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Blog, Performance | 10/03/2023

Core Web Vitals do Google: como medir e melhorar a experiência do usuário no seu site?

Core Web Vitals são métricas do Google que avaliam a experiência do usuário ao acessar uma página na internet. Com elas é possível medir a velocidade de carregamento, o tempo de resposta e, até mesmo, a estabilidade do conteúdo na tela durante a navegação. 

De modo geral, abrange todo o necessário para tornar o site rápido, responsivo e visualmente atraente para os usuários. Com surgimento em 2020, após o Core Update do Google, tornou-se fator de ranqueamento importantíssimo para o sucesso no digital, pois, ajuda a medir a qualidade da página.

Portanto, neste artigo, a Agência FG explica o que é Core Web Vitals Google e, porque ele é importante na estratégia de SEO. Sendo assim, se quer melhorar a experiência dos usuários e garantir que sua página tenha um bom desempenho nos resultados de busca, continue lendo.

O que é Core Web Vitals?

Em resumo, o Core Web Vitals Metrics é um conjunto de indicativos essenciais para a boa experiência do usuário, utilizados pelo algoritmo do Google para avaliar a usabilidade de uma página. Contudo, ela se concentra em três aspectos principais distintos: velocidade de carregamento, interatividade e estabilidade visual. 

O Web Core Vitals surgiu em maio de 2020, visando orientar os proprietários de sites a oferecer páginas rápidas, responsivas e visualmente estáveis aos visitantes. A intenção principal era unificar as orientações de qualidade para um website, ao invés da necessidade de várias métricas e ferramentas de avaliação.

O que é core web vitals | Blog Agência FG

Qual a importância do Core Web Vitals nas estratégias de SEO?

Sites que proporcionam boa usabilidade para os visitantes têm menor chance de abandono. Além de ter maior probabilidade de reter visitantes, consequentemente, gerar mais conversões. Sendo assim, melhorar a velocidade e estabilidade das páginas significa criar jornadas tranquilas sem interrupções para os usuários. O que faz com que todos ganhem, uma vez que os clientes encontram e realizam o processo de compra com maior facilidade, sua marca ganha tráfego e fortalece a relação com o público-alvo. 

Afinal, o gigante das buscas sempre tem o objetivo de oferecer a melhor experiência de busca possível para os usuários. Dessa maneira, o Google Core Web Vital representa um fator de ranqueamento completo e eficiente, tanto para o algoritmo, quanto para otimizar o SEO de site ou blog.

Quais são as três métricas do Core Web Vitals?

As métricas Web Vitals são três: Largest Contentful Paint, First Input Delay e Cumulative Layout Shift. Entenda melhor sobre cada uma delas:

LPC (Largest Contentful Paint)

Esta métrica mede o tempo de carregamento do maior conteúdo da página. Por outras palavras, é o período que o elemento mais pesado, como imagem ou vídeo, leva para ser exibido na tela. 

O Google recomenda que esse carregamento seja de até 2,5 segundos. É preciso realizar melhorias para não perder muito tráfego, principalmente, porque os usuários não têm tanta paciência para esperar a página carregar completamente. Sendo assim, é importante focar na otimização desses elementos que podem interferir no LPC do seu site.

FID (First Input Delay)

Responsável por medir quanto tempo leva para a página responder à interação do usuário. Normalmente, consiste em um clique ou um scroll (ato de arrastar para baixo) a página, e pode estar relacionada a diversos fatores. 

Um bom FID é aquele que possui, no máximo, 100 milissegundos. Acima disso são necessárias melhorias. Uma vez que o usuário acessa a página e ela não responde às interações, provavelmente, o usuário sairá da página e procurará resposta em outro lugar.

CLS ( Cumulative Layout Shift)

Métrica do Core Web Vitals que mede a estabilidade visual da página, ou seja, avalia a quantidade de mudanças na posição do conteúdo. Se durante o carregamento o layout mudar brusca e frequentemente, o CLS da página será ruim. O ideal é que ele seja inferior a 0,1. 

Como medir o Core Web Vitals de um site?

Existem muitas maneiras de medir o Web Core, no entanto, o próprio Google fornece ferramentas gratuitas para acompanhar esses indicadores de forma precisa. Desse modo, fornece informações detalhadas sobre velocidade, interatividade e estabilidade do site. 

Além do Search Console, é possível realizar análise de páginas por meio do PageSpeed, GTMetrix, Chrome UX Report, Extensão Lighthouse e muitas outras que fornecem informações sobre essas métricas.

como medir o core web vitals | Blog Agência FG

Como melhorar o Core Web Vitals do site?

Se não domina programação ou SEO técnico, provavelmente precisará da ajuda de um profissional para fazer os ajustes. Isso, pois, essas otimizações são chamadas de SEO Off Page, ou seja, não aparecem visualmente na página sendo alteradas no HTML do site. 

A Agência FG separou as principais orientações para melhorar o Core Web Vitals do seu site e alcançar os valores recomendados pelo Google. Confira:

  • Otimizar o JavaScript: reduza o tempo de execução do código JS da página, minimizando o uso de memória sempre que possível, especialmente para melhor o FID do site. 
  • Implementar o Lazy Load: essa técnica ajuda a melhorar principalmente o FCP, sigla para “First Contentful Paint”, que mede a primeira exibição do conteúdo e permite as imagens serem carregadas apenas quando o usuário chegar a elas na tela. Pode ser realizado diretamente no código ou usando um plugin.
  • Otimizar o tamanho das imagens: figuras grandes demais podem interferir e prejudicar o FCP, portanto, opte por ilustrações comprimidas em até 3MB. 
  • Separar as dimensões das imagens e conteúdos incorporados: se o HTML do site não tiver otimizado para separar os espaços das imagens e conteúdos, o texto pode ser “empurrado” para baixo durante o carregamento, prejudicando o CLS.

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