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Blog | 29/05/2020
Agência FG completou dois meses de home office no último dia 18, confira como está sendo o dia a dia da equipe
O home office tornou-se presente na rotina da Agência FG no dia 18 de março e, desde então toda a equipe trabalha de casa. O método foi adotado como medida de prevenção contra o coronavírus (Covid-19). Em entrevista especial com os líderes, vamos relatar como está sendo o dia a dia das equipes e quais foram os procedimentos adotados pela agência para tornar o momento mais saudável.
De acordo com os dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou Covid-19 como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. E, em 11 março a doença foi caracterizada como pandemia. Segundo Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-geral da OMS desde 2017, o coronavírus é a “maior crise sanitária mundial da nossa época”.
Para evitar a propagação do Covid-19, João Doria, Governador de São Paulo, decretou isolamento social em 24 de março. E, para incentivar a medida, serviços não essenciais aderiram ao trabalho à distância, o famoso home office. Os serviços de saúde; alimentação; abastecimento; logística; segurança; comunicação social e construção civil funcionam normalmente.
O home office foi adotado recentemente pela Agência FG e, para alguns dos colaboradores, é a primeira vez que exercem o trabalho à distância. Mas a novidade não foi problema para a equipe, segundo Gabriel Carlini, CEO & Founder, “os processos, metodologia de trabalho e comunicação funcionaram perfeitamente no home office e são aperfeiçoados semana a semana. Todos da FG estão contribuindo com feedbacks e sugestões.”
O desempenho da equipe está surpreendente e todos estão ainda mais produtivos, o que contribui positivamente para a experiência de home office, “Tenho um imenso orgulho de todos, sempre somos mais fortes juntos”, aponta Carlini. Frente a boa performance do time, a agência tem planos futuros em aderir ao trabalho à distância e já estuda um plano de ação.
Para Murilo Vieira, líder de Operações, a transparência e compromisso do CEO Gabriel Carlini foi primordial para manter toda a equipe tranquilizada no home office. E, além do suporte e atenção que Carlini tem com os colaboradores, os líderes das áreas também buscam disseminar conhecimento e pensamentos positivos para o time.
Manter os processos definidos e uma frequente comunicação, ajudou ainda mais a equipe a transitar positivamente para o home office, além disso, para Vieira “todos estão sendo muito disciplinados com horários e buscam formas de manter o foco”, conclui.
A comunicação é o caminho para boa liderança e, em tempos de home office, o diálogo e interação com a equipe não pode faltar. Para os líderes da Agência FG a produtividade e comprometimento com o trabalho aumentou e, mesmo diante do atual cenário, todos estão cumprindo com os prazos de entrega. Saiba como cada líder uniu sua equipe!
O diferencial da equipe Administrativa é a conversa diária, para Ingrid Romani, Coordenadora Administrativa, a equipe é bastante comunicativa, o que contribui positivamente para a entrega do trabalho. E para ela, houve “dificuldade apenas na primeira semana devido à adaptação, agora o trabalho flui muito bem e está funcionando igual ao presencial”.
No time de Conteúdo e Planejamento Estratégico, no começo do home office, houve dificuldade quanto ao foco e concentração, mas foi questão de adaptação com a nova rotina. E, segundo Daisy Santos, líder da área, “o pessoal é autodidata e organizado, tomam frente do problema”.
Para Adriana Fogaça, Diretora de Arte, no começo do trabalho à distância, houve quietude por parte da equipe e, depois da divisão do time em Squads, hoje o contato está melhor. “Estamos conversando mais, alinhando mais assuntos entre nós, do que fazíamos até presencialmente na agência”, conclui.
Já para a segunda parte do time, liderada por Rafaela Bassoto, Diretora de Arte, o maior desafio é de continuar próximo da equipe estando fisicamente longe. “Com a tecnologia conseguimos enfrentar isso tranquilamente e unir nossa produtividade com o mesmo clima amistoso que tínhamos na agência.”.
Rafaela de Azevedo, Social Media, é responsável em dar voz aos clientes nas redes sociais. Para ela, a experiência positiva no home office foi ter ainda mais autonomia para resolver os problemas, “acredito que isso aconteceu porque sentimos a mudança apenas de ambiente, mas as demandas continuaram no mesmo fluxo.”.
Conversar sobre assuntos corriqueiros faz com que a pressão do dia a dia seja mais leve e, esse está sendo o diferencial do time de Mídia. Everton Semião, líder da área, busca conversar toda semana com a equipe para deixar o convívio mais próximo possível.
Com a atual situação, é normal estarmos perdidos no tempo, não é mesmo? Ainda mais por conta do isolamento social. Murilo Augusto, Gerente de Projetos, conta que dois integrantes da equipe de desenvolvimento esqueceram do feriado e quase trabalharam no dia da folga.
Não ligar o microfone durante a call ou até mesmo esquecê-lo ligado, perder a noção do tempo, são os momentos mais inusitados entre os colaboradores da Agência FG. Mas o maior perrengue mesmo é a internet e, ao menos duas vezes na semana alguém manda a mensagem “pessoal, tô sem internet”.
A estratégia da Agência FG para manter seus colaboradores mais próximos em tempo de pandemia, está sendo o Happy Hour on-line. Esse momento de descontração ajuda a minimizar o conflito que o mundo está enfrentando e oferece algumas horas de diversão!
Outra ideia bacana foi a criação da Intranet, por lá, os colaboradores compartilham dicas sobre o que fazer no isolamento como filmes, livros, cursos e jogos. Além disso, tem espaço especial para cuidar da saúde mental com artigos e técnicas de respiração. E, para quem curte café, foi disponibilizado também a “Sala do Cafezinho FG”, onde o pessoal pode bater um papo virtualmente.
E já diria o CEO Gabriel “sempre somos mais fortes juntos!“
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