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Blog | 19/04/2021
Utilize as técnicas de SEO para alcançar as melhores posições nos mecanismos de busca!
SEO para e-commerce é uma das principais estratégias para deixar sua loja online nas primeiras páginas dos mecanismos de buscas, como o Google, Yahoo e o Bing. Estar bem posicionado organicamente, significa que a marca está sendo vista por todos e quem não quer isso, não é mesmo?
Para que você esteja à frente dos seus concorrentes e conquiste as principais posições dos mecanismos de buscas, a Agência FG preparou um conteúdo completo sobre SEO para e-commerce. Muitas das estratégias que vamos compartilhar, utilizamos com os nossos clientes. Confira e boa leitura!
Responda com sinceridade: quando está fazendo uma pesquisa para comprar um produto específico, você avança para a segunda página do Google? A resposta foi não, certo? É por esse motivo que a primeira página de resultados é tão importante!
Aproximadamente 90% das pessoas clicam nos links que estão logo na primeira página. Já a segunda página, impulsiona cerca de 5% e a terceira 1%. Ou seja, é preciso ser visto para ser lembrado pelos seus clientes! Estar na primeira página dos principais mecanismos de busca faz toda a diferença para o seu e-commerce.
SEO significa “Search Engine Optimization”, em tradução livre, “Otimização do Sistema de Buscas”. O trabalho do SEO é de juntar todas as estratégias e ações utilizadas para a melhorar o posicionamento do seu site nos resultados dos principais mecanismos de busca.
Importante ressaltar que o resultado do SEO é de médio a longo prazo. Porém, uma vez conquistada organicamente sua posição nos mecanismos de busca, dificilmente alguém ocupa o seu lugar.
Com as técnicas certas de SEO para e-commerce, a sua marca conquista a primeira página e, consequentemente, a vitrine da sua loja estará disponível para que todos a veja.
Independentemente do segmento que atue ou o tamanho do seu e-commerce, ao aplicar as estratégias de SEO, sua marca consegue ser vista pelo cliente e pelos mecanismos de buscas, alcançando assim, a tão sonhada primeira página.
Além do mais, estar bem posicionado organicamente, é uma estratégia de baixo custo e não precisa investir valor algum para estar no topo, diferente do tráfego pago.
Quando estiver trabalhando com a produção de conteúdo para o seu site, pense conforme usuário, ou seja, utilize palavras-chave long tail, por exemplo, “dicas de perfumes para usar no verão”. Ao inserir esse tipo de estratégia, a pesquisa fica mais assertiva e, quando o usuário estiver buscando sobre o tema, o seu conteúdo estará ali.
Já as palavras-chave head tail são expressões mais curtas e gerais, por exemplo, “perfume importado feminino”. Ao trabalhar com esse termo, o seu e-commerce vai competir com todos os outros que também utilizam esse termo logo, a primeira página é de quem já vem trabalhando com SEO continuamente.
Quando você faz uma pesquisa no Google, o título e a meta do site ou da página do produto são os primeiros a aparecerem, certo? Por isso, pense sempre nesses dois elementos, busque ser mais atrativo possível para conquistar o seu cliente.
Além disso, o conteúdo precisa estar otimizado, busque trabalhar com títulos entre 60 a 70 caracteres e metas com no máximo 150 caracteres, mais que isso, fica cortado. Lembre-se também de sempre utilizar a palavra-chave principal nesses conteúdos.
Heading tags são recursos dos códigos de HTML utilizados para destacar os títulos e subtítulos da sua página. São conhecidas também como H1, H2, H3, indo até o H6. Os heading tags ajudam a identificar o conteúdo nos mecanismos de buscas. Por isso, busque sempre incluir a palavra-chave principal nos subtítulos.
Já pensou o consumidor que não conhece o seu e-commerce mas chegou até ele através da imagem de pesquisa? Isso é possível e, para que aconteça, é importante preencher a tag alt para caso ela não seja exibida. Além disso, salve a foto corretamente, por exemplo, no caso dos produtos, trabalhe com o nome e o código dele no site.
As descrições dos produtos são extremamentes importantes para que o cliente no seu site, dê uma atenção especial, crie conteúdo que descreva tudo sobre a mercadoria. Por exemplo, seu e-commerce vende perfumes, informe na descrição as notas de composição, tempo de fixação, sua projeção e quais são as melhores estações do ano a ser usado.
Aproveite também e trabalhe com conteúdos para as páginas principais da sua loja, inclua linkagem interna para outras categorias, subcategorias e até mesmo para produtos. Ajude o consumidor a navegar pelo seu site!
Engana-se ao pensar que SEO para e-commerce é voltado apenas para os conteúdos. É importante também que o seu cliente tenha uma ótima experiência navegando pelo seu site. Por isso, a dica é que melhore a velocidade do carregamento da sua loja. Quanto mais rápido o site, produtos, imagens e conteúdos carregarem, melhor vai ser para o seu usuário.
Para o bom sucesso do SEO no seu e-commerce, evite os seguintes erros:
✔ Conteúdo duplicado externamente: quando tem o mesmo conteúdo em outros sites, por exemplo, descrições dos fabricantes ou fornecedores;
✔ Conteúdo duplicado internamente: quando duas ou mais páginas possuem o mesmo conteúdo, porém com URLs diferentes. Isso é mal visto pelos mecanismos de busca;
✔ Links quebrados: sabe aquela página que não existe mais? O melhor a fazer é desativá-la, assim, seus usuários não se deparam com o “erro 404”.
Deu para ver o quão importante é trabalhar com as estratégias de SEO para e-commerce? Com um site bem otimizado, sua marca consegue alcançar a primeira página dos mecanismos de busca. Para que o seu cliente volte sempre, ofereça uma boa experiência de navegação e conteúdos relevantes.
A Agência FG tem um time de especialistas de SEO que ajudarão você a traçar as melhores estratégias para o seu segmento e, consequentemente, potencializar ainda mais suas vendas online.
Quer ficar à frente dos seus principais concorrentes? Entre em contato agora mesmo conosco e tire todas as suas dúvidas.
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