Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG

Blog

Compartilhe:

Blog, E-commerce, Performance | 17/01/2024

Descubra como melhorar o Customer Lifetime Value do seu negócio com a Agência FG!

Uma maneira de aumentar as vendas do seu negócio é conhecer o valor que cada lead tem para a sua empresa. Isso é possível por meio de uma métrica chamada Customer Lifetime Value (CLV) que representa o quanto um cliente contribui para o faturamento ao longo de todo o relacionamento com a marca.

Ainda não sabe por que o Client Lifetime Value é importante para o sucesso da sua marca ou como calcular este indicador? Não se preocupe! A Agência FG preparou este artigo para te ajudar, então continue lendo!

O que é CLV?

O CLV indica o valor que cada cliente gera para a sua empresa durante todo o seu ciclo de vida. Isso significa que leva em conta todas as receitas que traz desde o momento em que se torna um lead até o momento em que ele deixa de ser um cliente.

Assim, essa é uma métrica usada para medir o potencial de rentabilidade do cliente, a qualidade do seu serviço e o custo da retenção. Funciona assim: quanto mais satisfeito e leal for o cliente, maior será o seu Customer Lifetime Value.

Qual a diferença entre CLV e LTV?

Muitas pessoas confundem essas siglas, mas elas têm significados distintos. O LTV Significa Lifetime Value. Ou seja, trata-se do valor que um cliente gera para a sua empresa em um período específico, normalmente um ano. 

Já o CLV é o valor que um cliente gera para a sua empresa durante todo o seu ciclo de vida, ou seja, desde o primeiro contato até o último.  Por exemplo, se um cliente compra R$100 por mês na sua loja durante um ano, o seu LTV será de R$1.200. Mas se ele continuar comprando por mais cinco anos, o seu CLV será de R$7.200.

Imagem de três blocos de madeira com a Sigla LTV | Saiba como melhorar o CLT no Blog da Agência FG

Como calcular CLV?

Existem diferentes formas de Calcular Customer Lifetime Value, no entanto, a fórmula mais simples é a seguinte:

CLV = ticket médio x frequência de compra x tempo de retenção

Considere que o ticket médio é a quantia que o consumidor paga em cada aquisição na sua empresa. A frequência de compra é o número de vezes que ele adquire um produto na organização em um certo intervalo de período.  Já o tempo de retenção é a duração da parceria entre cada cliente e a sua empresa.

Por exemplo, se o ticket é de R$ 100, a sua frequência de compra é de 12 vezes por ano e o seu tempo de retenção é de 5 anos, o seu CLV será:

CLV = 100 x 12 x 5
CLV = R$ 6.000

Quais as estratégias para aumentar o CLV?

Aumentar o Customer Life dos clientes significa elevar a sua receita e reduzir os custos, já que é mais barato manter do que conquistar novos. 

Por isso, separamos algumas estratégias que podem ajudar a otimizar o CLV do seu negócio, confira abaixo:

  • Ofereça atendimento personalizado e de qualidade, buscando entender as necessidades e as expectativas dos consumidores e superá-las sempre que possível.
  • Crie programas de fidelidade, oferecendo benefícios e vantagens para os clientes que compram com mais frequência ou com maior valor na sua empresa.
  • Invista em marketing digital e de relacionamento, mantendo um contato constante com os seus leads por meio de e-mail marketing, redes sociais, SMS, WhatsApp e outros canais.
  • Faça pesquisas de satisfação, solicitando feedbacks sobre os seus produtos, serviços e atendimento, e use essas informações para melhorar os seus processos e resolver os problemas.
  • Ofereça produtos complementares ou cross-sell, sugerindo aos compradores outros itens que possam agregar valor à compra ou solucionar outras necessidades.
  • Ofereça produtos mais sofisticados ou up-sell, incentivando os seus clientes a comprarem versões mais avançadas ou completas dos seus produtos e serviços.
  • Crie uma comunidade em torno da sua marca, estimulando os consumidores a interagirem entre si e com a sua empresa, compartilhando experiências, dúvidas, sugestões e opiniões.

Imagem de uma mesa de reunião com três pessoas e papeis com gráficos e estatísticas. | Como melhorar o CLV - Blog Agência FG

Como a Agência FG pode ajudar a melhorar o seu CLV?

A Agência FG é uma agência de marketing digital especializada em SEO, links patrocinados e gestão de redes sociais. Podemos ajudar a melhorar o seu CLV por meio de estratégias como:

  • Tráfego qualificado para o seu site, utilizando técnicas de otimização para mecanismos de busca (SEO) e anúncios pagos no Google e nas redes sociais.
  • Aumento da conversão de visitantes em leads e em clientes, utilizando landing pages, formulários, pop-ups, chatbots e outros recursos.
  • Retenção e a fidelização dos seus clientes, utilizando e-mail marketing, remarketing, redes sociais e outros canais de comunicação.

Conte com a Agência FG para alavancar o seu negócio!

Agora que já sabe como melhorar o Customer Lifetime Value, a Agência FG é a sua parceira ideal para impulsionar o seu negócio! Com uma equipe qualificada e experiente, oferecemos soluções criativas e eficientes para atender às suas necessidades. 

Seja qual for o seu segmento, temos a estratégia certa para aumentar a sua visibilidade, atrair mais clientes e gerar mais vendas.  Não perca tempo e entre em contato conosco hoje mesmo. Estamos prontos para fazer o seu negócio decolar!

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-commerce, performance e marketing digital.

    X

    Agência FG

      >