então, o buscador acessará as páginas, indexando-as em seu servidor.

2. Sitemap Atom-RSS

Uma versão do feed do site, o sitemap Atom-RSS é bastante comum em blogs nos quais são utilizados links do próprio feed de notícias. Mas, vale lembrar que essa não deve ser a única opção de mapeamento para a sua empresa.

Isso, pois o feed de notícias comunica somente as postagens mais recentes. Então, é interessante manter um mapa completo, listando toda a estrutura do site.

3. Sitemap XML

O mais famoso entre as versões, com o sitemap XML, além de listar as URLs que o Google deve visitar, é possível colocar informações adicionais, como: data de modificação de endereço e prioridade de uma página frente às outras.

Além disso, caso você não consiga criá-la manualmente, pode contar com ferramentas (gratuitas e pagas) que podem fazer a tarefa de forma rápida e dinâmica. Entre eles o XML-Sitemaps.com.

Tipos de sitemaps

Além dos formatos, existem diferentes tipos de sitemaps para organizar as URLs do seu site. Então, dependendo do foco do seu negócio, é preciso investir na criação de um mapeamento mais específico.

A seguir, vamos exemplificar os três principais tipos de mapas de site. Confira!

I. Notícias

Empresas com portais de notícias ou que desejam aparecer na busca do Google News, devem produzir um mapa de notícias. Assim, você precisa se cadastrar no Google News Publisher Center e, então, ter um sitemap de notícias atualizado.

II. Vídeos

Para aparecer na aba vídeos do Google, é importante ter um mapa de vídeos para ajudar o buscador a entender o conteúdo e indexá-lo.

Além disso, outro benefício do sitemap de vídeo é que ele tem que ser feito em XML. Dessa forma, é possível informar dados adicionais ao Google, como o thumbnail, a descrição e o tempo de duração do vídeo.

Para completar, em e-commerces os vídeos informativos em páginas de produtos aumentam a taxa de conversão. Então, para aqueles que usam a estratégia, considerar o sitemap também como vantagem para o SEO da loja.

III. Imagens

Por último, os sitemaps de imagem são recomendados para marcas que trabalham com fotografia ou alto volume de imagens nas páginas. Esse mapeamento é fundamental para garantir que as fotos sejam bem indexadas e que apareçam nos resultados de busca na aba imagens do Google.

Como criar um mapa de site?

Algumas ferramentas tendem a facilitar a criação de sitemaps. No WordPress, por exemplo, basta instalar um plugin como o Better WordPress Google XML Sitemaps ou o próprio Yoast SEO, que também possui funcionalidade para gerar este tipo de arquivo.

Já para outros sites é possível utilizar o Google Sitemap Generator, do próprio Google. O download da ferramenta auxilia na criação de um mapa partindo do zero.

O que é sitemap | Como criar sitemap? | Blog Agência FG

Mas, se preferir, você pode criar o arquivo manualmente, como documento no formato XML. Todas as instruções de formatação podem ser encontradas nesta página do sitemap. No entanto, as principais obrigações descritas são:

  • iniciar o documento com a tag de abertura “” e terminar com a tag de fechamento “”, sem as aspas;
  • especificar o protocolo padrão na tag “”;
  • em cada URL adicionada, incluir uma tag “” como uma tag pai e uma entrada filha “”.

Ainda, para a indexação de vídeos, imagens ou notícias, será preciso seguir as diretrizes que cada ferramenta de pesquisa disponibiliza.

O que fazer com o sitemap?

Após a criação de um sitemap adequado para as necessidades da sua empresa, você deve deixá-lo hospedado no servidor, na mesma subpasta que as URLs indicadas nele.

Além disso, aposte em boas práticas de sitemap, como:

  • Divida o sitemap por categorias do site;
  • Crie um index, indicando onde estão os outros sitemaps;
  • Elabore mapas com mais de 10mb de tamanho ou mais de 50 mil URL´s;
  • Trabalhe com URLs canônicas.

Quais os benefícios dos sitemaps para o SEO?

O uso dos mapas deixa claro que os mecanismos de buscas estão dispostos a colaborar com a varredura dos seus rastreadores. Dessa forma, em termos de importância de SEO, além de facilitar a indexação das páginas, os sitemaps informam as atualizações de conteúdos.

Assim, eles podem ser relidos pelos crawlers com mais eficiência. Ainda, caso mantenha uma frequência nas publicações de blog ou recicle URLs bem ranqueadas, os benefícios são ainda maiores.

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