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Blog, E-commerce, Performance | 29/09/2022
Quer aumentar as vendas além da Black Friday? Então, apostar nas estratégias da Cyber Week é uma excelente alternativa! Afinal, você pode aproveitar as visitas da sexta-feira mais aguardada pelo varejo e impulsionar as conversões para a semana pós-evento.
Para ajudá-lo a entender melhor as vantagens da Cyber Week, a Agência FG preparou um artigo completo com dicas para atrair clientes e fidelizá-los com estratégias assertivas.
Quer saber como? Então, continue lendo e descubra como investir na Cyber Week para aumentar as taxas de conversão do seu site!
Também conhecida como Cyber Monday, a campanha inicia-se sempre na segunda-feira após o Dia de Ação de Graças. Com isso, o evento promocional vem logo depois das ofertas da Black Friday.
A data foi estabelecida em 2005 pela Federação Nacional de Comércio dos Estados Unidos da América. Mas, no Brasil, as primeiras ações da Cyber Week ocorreram em 2012, gerando resultados interessantes para o digital.
A estratégia visa queimar o estoque restante da BF e, naturalmente, alavancar as vendas de fim de ano. No entanto, a Cyber Week surgiu com duas características bem importantes: o foco na venda de eletrônicos e o fato de ocorrer apenas no e-commerce.
Assim, esses dois fatores ajudam a justificar o nome da data e promover campanhas bem direcionadas no digital.
O que difere os dois eventos, além da data, é que as promoções e ofertas da Black Friday podem ser encontradas tanto no on-line quanto no físico. Enquanto isso, a Cyber Week é pensada exclusivamente como estratégia digital.
Além disso, durante o planejamento de vendas para a Cyber Monday ou Cyber Week, é possível focar em descontos em itens menores que foram ignorados durante a Black Friday.
Mas, também é preciso ressaltar que a Cyber tem o objetivo de alavancar ainda mais as vendas nos comércios eletrônicos, sendo vista como uma parte da programação da Black Friday.
Antes, a data era voltada principalmente para eletrônicos e games. Porém, outros segmentos passaram a adotar essa estratégia com foco em garantir mais visibilidade e vendas no final do ano.
Um balanço da Compre&Confie apontou que o e-commerce brasileiro faturou mais de R$ 3 milhões durante a Cyber Monday de 2019. Isso representouum crescimento de 31,5% em relação a 2018, e um volume de pedidos de 25,4%.
Já em 2020, apesar da pandemia e incertezas políticas terem afetado a economia, segundo a Neotrust/Compre&Confie, a data registrou vendas de R$ 702,7 milhões. Esse foi um aumento de 41,8% em relação ao mesmo período do ano de 2019.
Assim como nas estratégias Pré-Black Friday, também é preciso se preparar as campanhas pós-evento. Afinal, seu negócio deve considerar o alinhamento desde a logística até a divulgação dos produtos.
Pensando nisso, a seguir, separamos algumas dicas indispensáveis para conseguir boas vendas e resultados satisfatórios na Cyber Week. Confira!
Conforme citamos, a campanha tem foco em eletrônicos. Entretanto, segmentá-la pode chamar a atenção de outros públicos específicos, garantindo ainda mais vendas.
Por isso, que tal, além de smartphones, focar em computadores, games e produtos de informática no geral? Bons descontos em diversos setores do mercado podem ajudar sua a empresa a se destacar nos buscadores e, claro, conquistar clientes em todo o país.
Para atender a alta demanda de pedidos durante a Cyber Week, é importante manter um estoque reforçado. Afinal, a preparação é fundamental para poder apostar em descontos de até 70% durante o evento.
Assim, você poderá entender melhor a sua capacidade de oferta antes mesmo de começar a divulgar a campanha da Cyber Monday. Além disso, é importante ter um estoque compatível com o tamanho do público para cumprir as responsabilidades com as vendas.
Uma coisa é fato: os e-commerces precisam ter sempre os preços da Black Friday como parâmetro para as campanhas do ano. Afinal, os consumidores têm essa visão e, consequentemente, procuram por ofertas que sejam competitivas com a data.
Dessa forma, os descontos da Cyber Week devem ser semelhantes ou até melhores que a da BF. Para isso, planeje bem e foque em oferecer preços competitivos e atrativos.
Dica extra: lembre-se de que a Cyber Week também funciona como uma oportunidade de queima de estoque, ou seja, pode ser necessário abaixar ainda mais os valores dos produtos.
Não deixe que o alto volume de compras na Black Friday e Cyber Week gere problemas nas entregas dos seus produtos. O ideal é se planejar adequadamente, definindo uma estratégia de logística que capacite seu e-commerce.
Então, o primeiro passo é entender que os prazos não serão os mesmo do que em períodos normais. Tendo isso em vista, elabore uma estratégia que possa ser o mais eficiente possível.
Além do planejamento antecipado e de alinhar os objetivos da campanha, você deve investir em ferramentas tecnológicas, como um sistema de automação para otimizar as tarefas. Elas podem gerar relatórios, monitorar processos e, principalmente, evitar a sobrecarga de trabalho em colaboradores.
Feito isso, é possível reduzir o risco de falhas ou prejuízos durante as compras da Cyber Week.
Além de definir e divulgar valores atrativos, é preciso saber lidar com as dúvidas dos clientes. Por isso, invista em chatbots ou defina pessoas para ficarem responsáveis por essa parte e preze por atendimentos personalizados, humanizados e rápidos.
Dessa forma, os consumidores poderão tirar dúvidas e entrar em contato com a marca, garantindo mais confiança e agilidade para o seu negócio.
Agora que você já sabe as vantagens da Cyber Week e como criar estratégias assertivas para as campanhas da data, é hora de encontrar uma agência especialista em marketing digital para ajudá-lo. Para isso, conte com a Agência FG!
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