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Clube de benefício x compra por assinatura: entenda as estratégias que são tendências no E-commerce!

O clube de benefício, bem como a compra por assinatura tem como foco fidelizar clientes no E-commerce. Afinal, essa é uma abordagem que envolve oferecer vantagens exclusivas para membros, incentivando-os a retornar e comprar novamente em sua loja virtual.

Desse modo, é imprescindível promover o clube de benefícios de forma clara e consistente em seu site e canais de comunicação. Então, crie uma experiência exclusiva para os membros, oferecendo vantagens tangíveis que incentivam a fidelidade dos clientes.

Quer saber mais sobre a aplicação do clube de benefício e compra por assinatura? Então, continue lendo o artigo completo que a Agência FG preparou sobre o tema e destaque-se no digital!

O que é clube de assinatura?

Um clube de assinatura é o modelo de negócio no qual os clientes se inscrevem para receber produtos ou serviços regularmente, mediante o pagamento de uma taxa fixa mensal, trimestral, semestral ou anual.

Além disso, é uma forma de oferecer experiência personalizada e conveniente aos consumidores, promovendo a fidelização. No clube de assinatura, os clientes se tornam membros com acesso a benefícios exclusivos, como:

  • receber produtos selecionados ou customizados;
  • descobrir novidades do mercado;
  • acesso antecipado a lançamentos.

Esse modelo de negócio é comumente utilizado em diversos setores no on-line. Entre eles o mercado de alimentação, beleza, moda, livros e produtos para animais de estimação.

Clube de benefício e compra por assinatura | O que é clube de assinatura? | Blog Agência FG

Isso, pois a proposta é proporcionar maior comodidade aos clientes, eliminando a necessidade de buscar produtos regularmente, além de assegurar uma experiência de descoberta e surpresa.

Por que apostar nos clubes de benefício e compra por assinatura?

Existem várias razões pelas quais as empresas podem apostar nos projetos de assinatura e clube de benefício como modelo de negócio. Afinal, é possível mantê-los de diferentes maneiras, sendo elas:

  • Produtos selecionados: os clientes recebem uma seleção de produtos regularmente, como caixa surpresa com itens relacionados a um tema específico;

  • Personalização: oferecem a oportunidade de personalizar os produtos que desejam receber com base em suas motivações e necessidades individuais;

  • Acesso a serviços: acesso a serviços exclusivos, como consultorias, cursos on-line, acesso a eventos ou o conteúdo premium;

  • Renovação automática: a assinatura é mantida automaticamente por um período determinado, como mensalmente, trimestral ou anualmente, até que o cliente cancele.

Os clubes de assinatura podem ser benéficos tanto para os clientes quanto para os negócios. Para os clientes, eles oferecem comodidade, personalização, descoberta de novos produtos e uma experiência diferenciada.

Para as empresas, o modelo de assinatura proporciona previsibilidade de receita, fidelização dos clientes, possibilidade de criar relacionamentos duradouros e a oportunidade de obter feedback direto dos membros do clube.

Benefícios do clube de assinatura!

Entre os principais motivos do clube de benefício e compra por assinatura no mercado digital estão vantagens como:

1. Fidelização de clientes

Os clubes de assinatura têm o potencial de criar relacionamentos duradouros com os clientes. De modo que, ao receberem produtos ou serviços regularmente, eles têm a oportunidade de se conectar emocionalmente com uma marca e sentir-se parte de uma comunidade exclusiva.

Isso pode levar a uma maior fidelidade e menor propensão a buscar alternativas no mercado.

2. Receita recorrente e previsível

Ao adotar o modelo de clube de benefício para compra por assinatura, as empresas podem obter uma fonte de receita recorrente e previsível. Em vez de depender de vendas únicas, o negócio conta com pagamentos periódicos dos membros do clube.

Então, é possível estabilizar o fluxo de caixa e fornecer uma base sólida para o planejamento financeiro.

