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Cross Border: aposte na internacionalização da sua marca!

“Cross border”, refere-se a atividades, transações ou relações que ocorrem entre diferentes países ou regiões com fronteiras geográficas distintas.

Desse modo, é a oportunidade perfeita para investir em estratégias de internacionalização do seu e-commerce. Então, conte com o time de especialistas da Agência FG e veja como destacar a natureza internacional e transnacional além-fronteiras.

Continue lendo o artigo completo sobre Cross border e-commerce e saia na frente dos seus concorrentes!

O que é Cross border?

Cross border (ou “transfronteiriço” em português) diz respeito a atividades de comércio internacional. O termo é comumente utilizado para descrever transações comerciais que ocorrem entre diferentes países. Assim, envolve exportação e importação de bens e serviços, bem como o estabelecimento de parcerias internacionais.

No e-commerce, por exemplo, um levantamento da PayPal realizado em 2022, apontou que quase 60% dos brasileiros realizaram suas compras em sites estrangeiros.

Cross Border | O que é Cross Border | Blog Agência FG

Além disso, os dados da pesquisa mostram que os países que mais compram de pequenas e médias empresas sediadas no Brasil são Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Portugal e Peru. Já entre as categorias com maiores buscas estão moda, acessórios e beleza.

As oportunidades internacionais para e-commerces brasileiros cresceram após o isolamento social causado pela COVID-19, em 2020. Isso, conforme diagnosticado no relatório, despertou em + 42% dos consumidores do país a confiança em comprar on-line em sites hospedados em países estrangeiros.

O que é a internacionalização da marca?

A internacionalização de marcas é o processo pelo qual uma empresa expande suas atividades e presença além das fronteiras nacionais, buscando estabelecer sua marca em mercados internacionais.

Ou seja, implica em se adaptar e promover produtos e serviços em diferentes países e culturas, visando conquistar novos clientes e obter sucesso em âmbito global.

Além disso, oferece oportunidades de crescimento e expansão para as empresas, permitindo-lhes alcançar novos mercados e ampliar sua base de clientes. Porém, é um processo complexo que exige pesquisa, planejamento cuidadoso e compreensão profunda dos mercados internacionais em que deseja se estabelecer.

Mas, o projeto de internacionalização da marca envolve estratégias e ações que incluem:

1. Pesquisa de mercado

É essencial realizar uma pesquisa detalhada do mercado-alvo em cada país. Então, será possível considerar fatores como cultura, comportamento do consumidor, concorrência e canais de distribuição.

Isso ajuda a entender as necessidades e a influenciar os clientes locais, bem como a identificar oportunidades e desafios específicos de cada mercado.

2. Posicionamento da marca

Também é importante adaptar uma estratégia de posicionamento da marca para cada mercado. Afinal, envolve ajustes na mensagem, identidade visual, tom de comunicação e nos valores transmitidos pela marca, a fim de se adequar às orelhas e sensibilidade cultural dos consumidores locais.

3. Adaptação do produto/serviço

Vale ressaltar a necessidade de adaptar o produto ou serviço para atender demandas específicas dos consumidores locais. Para isso, inclua ajustes no design, recursos, embalagem e tamanho para garantir que a oferta seja relevante e atraente ao novo mercado.

4. Estratégia de comunicação

A comunicação da marca deve ser adaptada para cada mercado, considerando a língua, os canais de comunicação preferidos e as nuances culturais.

Desse modo, a internacionalização e-commerce envolve uma tradução adequada de materiais de marketing, campanhas publicitárias adaptadas e a escolha dos canais eficazes em cada mercado.

5. Distribuição e logística

A estratégia de distribuição internacional também deve ser integrada considerando as peculiaridades de cada mercado. Afinal, envolve a seleção de parceiros locais, criação de acordos de distribuição ou implantação de canais de venda próprios, dependendo da viabilidade e condições do mercado.

6. Gestão da marca global

É importante manter a consistência da marca em todos os mercados internacionais, garantindo que os valores e a identidade da marca sejam preservados. Além disso, é necessário permitir certa flexibilidade para se adaptar às características e necessidades locais.

7. Monitoramento e adaptação contínua

A internacionalização de marca é um processo contínuo que requer monitoramento constante da performance no mercado. Então, é importante analisar os resultados, obter feedback dos consumidores, realizar ajustes e adaptar as estratégias para maximizar o sucesso da marca internacionalmente.

Atente-se às dores da internacionalização da marca!

A internacionalização de um e-commerce oferece oportunidades de crescimento e expansão, porém, é fundamental entender que a estratégia apresenta dores e desafios durante sua implementação.

Algumas das mais comuns vivenciadas no produto de ampliação para mercado internacional incluem:

  • Barreiras culturais e linguísticas;
  • Adaptação do posicionamento da marca;
  • Complexidades regulatórias e legais;
  • Logística e distribuição transfronteiriça;
  • Concorrência local;
  • Gerenciamento da imagem e confiabilidade;
  • Custos e investimentos;
  • Gestão remota e coordenação global.

Mas, embora as dores e desafios da internacionalização de marca possam ser experimentados, eles são superados com planejamento cuidadoso, pesquisa de mercado, adaptabilidade, recursos adequados e uma abordagem estratégica.

Até porque, uma internacionalização bem-sucedida da marca assegura benefícios a longo prazo, como expansão de mercado, aumento da receita e fortalecimento da posição competitiva global.

Como aplicar o Cross border na internacionalização da marca?

Para aplicar o Cross border na internacionalização da marca, é imprescindível seguir algumas etapas importantes como a pesquisa detalhada do mercado-alvo em cada país em que pretende expandir.

Isso, pois deve-se analisar fatores como cultura, comportamento do consumidor, concorrência, canais de distribuição e regulamentações específicas do mercado.

Outro ponto para ficar atento é a adaptação da estratégia de marca bem como localização nos países-alvo. Então, lembre-se de traduzir materiais de marketing, conteúdos adaptados e campanhas publicitárias para o idioma local, levando em consideração nuances culturais e referências específicas do país.

Cross Border |  Como aplicar o Cross border na internacionalização da marca?  | Blog Agência FG

Ainda, estabeleça parcerias com empresas ou profissionais locais para obter insights e suporte no processo de internacionalização. Bem como, é importante desenvolver um plano de marketing eficaz para canais de mercado, como mídias sociais, publicidade on-line, marketing de influenciadores e estratégias de SEO localizadas.

Por fim, planeje cuidadosamente a logística para a distribuição dos seus produtos nos mercados internacionais. Considere os aspectos relacionados ao transporte, armazenamento, desembaraço aduaneiro e cumprimento das regulamentações locais.

Além disso, é necessário avaliar e estabelecer parcerias com provedores logísticos internacionais ou utilizar plataformas de comércio eletrônico global.

Conte com a parceria FG + VTEX para internacionalizar seu e-commerce!

Como uma agência especialista em VTEX, a FG oferece alta expertise em estratégias de Cross border para a internacionalização da sua marca. Por isso, nosso time de desenvolvedores e projetos está preparado para dar o suporte e ajudá-lo em todo o processo. Entre em contato conosco para saber mais!

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