Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG

Blog

Compartilhe:

Blog, Desenvolvimento | 06/01/2023

Google Experts: saiba o que fazer para se tornar um especialista de sucesso!

Você sabe o que é o Google Expert? O programa, criado pela gigante da internet, surgiu por volta de 2012 -13, visando reconhecer profissionais da área da tecnologia como especialistas e referências em suas ferramentas e serviços. 

No entanto, apesar de não ser um bicho de sete cabeças, há alguns requisitos básicos para se tornar um GDE ou Google Developer Experts. É sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue a leitura e, descubra com a Agência FG, como se tornar um especialista do Google!

O que é o Google Experts?

Trata-se de um programa global no qual o reconhece como Google Developer Experts, profissionais que compartilham constantemente seus conhecimentos com usuários do buscador. Seja ao palestrar em eventos, escrever artigos de blogs, publicar livros, promover treinamentos e contribuições em open source, dentre diversas atividades.

O seleto grupo, que já conta com mais de 800 membros ao redor do mundo, reconhecidos como autoridade em diferentes ramos tecnológicos, tem como principal propósito fortalecer a comunidade local de desenvolvedores.

Além de favorecer o compartilhamento de conhecimento, possibilitando networking e proporcionar crescimento profissional. Ainda, promove uma maior participação da indústria de tecnologia, bem como constantes melhorias no mecanismo de busca.

Quais são os benefícios em ser um Google Experts?

Além dos já mencionados, como do conhecimento contínuo, aproximação a influenciadores e líderes do mundo todo e acesso antecipado aos produtos, tornar-se GDEs tem vantagens, como:

1. Fazer parte de uma rede mundial de especialistas:

Como participante do programa você compartilha experiências, tira dúvidas e contribui para as principais inovações com especialistas de diferentes lugares do mundo. Além disso, há a possibilidade de poder ser mentor e mentorado de pessoas altamente experientes que apoiam ativamente desenvolvedores, empresas e comunidades de tecnologia.

2. Oportunidade de desenvolver Soft Skills

Decerto, quando se organiza um evento, orienta, dá uma palestra ou ajuda alguém com uma questão que também já teve. Você está desenvolvendo habilidades que contribuem para o crescimento profissional.

4. Viagens, eventos e brindes

Dentro do programa do Google developer, acontecem eventos anuais para trocar experiências, fazer networking e pedir recomendações a outros GDEs. Além disso, dependendo do evento em sua região, a Google ainda patrocina as passagens aéreas e hospedagem.

Ademais, a empresa também envia pequenos mimos, de tempos em tempos, a fim de incentivar a criação de conteúdo e contribuição na comunidade.

Google Expert | jovem desenvolvedor na frente de computadores e telas | Agência FG

Como se tornar um Google developer expert?

O primeiro passo para se tornar um Google Developer Expert é lidar com uma ou mais tecnologias do Google, entre elas:

  • Angular;
  • Android;
  • Assistente do Google;
  • Google Workspace;
  • Plataforma Google Cloud;
  • Plataforma Google Maps;
  • Google Pay e outros.

Você pode conferir as demais especialidades no site oficial da Google Experts. Recomenda-se que escolha apenas o item da lista no qual considere maior experiência e domínio. Não precisa saber de tudo, mas é necessário apresentar conhecimento consistente sobre a tecnologia escolhida.

Também é importante ter contribuído para a comunidade nos últimos anos, pode ser participado em eventos, postagens em blog, revistas ou vídeo.

Não fez nada pela comunidade ainda? Por onde começar?

Se nunca contribuiu com a comunidade, não se preocupe, sempre dá tempo de começar. Para isso, nossas dicas são:

  • Faça parte de um Google Developer Group! Assim, estará junto de outras pessoas com o mesmo propósito. Se não tiver nenhum GDG em sua cidade, você mesmo pode criar um, entrando em contato com a Google. 
  • Participe! Vá a eventos, responda a fóruns, compartilhe algo novo que aprendeu. Comece como ouvinte, depois vire palestrante aos poucos. Você não precisa saber de tudo, basta entender bem de um tópico/assunto que gosta de falar ou já estudou.

Estes são apenas alguns exemplos de formas de como contribuir. A ideia é que compartilhar o que sabe para ajudar outras milhares de pessoas e, assim, fortaleça a comunidade de desenvolvedores. 

Então, vale criar um blog, canal no YouTube ou apostar em outras ferramentas para compartilhar o seu conhecimento. 

Google Expert | jovem desenvolvedor na frente de computadores e telas | Agência FG

O que acontece após atender aos requisitos?

Vale mencionar que qualquer pessoa pode se inscrever para o programa. No entanto, recomenda-se pelo menos uma indicação de outro GDE para atestar suas contribuições e habilidades.

Após isso, o candidato preenche um formulário com seus feitos e caso seja aprovado nessa etapa, terá duas entrevistas: uma sobre a tecnologia escolhida e outra sobre os trabalhos nas comunidades.  

Escolha um parceiro especialista em Google para alavancar o seu negócio!

Fato é que a maioria das empresas utilizam soluções Google para gerir e impulsionar suas marcas no digital. Portanto, contar com um especialista nessas ferramentas faz toda a diferença na estratégia e sucesso do seu negócio.

A Agência FG é expert em marketing e performance, contando com diversas certificações e marcos que atestam a habilidade e expertise, conquistada com uma sólida e longa experiência no mercado. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-commerce, performance e marketing digital.

    X

    Agência FG

      >