Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG

Blog

Compartilhe:

Blog, E-commerce | 04/08/2022

Ações marketing de varejo no inverno: prepare-se para aumentar o faturamento do seu e-commerce

Pensar em ações marketing de varejo no inverno é uma maneira assertiva de impulsionar as vendas no e-commerce. Afinal, a estação favorece estratégias que podem atrair e fidelizar clientes. 

Por isso, neste artigo, a Agência FG reuniu algumas dicas práticas para incluir no seu plano de ações para a marca no digital. Não perca nenhum detalhe e conte com nossa equipe de profissionais especializados em impulsionar a performance de lojas on-line. 

Conheça as tendências de mercado sazonais

Antes de explorar as ações marketing de varejo no inverno, é essencial ter em mente que, com a chegada dos dias frios, os hábitos de consumo do público também mudam. 

Isso reflete de maneiras diferentes em cada nicho de mercado. Em comércios eletrônicos que oferecem produtos hidráulicos, ocorre o aumento de buscas por produtos que garantem água aquecida, por exemplo. 

Já quando pensamos em e-commerce de moda, os itens mais visados são calças, jaquetas, botas, etc. Inclusive, um levantamento da Neotrust, realizado na  primeira quinzena de junho de 2022, apontou aumento de 22,8% no número de pedidos. 

Sem falar no faturamento, que apresentou uma elevação de 32,4% em relação ao ano passado. Isso demonstra que a sazonalidade impacta diretamente nos estoques, na receita de sua loja e, consequentemente, nas ações marketing de varejo no inverno.

Portanto, antes de traçar e aplicar estrategias para ecommerce, é indispensável fazer uma pesquisa de mercado para identificar oportunidades de vendas. Considere também realizar o levantamento dos produtos do seu catálogo que possuem maior potencial de venda neste período 

O que fazer para vender no inverno 2022? 

Em 2022, o inverno começou em 21 de junho e vai até 22 de setembro, ou seja, ainda dá tempo de colocar ações marketing de varejo no inverno em prática. Confira algumas sugestões que a Agência FG reuniu a seguir. 

1. Gerencie muito bem sua loja 

Para alavancar as vendas, o bom gerenciamento da loja é essencial. Sendo assim, planeje-se para mudar as coleções, estoques e até a aparência visual da vitrine, organizando-a com os produtos atrativos neste período. Tudo isso — quando bem executado — impacta numa boa experiência para os seus usuários. 

2. Acompanhe os KPIs

Baseando-se no data driven, uma das mais importantes e-commerce estratégias, é essencial analisar os indicadores-chave de desempenho, ou, KPIs, antes de traçar ações marketing de varejo no inverno. 

Afinal, os dados permitem mensurar, por exemplo, a cobertura de estoque (em dias e por SKU), a venda por loja, venda por cliente e o número de itens por compra. Com esses indicadores em mãos, é possível mapear como foram as vendas nos invernos anteriores e, assim, traças novas estratégias comerciais.

3. Aposte em anúncios 

Pensando no aumento de buscas específicas relacionadas à sazonalidade, ter campanhas de Google Adwords ativas é uma das ações marketing de varejo no inverno efetivas. 

Portanto, além de segmentar o público para anúncios assertivos, estude palavras-chave objetivas e alinhadas aos produtos com maior potencial de saída. Lembre-se também de reserve uma verba específica para as campanhas com antecedência.

4. Estruture o Cross-Selling 

O cross-selling — ou, venda cruzada — é uma das formas mais eficientes para impulsionar vendas online. Aqui, a dica é apostar em chamadas como “Aproveite e compre junto” ou “Quem comprou isto, também levou” e exibir produtos relacionados. 

Ainda, para incentivar a compra, ofereça condições especiais, como desconto no segundo produto ou frete grátis.  Assim, é possível aumentar o ticket médio da sua loja virtual. 

5. Faça promoções atraentes

As promoções são um dos principais chamarizes para o e-commerce. Dessa forma, se o seu objetivo é atrair novos clientes, fidelizar consumidores e, ainda, aumentar o ticket médio, estude aplicar essa estratégia. 

O melhor é a possibilidade de implantá-la de diversas maneiras, como as promoções podem ser por desconto — progressivo, leve mais por menos, compre e ganhe — ou por condições. Estude o melhor para o negócio e conquiste seu público!

Confie em nossa expertise

Além de conhecer as ações marketing de varejo no inverno, é indispensável ter um time capacitado para aplicá-las. Para isso, pode contar com a Agência FG! Há mais de 12 anos no mercado, somos especialistas em marketing para e-commerce

Por isso, contamos com equipes que atuam em diversas frentes com foco em performance e na geração de resultados concretos. Sendo assim, confie em nossa expertise e entre em contato para solicitar um orçamento. 

O Universo digital em suas mãos!

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-commerce, performance e marketing digital.

    Prometemos não utilizar suas informações para envio de SPAM.
    >