Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG

Blog

Blog, E-commerce, Performance | 05/12/2022

Descubra o que é benchmarking e saia na frente dos seus concorrentes!

Você sabe o que é benchmarking? Extremamente importante para o seu negócio, esse processo tem como foco o estudo de concorrência, podendo ser, inclusive, uma análise profunda das melhores práticas para o setor.

Assim, a avaliação benchmarking compara a sua empresa em relação à concorrência por meio de dados analíticos, essenciais para aperfeiçoar seus próprios métodos.

Quer saber mais detalhes sobre o que é o benchmarking e qual a importância dele no digital? Então, continue lendo este conteúdo completo que a Agência FG preparou!

Qual é a definição de benchmarking?

Em tradução livre, benchmarking significa “avaliação comparativa”. Portanto, podemos considerar o processo como um caminho para otimizar as ações do seu negócio com base nas melhores práticas do mercado.

O que é benchmarking | Qual a definição do benchmarking? | Blog Agência FG

Esse método consiste na análise comparativa de concorrentes, com foco em buscar estratégias eficazes que possam ser replicadas na empresa.

Qual é o objetivo do benchmarking?

O principal objetivo do benchmarking é melhorar o desempenho das técnicas e estratégias adotadas dentro do negócio, tendo como base as práticas que deram certo na concorrência.

No entanto, para isso, é preciso considerar metas importantes da marca. Entre elas estão:

  • mapeamento das tendências do segmento;
  • entender as oportunidades e ameaças do setor;
  • estudo de cases de sucesso de concorrentes;
  • conhecimento dos processos e métricas da sua empresa;
  • tomada de decisões com base em dados reais do mercado.

Os benefícios do benchmarking

Podemos considerar 4 importantes benefícios do benchmarking. A seguir, listamos as características de cada um deles para que você possa entender como funcionam durante a aplicação do processo. Confira!

1. Redução de riscos

Reduzir os riscos na operação de estratégias é um dos principais benefícios da análise de concorrentes. Isso porque é por meio dessa avaliação que identificamos as dificuldades enfrentadas por outras marcas do setor. E, então, trabalhar para que esses mesmos erros não aconteçam no seu negócio.

2. Aprimorar as tomadas de decisões

Uma coisa é certa: quanto mais informações de mercado forem captadas, melhor e mais assertiva será a tomada de decisão das estratégias em sua gestão.

3. Redução de custos

Entender como os processos são gerenciados por empresas concorrentes pode ajudá-lo a encontrar oportunidades de melhorias internas. Dessa forma, você conseguirá encontrar novas ferramentas disponíveis para reduzir custos e ter maior eficiência nas ações.

4. Adaptação às mudanças no mercado

Com as constantes alterações no mercado, é indispensável manter-se atualizado sobre as novas exigências dos consumidores e as inovações.

Assim, saber o que é benchmarking e como aplicá-lo no seu e-commerce facilita esse processo, pois aprimora o aprendizado, a análise e a capacidade de colocar em prática as tendências.

Quais são os pilares do benchmarking?

Os pilares do benchmarking ajudam a focar nos pontos certos para realizar análises de estratégias e resultados assertivos. Portanto, entre eles estão:

  • Diagnóstico;
  • Pesquisa;
  • Análise;
  • Interpretação;
  • Otimização.

Os tipos de benchmarking

A metodologia do benchmarking pode ser classificada em diferentes tipos, de acordo com o objetivo e formato do seu negócio. A seguir, separamos os principais modelos e suas características. Confira!

I. Performático

O benchmarking performático, como o próprio nome sugere, refere-se ao estudo realizado com foco na análise de performance dos concorrentes.

Assim, o principal objeto de observação são os KPI´s (Indicadores-chave de Desempenho). Ou seja, as métricas usadas para mensurar processos importantes para a marca.

Alguns exemplos desses indicadores são: lucro, ticket médio, Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e duração do ciclo de vendas.

II. Interno

No caso de benchmarking interno estamos nos referindo a análise de uma técnica específica dentro da sua empresa. Aqui, a estratégia visa comparar os resultados da marca com os dos concorrentes no mesmo processo.

III. Competitivo

O benchmarking competitivo é aquele no qual uma marca estuda os resultados dos concorrentes de forma independente. Ou seja, sem conexão com a organização analisada.

IV. Cooperativo

No modelo de benchmarking cooperativo duas ou mais organizações se unem para compartilhar informações de um processo com colaboração mútua. Assim, esse é um tipo de estudo muito comum em startups, por exemplo.

V. Genérico

O benchmarking genérico é a forma mais clássica da estratégia, definida a partir de uma metodologia padrão com foco em analisar pessoas, processos e ferramentas da concorrência.

VI. Funcional

Por último, mas não menos importante, o benchmarking funcional é o estudo de funções específicas realizadas em uma empresa-modelo, sem que, necessariamente, a organização atue no mesmo setor que o seu negócio.

Qual a relação do benchmarking com o marketing de concorrência?

Do ponto de vista do marketing digital, o benchmarking é essencial para medir os esforços realizados nas estratégias da marca.

Afinal, com o estudo é possível analisar de forma assertiva a geração de leads, números de visitantes e posicionamento do site nas buscas orgânicas. Dessa forma, para usar o benchmarking no marketing digital, considere as seguintes etapas:

– Defina os concorrentes que deseja monitorar;

– Determine os indicadores qualitativos e quantitativos para análise;

– Use a captação de informações para avaliação;

– Compare e analise os dados coletados;

– Escolha quais as melhorias que irá implantar no seu e-commerce.

Confie na expertise da Agência FG!

Agora que você já conhece o que é benchmarking e como a estratégia é essencial para o seu negócio, é hora de encontrar especialistas em marketing digital para ajudá-lo. Para isso, confie na Agência FG!

Afinal, há mais de 12 anos no mercado, somos líder em marketing de performance para comércios eletrônicos de diversos segmentos. Entre em contato conosco e confira!

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-commerce, performance e marketing digital.

    X

    Agência FG

      >