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Blog, Design, E-commerce | 16/08/2023

Design inclusivo para e-commerce: a diversidade importa!

Muito além de uma tendência ou estratégia de venda, o design inclusivo para e-commerce está diretamente relacionado à representatividade. E, portanto, surge como uma oportunidade de transformação social e estrutural para a sua marca no digital.

Além disso, os princípios de design inclusivo permitem que grupos minoritários ocupem espaços que antes eram negados a eles. Afinal, a acessibilidade do site e, até mesmo, os modelos escolhidos dizem muito sobre para quem é o produto!

Desse modo, o conceito de design inclusivo para e-commerce, inclui uma abordagem que visa garantir que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades. Permitindo que elas possam navegar, interagir e realizar compras on-line de maneira eficaz e confortável.

Continue lendo e entenda mais sobre o tema!

O que é design inclusivo?

Design inclusivo é um princípio que busca criar produtos e serviços que possam ser usados ​​por todas as pessoas, independentemente de seus recursos físicos, cognitivos ou sensoriais.

Então, trata-se de eliminar barreiras e obstáculos que podem excluir ou dificultar a participação de grupos diversos. Quando aplicado ao e-commerce, o design inclusivo se concentra em tornar as lojas virtuais acessíveis e utilizáveis ​​por todos os visitantes, independentemente de possíveis restrições.

Quais os benefícios do design inclusivo no e-commerce?

O design inclusivo para e-commerce não apenas torna as lojas virtuais acessíveis a todos, mas também enriquece a experiência de compra dos usuários.

Assim, entre alguns dos benefícios do design inclusivo podemos citar:

Ampliação do público-alvo

Ao adotar o design inclusivo, os e-commerces conseguem atrair um público mais amplo, incluindo pessoas com deficiências, idosos e aqueles que não estão familiarizados com a tecnologia.

Cumprimento de regulamentações

Muitos países têm regulamentações que encorajaram as plataformas on-line a serem acessíveis. Então, investir em um design inclusivo ajuda a garantir a conformidade com essas leis, evitando potenciais problemas legais.

Melhoria da experiência do usuário

Ainda, um site bem projetado e acessível beneficia todos os usuários, tornando a experiência de compra mais agradável e fácil.

Criação de uma marca empática

Mostrar compromisso com a inclusão não é apenas moralmente correto, mas também pode criar uma imagem positiva para a marca, demonstrando empatia e responsabilidade social.

Conheça 3 máximas da representatividade digital!

1. Permita ao usuário escolher seus modelos

Identificar-se é uma necessidade! Segundo estudo realizado pelo NNgroup, os consumidores não apenas apreciam a diversidade de modelos, como também se sentem mais confiantes em suas decisões de compra quando veem muitas pessoas diferentes usando um mesmo produto.

Pensando nisso, a loja virtual da cantora Rihanna, a Savage X Fenty, adotou uma abordagem que permite aos usuários visualizarem a peça em um corpo com o qual se identificam.

Design inclusivo | Permita ao usuário escolher seus modelos | Blog Agência FG

Ou seja, quando selecionarem um dos tamanhos disponíveis abaixo das fotos do produto, o modelo em questão muda conforme o tamanho da peça. A marca ainda é uma das pioneiras ao possibilitar que a diversidade de modelos também se estenda a corpos masculinos.

Em solo virtual brasileiro, fica a menção honrosa para a loja virtual Vênus Atômica, que utiliza modelos com corpos diversos na hora de evidenciar seus produtos de moda praia.

2. Compreenda a tomada de decisões dos usuários

Entender seu público gera resultados! Não basta oferecer produtos de qualidade, é preciso também apresentar soluções atrativas para que o consumidor sinta-se contemplado.

Por meio de análises, com base em dados secundários ou outros meios que sejam pertinentes, é possível obter insights para que empresas compreendam como representar corretamente suas visões e valores junto ao público almejado.

Design inclusivo | Compreenda a tomada de decisões dos usuários | Blog Agência FG

A Beyoung é um exemplo disto! Ao assimilar a necessidade do público de beleza por representação, em sua loja virtual a marca oferece uma extensa cartela de bases para diversos tons de pele, onde as tonalidades sempre estão associadas a modelos das respectivas etnias.

Então, assim, está destacando os atributos de cada cosmético e, por consequência, reafirmando o posicionamento e a missão da marca de democratizar uma rotina de cuidados com a pele.

Invista na visibilidade da marca de maneira inclusiva

Promover autonomia e acessibilidade é notável! Segundo o Movimento Web Para Todos em parceria com o BigData Corp, dos 15 milhões de sites ativos no Brasil e 90 mil lojas virtuais, menos de 1% é totalmente acessível.

Tampouco todas as plataformas de e-commerce possuem funcionalidades acessíveis de forma nativa. No entanto, algumas ações contribuem para acessibilidade digital destes espaços enquanto melhorias estão sendo popularizadas.

Um exemplo feliz dessa iniciativa pode ser testado na loja virtual de O Boticário. Ao clicar no ícone de inclusão ao lado do logotipo da marca, os usuários têm acesso ao menu de acessibilidade.

Então, por meio de tecnologias assistivas abrangentes, pessoas com diferentes tipos de condições podem aplicar alterações no site, visando a melhora da experiência de navegação e oportunizando a fidelização desse público junto às marcas engajadas.

Design inclusivo | Invista na visibilidade da marca de maneira inclusiva | Conteúdo SEO

Em parceria com a startup Pessoalize, a Netshoes também demonstra empatia com seu público, desenvolvendo um canal de atendimento pós-venda exclusivo em Libras por meio de videochamada para seus clientes, sem necessidade de agendamento prévio.

Empresas especializadas em acessibilidade, como a Perto Digital, torna-se referência ao oferecer um conjunto de soluções inovadoras para transformar sites e conteúdos mais acessíveis e inclusivos a todos os públicos.

Principais práticas do design inclusivo para e-commerce

Ao trazer conteúdos para pessoas reais e diversas, em universo digital tão marcado por padrões estéticos e invisibilidade. A marca pode colaborar com uma reflexão essencial sobre pertinência e engajamento, tanto para empresas quanto para consumidores finais.

Sendo assim, adota uma abordagem que reconhece a diversidade das habilidades humanas e coloca o poder do design a serviço da igualdade com práticas como:

Design responsivo

Certifique-se de que seu site seja responsivo, de modo, que se ajuste automaticamente a diferentes tamanhos de tela, facilitando a navegação em dispositivos móveis e tablets.

Contraste e legibilidade

Escolha cores de fundo e de texto que tenham contraste suficiente para serem lidas por pessoas com deficiências visuais. Além disso, opte por fontes legíveis e em tamanhos adequados.

Navegação alternativa

Também é importante oferecer alternativas de navegação, como menus simplificados, atalhos de teclado e opções de voz para ajudar pessoas com dificuldades motoras ou visuais.

Descrições de imagem

Inclua transmissões ALT TEXT nas imagens para que os leitores de tela possam transmitir informações visuais para pessoas com deficiência visual.

Legendas e transcrições

Além disso, forneça legendas em vídeos e transcrições em áudios para garantir que pessoas com deficiência auditiva consumam o conteúdo.

Testes com diversos usuários

Por fim, realize testes de usabilidade com uma variedade de usuários, incluindo pessoas com diferentes habilidades e necessidades, para identificar possíveis problemas de acessibilidade.

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