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Entenda o que é Branding e a importância dele para sua empresa com a FG

Você sabe o que é Branding ou Brand Management? Na hora de montar a sua empresa, com certeza se deparou com esse tema. Afinal, esse é um conceito essencial no mundo dos negócios que engloba a construção, gestão e posicionamento da marca.

Para te ajudar no planejamento de sua empresa, a Agência FG preparou um artigo completo com tudo que precisa saber sobre a estratégia de Branding e a importância para o desenvolvimento do negócio. Confira!

O que é Branding?

O Branding nada mais é do que um conjunto de estratégia de marca e ações voltadas para a criação de identificação sólida para empresa, produto ou serviço. Esse método tem como objetivo diferenciar a marca da concorrência e estabelecer uma conexão com o público-alvo.

A gestão de marcas inclui planejamento a longo prazo, criação e gerenciamento da identidade visual. Assim, será possível potencializar a percepção da sua empresa na mente dos consumidores.

O que é Branding | O que é Branding? | Blog Agência FG

Com um Branding bem feito, é possível assegurar que todos stakeholders — indivíduos e organizações impactados pelas ações de marca — entendam o posicionamento.

Dessa forma, a companhia aumentará a relevância no mercado, potencializará a visibilidade e fará com que ela tenha uma boa reputação com seu público.

Como fazer a gestão de uma marca?

Criar uma marca é algo bastante complexo, que envolve diversas ações. Tendo em mente o que é Branding, será possível realizar a gestão de forma mais simples.

Esse processo envolve atividades estratégicas que visam construir, fortalecer e preservar a identidade e reputação da empresa ao longo do tempo. Pensando nisso, separamos algumas estratégias que não podem ficar de fora na hora da criação da marca. Confira!

1. Criar uma plataforma de marca

O primeiro passo para ter uma marca de sucesso, é criar uma plataforma. Esse é um conjunto de componentes únicos da empresa que ajudarão potenciais consumidores a se conectar com ela.

Dessa forma, você poderá comunicar de maneira mais eficiente a essência do negócio. Sendo assim, a plataforma precisa incluir alguns pontos principais, como o propósito da empresa, promessas, atributos da marca e, principalmente, o posicionamento de mercado.

2. Ter uma identidade forte e coerente

A frase “uma imagem vale mais do que mil palavras” do filósofo chinês Confúcio, faz total sentido no mundo do marketing e dos negócios. Por isso, focar na identidade da marca é um ponto-chave.

Isso vai muito além de um logotipo criativo e escolher um nome de peso. Possuir uma identidade de marca é criar um universo para sua empresa que seja relacionável e único. Por isso, durante o processo de Branding, é importante elaborar:

  • Identidade visual: cuide das representações visuais com as cores certas, ícones, símbolos, ilustrações e tipografia. Para isso, adeque seu logo, crie um manual de marca e determine um estilo;
  • Estratégia: para transmitir os valores não visuais, cuide da personalidade do seu negócio, crie uma persona referente ao seu público-alvo, defina o tom de voz, quais canais de comunicação serão utilizados e o conteúdo adequado.

Do que se trata o Rebranding?

O mundo dos negócios está em constante transformação, por isso, se manter atualizado é importante para o constante desenvolvimento de sua marca. Assim surge o Rebranding.

Se o Branding é um conjunto de ações que pretende criar um universo para a marca, o Rebranding tem como objetivo apresentar um novo posicionamento da empresa no mercado.

O que é Branding | Do que se trata o Rebranding? | Blog Agência FG

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário esperar muitos anos para fazer uma reformulação de marca. Afinal, esse processo não está relacionado ao tempo de funcionamento, mas sim à estratégia de negócios.

Por isso, é extremamente importante saber qual momento a marca está vivendo. Montamos uma lista de situações em que o Rebranding se faz necessário:

  • Se o posicionamento atual não condiz com a nova visão da empresa;
  • Quando há riscos de falência;
  • Caso passe por uma crise de imagem;
  • Uma vez que se deseje mudar o público-alvo ou nicho de mercado.

Conte com a Agência FG para fazer o Branding do seu E-commerce!

Agora que você já sabe o que é Branding e a importância dele no negócio, que tal contar com profissionais capacitados para montar a melhor estratégia para o seu E-commerce?

A Agência FG está há 13 anos no mercado, trabalhando com um time muito bem informado e especialista em estratégia e gestão de marcas no ambiente digital. Entre em contato conosco para saber mais sobre esse conceito essencial para sua empresa!

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