Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG

Blog

Compartilhe:

Blog, E-commerce, Performance, SEO | 29/06/2023

Veja 6 dicas infalíveis de como fazer a descrição de produtos do seu E-commerce!

A descrição de produtos é essencial para impulsionar as taxas de conversão do seu negócio no ambiente digital. Por isso, é importante conhecer técnicas para estabelecer maior autoridade com o conteúdo SEO, visando atrair cada vez mais consumidores por meio de estratégias orgânicas.

Uma boa descrição de produto no e-commerce é parte fundamental da página e, quando feita de forma detalhada, fornece informações relevantes aos potenciais compradores sobre suas.

Pensando nisso, a Agência FG preparou um guia completo com 6 dicas infalíveis para produzir a descrição de produtos no e-commerce. Continue lendo e confira!

O que é descrição de produto?

Visando informar a origem do item, bem como ele foi produzido e dados de fabricação, a descrição de produto é um texto ou conjunto de informações que descreve as características, funcionalidades, benefícios e especificações técnicas.

E, tem como objetivo, fornecer aos potenciais consumidores todas as informações necessárias para que eles possam tomar uma decisão de compra informada. Desse modo, um bom exemplo de descrição de um produto é destacar os atributos únicos como utilidade e quais são as vantagens que ele oferece.

Descrição de produtos | O que é descrição de produto | Blog Agência FG

Ainda, ela também desempenha um papel importante na otimização para mecanismos de busca (SEO), pois as palavras-chave relevantes podem ajudar a melhorar a visibilidade do produto nos resultados de pesquisa on-line.

Então, no geral, esse conteúdo visa informar, convencer e inspirar os consumidores, fornecendo detalhes claros e convincentes sobre a mercadoria, para que eles possam tomar uma decisão de compra confiante.

Como fazer a descrição de um produto?

Entender como fazer descrição de produtos é essencial para atrair clientes, convencê-los a finalizar a compra e fidelizar leads para o seu E-commerce. Mas, você sabe como produzir um texto atrativo? A seguir, separamos dicas importantes para essa etapa. Confira!

1. Conheça o produto

Antes de começar a escrever, familiarize-se com o produto. Ou seja, busque entender suas características, especificações técnicas, benefícios e diferenciadores em relação a outros itens similares. Isso ajudará você a destacar os pontos relevantes na descrição.

2. Identifique seu público-alvo

Conheça seu público-alvo e entenda as necessidades, interesses e preferências dele. Dessa forma, será possível adaptar a descrição de um produto para atender às expectativas do cliente e aumentar as chances de conversão.

3. Adicione dados estruturados na descrição

Os dados estruturados na descrição de produtos são informações organizadas de forma padronizada. Em geral, usam linguagem ou formato específico que pode ser interpretado por máquinas.

Ainda, ajudam a fornecer dados claros e consistentes sobre o produto, facilitando a compreensão por parte dos mecanismos de busca e outros sistemas automatizados. Alguns exemplos comuns de dados estruturados para descrição de produtos são:

  • Schema.org;
  • JSON-LD;
  • Microformatos.

Mas, lembre-se sempre de certificar as ferramentas e seguir as diretrizes específicas fornecidas por essas plataformas. Assim, será possível garantir que os dados estruturados sejam formatados corretamente, sendo eficazes.

4. Destaque os benefícios

Foque nos benefícios que o produto oferece aos clientes. Explique como ele pode resolver um problema ou melhorar a vida do consumidor. Mostre também os resultados positivos que o item pode proporcionar.

Além disso, forneça informações detalhadas na descrição de produto, incluindo suas características físicas, especificações técnicas, tamanhos disponíveis, cores e materiais. Afinal, quanto mais detalhes você der, maior será a confiança do cliente ao fazer a compra.

5. Otimize para SEO

Você já conhece a importância do SEO para impulsionar lojas virtuais. Portanto, ao entender como fazer uma boa descrição de um produto, utilize palavras-chave relevantes na descrição para ajudar na otimização para mecanismos de busca.

É possível utilizar palavras ou frases que os clientes em potencial podem usar ao procurar por esse tipo de produto. Além de campo semântico, rich snippets e perguntas relevantes feitas pelos usuários na SERP.

Ainda, é importante adicionar o alt text na foto do produto. Isso, pois, esse “texto alternativo” é uma apresentação textual curta atribuída à imagem. Seu principal objetivo é fornecer detalhes significativos da imagem para pessoas com deficiência visual ou que estão usando tecnologias assistivas, como leitores de tela.

Dessa forma, o alt text é uma ferramenta importante para tornar o conteúdo visualmente acessível a todos os usuários. Ao criar conteúdos relevantes e descritivos para as fotos de produtos, você estará contribuindo para uma experiência inclusiva em seu site de E-commerce.

6. Inclua depoimentos e avaliações

Se o produto tiver depoimentos ou avaliações de clientes satisfeitos, inclua-os na descrição do produto. Afinal, essa estratégia ajuda a aumentar a confiança dos clientes e a influenciar sua decisão de compra.

Além disso, os depoimentos e avaliações fornecem feedback real de outros consumidores sobre a experiência com o produto, o que pode ajudar os potenciais compradores a tomar uma decisão mais informada.

Então, busque destacar considerações principais e, se preferir, você pode criar uma seção separada na descrição do produto para listar depoimentos. Por fim, também é importante incentivar os clientes a deixarem avaliações, bem como integrar seu E-commerce a plataformas verificadas.

Qual a importância de uma boa descrição de produto no E-commerce?

A descrição de produtos é fundamental para informar, persuadir e convencer os clientes a realizar uma compra. Afinal, ela fornece informações detalhadas, ajuda os consumidores a tomar decisões informadas, diferencia seu produto, gera confiança e melhora a visibilidade nos mecanismos de busca.

Descrição de produtos | Qual a importância de uma boa descrição de produto no E-commer | Blog Agência FG

Portanto, invista tempo e esforço na criação de descrições de produtos atrativas e eficazes para maximizar as chances de sucesso no E-commerce. Além disso, é importante considerar que, do ponto de vista dos usuários, um bom conteúdo gera:

  • Maior confiança na loja;
  • Desperta o desejo e senso de urgência;
  • Difere-se no mercado competitivo;
  • Reduz dúvidas e objeções de compras.

Ainda, pensando no lado da performance da sua loja virtual, esse método destaca-se na otimização para mecanismos de buscas. Isso, pois, um conteúdo otimizado com palavras-chave relevantes melhora o desempenho nos resultados de pesquisa.

Dessa forma, suas páginas de itens serão facilmente encontradas pelos clientes em potencial ao pesquisarem on-line.

Deixe a sua descrição de produtos com os especialistas da Agência FG!

Agora que você já sabe o que é descrição de um produto e qual a importância dele para o seu E-commerce, conte com os serviços da Agência FG!

Há mais de uma década no mercado, somos referência em estratégias de performance para E-commerces e sites institucionais de diferentes setores. Afinal, contamos com um time de analistas e conteudistas SEO preparados para otimizar sua loja virtual com estratégias assertivas. Entre em contato conosco e confira!

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-commerce, performance e marketing digital.

    X

    Agência FG

      >