Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG

Blog

Compartilhe:

Blog, E-commerce | 07/07/2022

Conheça a importância do breadcrumb para o e-commerce e otimize sua loja

Já ouviu falar na importância do breadcrumb? Esse é um detalhe que, muitas vezes, pode passar despercebido por gestores de e-commerce. No entanto, otimizá-lo, deixando-o coerente e intuitivo, é essencial para que os clientes naveguem pela loja com tranquilidade. 

A seguir, você conhece mais sobre breadcrumbs o que é, qual a forma ideal de aplicá-los no e-commerce e seu impacto no SEO. Não perca nenhuma informação e conte com o time de especialistas da Agência FG. 

Estamos preparados para aperfeiçoar a performance de lojas on-line e gerar resultados concretos no digital. Entre em contato conosco e solicite um orçamento. 

Para que serve breadcrumb

Breadcrumb, em tradução literal, significa migalhas de pão. Isso diz muito sobre sua função em páginas da web: orientar o usuário sobre a trajetória feita conforme ele navega pelo site. 

Dessa forma, o indicador costuma ficar no topo das páginas apontando, hierarquicamente, o caminho feito. Por exemplo: Home > Categoria 1 > Produto 1. Assim, por permitir que os clientes retornem para as categorias anteriores com apenas um clique, sua principal função é facilitar a navegação. 

O que são breadcrumbs no e-commerce? 

Como você viu, a importância do breadcrumb está relacionada principalmente ao fato de ajudar os usuários a se localizarem em sites, melhorando a navegação. No e-commerce, a função é a mesma, porém, as vantagens são ainda maiores. 

Afinal, como os breadcrumbs permitem mais ações com menos cliques, podem evitar a rejeição, reduzir as taxas de abandono e aumentar as conversões. Além disso, esse tópico tem outro papel de destaque: melhorar o SEO, algo essencial para o posicionamento orgânico de uma loja virtual. 

Isso porque está diretamente ligado à arquitetura de informação de sites que, quando bem organizada, melhora a usabilidade e-commerce e, consequentemente, a experiência dos usuários. 

Quer saber mais sobre o que é experiência do usuário? Não perca tempo e confira o artigo completo que a FG preparou!     

Tecnicamente, trilhas de navegação bem ordenadas facilitam que os bots do Google compreendam a estrutura do site e quais as informações de cada página. Isso permite que o mecanismo de busca relacione seu conteúdo às buscas de usuários, melhorando o posicionamento na SERP. 

Inclusive, vale destacar que existem plataformas para e-commerce que já renderizam breadcrumbs automaticamente, a exemplo da VTEX. 

Qual a importância da usabilidade?

Atualmente, saber o que é usabilidade é primordial para gestores de e-commerce. Até porque, é um ponto que faz toda a diferença na forma que os consumidores interagem com lojas virtuais, podendo impactar na conversão, melhora do ROI (Return On Investiment) e até na fidelização. 

Sendo assim, a usabilidade abrange o quanto as interfaces de páginas na web são fáceis de usar. Quanto mais simples forem, melhor! Até porque, usuários insatisfeitos não pensarão duas vezes em migrar para concorrentes com lojas otimizadas. 

Por isso, é totalmente válido realizar, de tempos em tempos, um teste de usabilidade. Entre as melhorias possíveis, está a organização de breadcrumbs já que, além de tudo, esse recurso possibilita que as páginas sigam a famosa regra dos três cliques.

Sua proposta é que, para uma boa navegação qualificada, o visitante deve estar a, no máximo, três cliques de distância de todas as páginas do site. Outro benefício relacionado à adesão do recurso em e-commerce é que, por ser leve,  praticamente não impacta no tempo de carregamento da página. 

Confie em nossa expertise

Agora que já conhece a importância do breadcrumb, conte com a Agência FG! Há mais de 12 anos no mercado, contamos com equipes que atuam em diversas frentes do marketing digital com foco em performance. Além disso, possuímos um time de especialistas em experiência de usuário cliente prontos para traçar as melhores estratégias para o seu negócio. Portanto, não perca tempo e entre em contato conosco para solicitar um orçamento!

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-commerce, performance e marketing digital.

    X

    Agência FG

      >