Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG

Blog

Compartilhe:

Blog | 18/05/2023

Entenda o Fulfillment e saiba como implementar na logística do seu negócio

O mundo do e-commerce tem se expandido rapidamente nos últimos anos, com ele, a demanda por operações logísticas eficientes. E, uma das soluções que ganhou destaque nesse cenário é o Fulfillment. Estratégia que abrange todo o processo logístico do negócio, desde o recebimento do pedido até a entrega do produto ao cliente.

De modo geral, feito pela própria empresa ou por especializada em gestão logística, oferece serviços de armazenagem, processamento de pedidos, embalagem e envio. 

Assim, o e-commerce Fulfillment é especialmente importante para as marcas que desejam expandir seus negócios e melhorar a eficiência operacional. Pensando nisso, a Agência FG preparou este artigo para explicar o que é, como funciona e quais as vantagens para a sua empresa. Confira!

O que é Fulfillment?

O Fulfillment ou Order Fulfillment, trata-se de um conjunto de processos logísticos e operacionais envolvidos em vendas on-line, começando no momento da realização do pedido e termina quando ele recebe o produto em mãos. 

Então, inclui desde a emissão de notas fiscais e controle de saída de produtos em estoque, embalagem, rastreamento, entrega e suporte pós-venda, como trocas e devoluções.

O objetivo é garantir a satisfação do cliente com uma boa experiência de compra, agilizando o recebimento dos pedidos de maneira rápida. Portanto, o Fulfillment precisa ser bem gerenciado para evitar prejuízo na qualidade do produto ou no atendimento prestado.

Como funciona o Fulfillment?

O Fulfillment para e-commerce é um processo complexo que requer a atenção em todas as fases da jornada do pedido. A fim de garantir a satisfação do cliente e o sucesso do negócio. Assim, as principais etapas de compra, incluem:

1. Estoque

O armazenamento da mercadoria pode ser feito em local próprio ou junto a parceiro Fulfillment. Contudo, lembre-se da importância do espaço adequado para armazenar e organizar os produtos. Isso inclui ações como, inventário e controle de estoque para evitar erros de comunicação, como venda de itens fora de estoque.

2. Separação do pedido

A etapa de separação garante que os produtos corretos sejam enviados para os clientes, sendo facilitado por sistemas de automação que ajudam a lidar com grandes fluxos.

3. Embalagem

O processo de embalagem é essencial para proteger os objetos e garantir que sejam entregues no estado perfeito. Assim, deve-se seguir as diretrizes da empresa, incluindo o tamanho, material e marca.

O trabalho precisa ser ágil, porém, cuidadoso para evitar erros e custos extras. Além disso, a empresa precisa elaborar o romaneio, detalhando as principais informações do item transportado.

4. Transporte

Esta etapa varia de empresa para empresa, sendo realizada pela marca, pelos Correios, transportadoras e outros meios. 

Por isso, uma logística integrada é fundamental para que tanto os funcionários quanto os próprios clientes, acompanhem o status da entrega em tempo real. 

5. Pós-venda

O pós-venda inclui a logística reversa dos produtos devolvidos pelos clientes e a elaboração de um processo específico para lidar com essa situação, incluindo a análise do produto devolvido e seu eventual reabastecimento, envio para o cliente e descarte ou reciclagem do item.

como funciona o processo de fulfillment - Blog Agência FG

Quais são os benefícios do Fulfillment?

Como vimos até aqui, o e-commerce Fulfillment visa a gestão de estoque, separação, embalagem e envio de produtos de uma loja on-line. Mas, conheça as vantagens dessa estratégia:

1. Redução dos prazos de entrega

Um dos principais benefícios do Fulfillment é a redução dos prazos de entrega. As empresas com esse serviço contam com:

  • Equipes mais robustas;
  • Logística especializada;
  • Equipamentos de ponta;
  • Sistemas e processos estruturados. 

Tornando assim, o processo de entrega eficientes e rápidos. 

2. Descentralização do estoque

Com grande volume de pedidos, é preciso espaço físico grande para garantir uma boa gestão de estoque. Isso pode tornar-se fator de despesa considerável para os empreendedores on-line. Assim, a descentralização do estoque pode ser um diferencial competitivo, atendendo custos e aumentando a qualidade do serviço.

3. Eliminação do Stock Out

Ter um estoque bem gerenciado assegura que os produtos comprados estejam disponíveis para entrega. Quando uma compra é realizada e o e-commerce não conta com o produto disponível, muitas vezes por má gestão de estoque, a repercussão negativa pode influenciar outros consumidores a optarem por lojas virtuais concorrentes.

4. Satisfação do Cliente

A satisfação dos consumidores também é fator importante. Ao garantir um serviço especializado de gestão e logística, o empreendedor cuida para que erros sejam minimizados e que as etapas realizadas com profissionalismo.

5. Redução de contingente

Receber, separar, estocar, embalar, conferir, despachar e gerenciar a logística reversa demanda muito esforço e mão de obra. Por isso, adotar o Fulfillment é excelente maneira de gerar economia financeira e imediata. 

Em resumo, os benefícios do Fulfillment incluem a redução dos prazos de entrega, a descentralização do estoque, eliminação do estoque, satisfação dos consumidores e redução do contingente. Esses fatores podem contribuir para o sucesso e lucratividade dos negócios de e-commerce, bem como fidelização dos clientes.

os benefícios do fulfillment - Agência Fg

Como implementar o Fulfillment?

Para maximizar os resultados do processo logístico, existem técnicas e práticas eficientes que podem ser adotadas pelo e-commerce. Aqui, está alguns passos fundamentais para implementar o Fulfillment:

  •  Avalie as necessidades da sua empresa;
  • Escolha um parceiro especializado;
  • Integre seu sistema de vendas e gestão de estoques;
  • Avalie os resultados e faça ajustes se necessário.

Confie na Agência FG e transforme o seu negócio!

Agora que já entende tudo sobre Fulfillment, conte com os especialistas da Agência FG para alavancar suas vendas e expandir sua marca. Há mais de 10 anos no mercado, somos referência em Marketing digital e performance de e-commerce. Conheça nossos cases de sucesso e entre em contato conosco! 

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-commerce, performance e marketing digital.

    X

    Agência FG

      >