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Blog, Mercado, Redes Sociais | 27/11/2023

Micro e Nano Influenciadores: por que contratar e como encontrar? Descubra as vantagens com a Agência FG!

No mundo do marketing de influência, a busca por formas autênticas de alcançar os consumidores estão levando as marcas a explorarem o potencial dos Micro e Nano Influenciadores

Esses criadores de conteúdo contam com um alcance menor, mas altamente engajado, tornando-se uma escolha estratégica para empresas que desejam estabelecer conexões mais profundas e genuínas com seu público-alvo. 

Neste artigo, exploraremos as razões por trás da crescente popularidade dos Micro e Nano Influenciadores. Bem como, onde encontrá-los e as vantagens de trabalhar com a Agência FG nesse cenário. Confira!

Quem são os Micros Influenciadores?

Micro influencers são pessoas que possuem entre 1.000 e 100.000 seguidores nas redes sociais. Eles podem ser considerados especialistas em nichos específicos, como moda, beleza, gastronomia, tecnologia, entre outros. 

O que significa que os seguidores estarão mais propensos a estar interessados nos produtos ou serviços da marca oferecidos pelo influenciador.

Além disso, os Nano e Micro Influenciadores contam com grande poder de engajamento com seu público. Isso, pois costumam ter um relacionamento próximo com seus seguidores. Essa proximidade muitas vezes resulta em taxas de engajamento altas, resultando em uma maior aceitação do conteúdo. 

Por fim, devido à capacidade de se conectar de forma direta e pessoal com o público, o micro e nanoinfluencer torna-se interessante para marcas que buscam investir em estratégias de marketing de influência de forma acessível. 

Quais são os 3 tipos de influenciadores digitais?

Existem três tipos principais de influenciadores digitais, cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens. 

Por exemplo, os macros têm grande alcance, mas podem ser caros e difíceis de trabalhar, enquanto os micro e nano possuem público-alvo segmentado e são mais propensos a se envolver com seus seguidores. Contudo, tem um alcance menor.

Conheça mais sobre cada tipo abaixo:

  • Macro influenciador: possui entre 100.000 e 1 milhão de seguidores. Eles são celebridades ou personalidades populares, com um grande alcance e engajamento;
  • Micro influenciador: contam com 1.000 e 100.000 seguidores. Geralmente são especialistas em determinada área de interesse, com seguidores mais segmentados.
  • Nano influenciador: contém menos de 1.000 seguidores. Em grande maioria são pessoas comuns que compartilham seu conteúdo pessoal e autêntico.

Por que contratar um influenciador?

Contratar micro e nano influenciadores pode ser uma estratégia poderosa para as marcas. Afinal, ela possibilita alcançar e se conectar com seu público-alvo de uma maneira mais atraente. 

Entre os motivos de investir na contratação de influenciadores para sua marca está: 

  • aumento do alcance; 
  • gerar engajamento; 
  • aumentar a credibilidade e muitas outras. 

Veja abaixo:

1. Alcance Segmentado

Influenciadores muitas vezes têm seguidores que compartilham interesses específicos. Ao escolher um profissional alinhado com os consumidores da marca, é possível direcionar uma mensagem para pessoas propensas a se interessarem pelos produtos ou serviços oferecidos.

2. Credibilidade e Confiança

Os usuários tendem a confiar nas recomendações de influenciadores que acompanham, pois muitas vezes percebem essas parcerias como mais autênticas do que anúncios tradicionais. A contratação do influenciador pode aumentar a confiança dos consumidores na marca.

3. Engajamento Autêntico

Os Nano Influenciadores, por exemplo, mantêm uma relação próxima e interativa com seus seguidores. Isso resulta em um engajamento maior, pois os seguidores sentem que estão se conectando com uma pessoa real, não apenas com uma marca.

4. Atingir Novos Públicos

Colaborar com influenciadores permite que as marcas alcancem novos públicos que não podem ser facilmente impactados por meio de estratégias tradicionais de publicidade. Assim, a exposição a diferentes comunidades on-line pode ampliar uma base de clientes potenciais.

5. Humanização da Marca

A presença de um rosto humano associada à marca por meio de Nano e Micro Influenciadores contribui para a humanização da empresa. Desse modo cria uma narrativa mais pessoal e emocional em torno dos produtos ou serviços, construindo uma percepção de marca acessível e agradável junto aos consumidores.

6. Conteúdo Criativo e Autêntico

Influenciadores são conhecidos por criar conteúdo criativo e autêntico. Portanto, ao incorporar produtos ou serviços em seu conteúdo, eles promovem a marca de uma maneira que ressoa com seus seguidores, muitas vezes de uma forma orgânica do que os métodos tradicionais de publicidade.

7. Aproveitar a Influência Digital

Vivemos em uma era tecnológica onde a opinião on-line tem um impacto significativo. Colaborar com Micro e Nano Influenciadores permite que as marcas capitalizem essa dinâmica, aproveitando a onda digital para promover produtos de uma forma que se alinham com o comportamento do consumidor contemporâneo.

Onde encontrar Micro e Nano Influenciadores?

Com um pouco de pesquisa, é possível encontrar Micro e Nano Influenciadores que sejam o parceiro certo para a sua campanha de marketing de influência

Por exemplo, você pode iniciar fazendo uma pesquisa manual nas redes sociais, procurando por influenciadores que se encaixem no perfil da sua marca. Ou ainda, existem diversas plataformas especializadas nesse tipo de marketing, elas permitem filtrar influenciadores por tamanho da audiência, nicho, localização e outros critérios. 

Algumas delas são: 

Agência FG: Uma solução completa para o marketing de influência

A Agência FG oferece expertise completa no marketing de influência, contamos com uma equipe de especialistas que podem ajudar a sua marca a aproveitarem ao máximo as vantagens dos micro e nano influenciadores. 

Então, se está procurando uma maneira eficaz de alcançar o seu público-alvo, conte conosco! Estamos há 14 anos no mercado, sendo referência em performance digital, comprove toda a nossa expertise. Entre em contato conosco!

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