3. Oportunidade de personalização

Os clubes de assinatura permitem que as empresas personalizem as experiências dos clientes. Por meio de acompanhamentos de perfil ou orientado, você consegue adaptar os produtos ou serviços às necessidades individuais de cada assinante.

Dessa forma, sua marca cria uma sensação de prestar atenção aos detalhes, aumentando assim, a satisfação dos consumidores.

4. Descoberta e surpresa

Muitos recursos de assinatura oferecem a experiência de descoberta e surpresa. Os membros recebem produtos ou serviços selecionados com base em um tema, ou curadoria especializada. Então, desperta a curiosidade dos clientes, mantém o engajamento e cria um elemento de diversão em cada entrega.

5. Interação direta com os clientes

O modelo de assinatura permite uma interação mais direta com os clientes. Por meio de pesquisas de satisfação e feedbacks, as empresas podem obter informações valiosas sobre as necessidades e motivações dos assinantes.

Essa interação ajuda a melhorar os produtos, ajustar as ofertas e fortalecer o relacionamento com os clientes.

6. Potencial para upselling e cross-selling

Os clubes de assinatura oferecem oportunidades para o upselling (produtos ou serviços de maior valor) e cross-selling (itens ou serviços complementares).

À medida que os clientes se tornam mais engajados e satisfeitos com a experiência do clube, eles podem estar abertos a explorar opções adicionais.

Clube de benefício + compra por assinatura: sinônimo de sucesso no Brasil!

Bastante popular entre os consumidores no digital, o clube de assinatura movimentou mais de 1 bilhão de reais na economia brasileira desde 2020. Os dados são de uma pesquisa da Betalabs com informações da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).

O estudo também apontou que, em 2019, existiam apenas 300 empresas que exerciam esse modelo de negócio no E-commerce. Já, em 2021, o total ultrapassava os 6 mil. A expectativa é que essa tendência aumente ainda mais nos próximos anos.

Como criar um clube de assinatura no E-commerce?

Criar um clube de assinatura no seu e-commerce requer planejamento antecipado, bem como uma execução cuidadosa. Afinal, existem alguns passos que você pode seguir, são eles:

Defina seu nicho e modelo de clube de assinatura

Para começar, identifique o segmento de mercado em que deseja atuar e defina qual será o foco do seu clube de assinatura. Pode ser alimentos, beleza, moda, livros e produtos para animais de preservação, por exemplo.

Além disso, determine se você oferecerá itens selecionados, personalizados ou serviços exclusivos.

Pesquisa de mercado

Também é importante realizar uma pesquisa de mercado para entender as necessidades e motivações do seu público-alvo. Dessa forma, identifique os concorrentes existentes e analise o que eles estão oferecendo. Isso ajudará a moldar sua proposta de valor e diferenciação.

Escolha dos produtos e fornecedores

Em seguida, selecione cuidadosamente os produtos ou serviços que serão oferecidos em seu clube de assinatura. Então, certifique-se de que eles são relevantes e atrativos para o público-alvo da marca.

Ademais, estabeleça parcerias com fornecedores e negocie os termos de fornecimento, considerando a quantidade, qualidade e logística de entrega.

Estrutura de preços e planos

Por fim, é fundamental definir a estrutura de preços e planos de assinatura. Determine o valor da taxa de assinatura mensal ou anual, bem como as opções de planos com diferentes benefícios e níveis de personalização.

Além disso, certifique-se de que seus preços são competitivos e, que os benefícios agradam aos consumidores.

Aposte no clube de benefício com a Agência FG + VTEX!

Como uma agência especialista em VTEX, a FG oferece alta expertise em estratégias de clube de benefício e compra por assinatura para a motivar a fidelização de clientes.

Por isso, conte com a expertise do nosso time de planejamento, totalmente preparado para dar o suporte e ajudá-lo em todo o processo. Entre em contato conosco para saber mais!

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