Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG

Blog

Compartilhe:

Saiba o que é e como usar o Google Tag Manager em seu e-commerce

O Google Tag Manager, ou Gerenciador de tags do Google, é um sistema que permite a atualização de código de acompanhamento ou fragmentos de código relacionados em sites. É, portanto, ferramenta essencial para e-commerces de diferentes segmentos.

Pensando nisso, a Agência FG preparou um artigo completo sobre essa ferramenta gratuita. Afinal, o Tag Manager Google possibilita o ganho de autonomia, melhora na produtividade e redução nos custos de TI. Confira!

O que é Google Tag Manager?

O Gerenciador de tags do Google é uma ferramenta gratuita oferecida pelo próprio buscador, com foco em permitir que proprietários de sites e profissionais de marketing adicionem e gerenciem tags de marketing para realizar a análise de performance sem o uso de codificação.

Isso, pois, a tag é um trecho de código adicionado para coletar informações sobre como os visitantes interagem com a página. Por exemplo, as tags podem ser usadas para rastrear conversões, comportamento do usuário e desempenho do site.

Google Tag Manager | O que é Google Tag Manager | Blog Agência FG

Com o Gerenciador de tag do Google, também é possível adicionar tags de diferentes fontes, como Google Analytics, AdWords e ferramentas de terceiros, e gerenciá-las em um único local. Isso facilita a implementação e o gerenciamento de campanhas de rastreamento e marketing.

Como configurar Google Tag Manager?

Para usar o Google Tags Manager, é necessário acessar o http://www.google.com.br/tagmanager/ e fazer login com a sua conta Google. Nesse caso, poderá usar a mesma de acesso ao Google Analytics.

Então, basta configurar contêiner GTM, onde será configurado e hospedado todos os outros códigos que estarão no Gerenciador de Tags. Por fim, você deverá adicionar o código exibido ao site.

Defina um nome para identificá-lo e selecione o local de uso do contêiner (WEB), pois é onde ele será usado. Após aceitar os termos, a ferramenta irá gerar o código para instalação em todos as páginas necessárias.

É importante lembrar que o código GTM deve ser adicionado logo após a abertura do no HTML das categorias, subcategorias e páginas de produtos do site.

Após adicionar as tags, será preciso publicar o contêiner, para que ele passe a carregar no site as tags adicionadas. E, a cada atualização de tags do contêiner, será necessário republicá-lo.

Qual a diferença entre Google Analytics e Google Tag Manager?

O Google Analytics e Google Tag Manager são duas ferramentas diferentes oferecidas pelo Google, mas que funcionam em conjunto para ajudar no rastreamento e análise do comportamento de usuários.

Contudo, o Google Analytics é uma ferramenta de análise da web que permite o rastreio de tráfego do site, a partir de:

  • origem de tráfego;
  • comportamento do usuário;
  • coleta de dados;
  • interação dos consumidores;
  • entre outras métricas importantes.

Também fornece relatórios com base em um código de acompanhamento, adicionado ao site para coletar dados.

O Google Tag Manager é uma plataforma de gerenciamento de tags que permite aos proprietários de sites gerenciar todas as tags de marketing e análise em um só lugar.

Assim, com o Gerenciador de Tag do Google, é possível adicionar, editar e remover facilmente as tags do site sem precisar modificar o código do site diretamente.

Então, enquanto o Google Analytics coleta e analisa dados de tráfego do site, o Google Tag Manager ajuda a gerenciar a implementação das ferramentas de análise e marketing no site. O Google Tag Manager é uma ferramenta importante para facilitar a instalação e gerenciamento do Google Analytics.

Conte com a expertise da Agência FG!

Agora que você já sabe o que é e como instalar Google Tag Manager, conte com os serviços de marketing digital da Agência FG. Há mais de uma década no mercado, somos referência em estratégias de performance e Business Intelligence. Entre em contato conosco e confira!

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-commerce, performance e marketing digital.

    X

    Agência FG

      >