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Blog, E-commerce | 03/10/2022
O futuro chegou, então, começar a buscar formas de posicionar seu e-commerce no Metaverso não é mais uma utopia. Por isso, o time da Agência FG reuniu as principais informações que você precisa saber sobre e como é possível ampliar a atuação com essa nova tecnologia.
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A primeira vez que muitos ouviram falar no Metaverso foi em outubro de 2021, quando o Facebook anunciou a mudança do seu nome para Meta. E, se o gigante da indústria tech se posicionou, é sinal de que a tendência realmente tem potencial e promete revolucionar o mercado.
Vale destacar que a tecnologia, que permite a interação entre os usuários, mescla o mundo físico com a realidade virtual e gráficos 3D, não é controlada por uma única empresa!
Além disso, ela já demonstra a capacidade de incorporar aspectos como compras on-line e mídias sociais, portanto, oferece infinitas possibilidades de negócio. Dessa forma, pouco a pouco, é apresentada e aderida pelo público.
Inclusive, um levantamento internacional do Instituto Ipsos mostrou que 60% dos brasileiros estão otimistas em relação às novas possibilidades que o metaverso pode trazer. Enquanto isso, a média mundial foi de 50%.
A pesquisa também apontou que aproximadamente 67% dos entrevistados acreditam que nos próximos anos veremos a presença do metaverso em setores como: aprendizagem virtual, trabalho, saúde e entretenimento.
Enquanto a tecnologia ainda está em desenvolvimento, vale pensar nas formas de estruturar o e-commerce no Metaverso — tendência abordada no evento VTEX Day 2022 inclusive
Nesse sentido, o panorama é bem positivo, já que, ao remover diversas restrições físicas, tem potencial para se consolidar como um novo canal de interação e compra, sem necessariamente substituir o e-commerce!
A questão é que será como se estivéssemos em uma loja física, porém, sem sair de casa. Portanto, na prática, o metacommerce consistirá em pessoas (representadas por avatares), que visitarão lojas virtuais nas quais poderão conferir todas as informações sobre os produtos e até prová-los.
Tudo isso graças à realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR). A personalização dos artigos também estaria disponível, deixando experiências totalmente individualizadas e, consequentemente, melhorando a experiência de compra. Incrível, não é mesmo?
Em entrevista ao Canaltech, o diretor-geral da Meta no Brasil, Conrado Leister, estima que o Metaverso será realidade em tudo o mundo daqui a cinco ou dez anos. E, para que seu negócio esteja totalmente estruturado e operando de forma satisfatória até lá, esse é o momento de estudar formas de se posicionar.
Agora que você já viu o que é o Metaverso e como o mercado está reagindo à novidade, está pronto para conferir estratégias para consolidar suas vendas nesse novo ambiente e sair na frente dos concorrentes?
Confere só algumas sugestões de aplicação:
Como pontuamos, a realidade virtual e a aumentada permitirão que os consumidores simulem como os produtos ficarão em um ambiente, tornando as compras mais assertivas e melhorando a satisfação dos clientes.
Seguindo o mesmo princípio, ao pensar no e-commerce no Metaverso, as marcas poderão criar suas lojas digitais e expor produtos em 3D, criando showrooms virtuais. Inclusive, essa já é uma demanda atual dos consumidores!
Segundo um levantamento da INVESP — consultoria especializada em CRO —, 61% dos entrevistados afirmam que já preferem realizar suas compras em sites que possuem a tecnologia da realidade aumentada. Enquanto isso, 35% acreditam que a chance de experimentar o produto, mesmo que virtualmente, aumentaria a frequência das compras on-line.
O Metaverso permite a interação entre games, mídias sociais e compras, por exemplo. Dessa forma, as empresas podem adaptar a jornada de compra dos avatares, deixando-a gamificada. Assim, a realidade aumentada pode deixar as compras divertidas e imersivas, transformando seu posicionamento de marca.
Por ora, essas são algumas das aplicações possíveis para o e-commerce no Metaverso. Porém, a expectativa é que hajam experiências ainda mais imersivas, independentes e completas.
Ainda, antes de começar a rodar o projeto, é válido avaliar se a tecnologia tem fit com o seu negócio! Por fim, se for colocar em prática, lembre-se de garantir que a arquitetura da infraestrutura seja impecável, já que isso pode impactar totalmente o sucesso da iniciativa e até impactar na performance da marca.
Agora que já conferiu as dicas de como entrar no Metaverso com a loja virtual, está pronto para oferecer experiências inéditas para os consumidores e gerar leads fiéis à marca? Entre em contato com a Agência FG e conheça todas nossas expertises quando o assunto é performance digital.
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