Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG
O Google Shopping para e-commerce é excelente alternativa para atrair tráfego e melhorar a fidelização de leads da sua marca no digital. Afinal, a ferramenta tem como objetivo realizar a integração entre o comércio eletrônico e o mecanismo de busca.
Pensando nisso, a Agência FG conta com especialistas que ajudam a preparar campanhas assertivas e a organizar a vitrine on-line dos produtos cadastrados no Google Merchant Center.
Ficou interessado? Então, descubra mais sobre como funciona o Google Shopping entre em contato para falar com nosso time!
Solicite um orçamento
PERFORMANCE
E CRIATIVIDADEisso resume tudo
14 Anos anos de experiência
no mercado
+ de 500empresas
atendidas
96%dos nossos clientes
são por indicações
O Google Shopping é uma vitrine virtual de produtos das lojas cadastradas no Merchant Center, a plataforma de gerenciamento de e-commerce do buscador. Assim, na prática, funciona como um shopping on-line.
De modo geral, a aba shopping possui funções semelhantes a de sites como Buscapé e Zoom. No entanto, a diferença é que a integração direta com o Google depende da busca feita, assim, os produtos aparecem nos resultados patrocinados de pesquisa.
Além disso, o Google Shopping tem a sua própria página. Nela, é possível procurar itens conforme a categoria, marca ou, ainda, usar o campo de busca para fazer uma pesquisa específica.
Para entender melhor o Google Shopping e como funciona, é simples: ao realizar uma pesquisa por produtos, os resultados da ferramenta aparecerão antes dos links patrocinados, com destaques de foto, título e preço.
Na página "Shopping", os produtos possuem distribuição mais completa com outras informações e filtros para refinar a pesquisa de acordo com a precificação, marca e características técnicas.
No entanto, vale destacar que a campanha de Google Shopping não é exibida com base em palavras-chave. Isso porque as variáveis determinantes são atributos dos itens cadastrados.
Assim, quanto mais detalhadas forem as informações fornecidas ao Google Shopping, maior será a chance do buscador corresponder as pesquisas feitas pelo público.
Alavancar meu negócioAlém de entender como funciona a ferramenta, é importante conhecer o que é preciso para anunciar o Google Shopping. A seguir, listamos os principais dados a serem atribuídos aos produtos no buscador. Confira!
Nome e descrição
Marca
Categorias
Estoque
Preços promocionais
Parcelamentos
Data limite de exibição
Medidas e dimensões
Identificadores (SKU)
URLs da loja e imagens
Esses e outros dados disponíveis em como configurar o Google Merchant devem ser enviados em um arquivo XML, criado a partir da planilha do Excel. Além disso, as informações precisam ser atualizadas até 30 dias após o início da campanha.
Desde que a plataforma anunciou, em abril de 2020, que o Google Shopping se tornaria um serviço gratuito, muitos usuários passaram a aderir à ferramenta.
Mas, além da praticidade, é preciso compreender como criar campanha no Google Shopping de forma assertiva e, assim, aproveitar os benefícios que ele oferece à sua marca no digital. Veja alguns deles a seguir!
Seja para um e-commerce de moda ou de materiais de construção, como os resultados do Google Shopping são os primeiros a serem exibidos nas buscas por produto, eles tendem a atrair um maior interesse do público.
Assim, a taxa de cliques também aumenta, visto que as campanhas no Google Shopping são mais atrativas que os anúncios de texto, por exemplo. Afinal, os consumidores podem conferir dados importantes como preço e imagem do produto, fatores que pesam na escolha e compra.
Ao buscar um produto no Google, o consumidor já sabe o que deseja comprar. Isso porque ele está em um estágio avançado do funil de vendas. Dessa forma, nessa fase, ele precisará de poucas informações para finalizar a compra.
Os usuários que chegarem ao seu e-commerce por meio do Google Shopping estarão em uma fase ainda mais avançada do que quando iniciaram a pesquisa. Afinal, já foram consideradas as condições do produto, bem como os filtros de compra.
Assim, é importante estar atento a algumas dicas para e-commerce e garantir boa usabilidade e variedade nos meios de pagamento para facilitar a conversão.
Ao saber como anunciar no Google Shopping de forma eficaz, você também terá acesso a relatórios de análise de desempenho da sua marca no buscador. Com eles, será possível identificar dados detalhados sobre as categorias de produtos, características técnicas e marcas que geram mais cliques e conversões.
São inúmeras as vantagens de investir no Google Shopping para e-commerce! Para um trabalho que gere resultados satisfatórios, favoreça a experiência do usuário na loja e, ainda, fortaleça a presença do site no digital, conte com a Agência FG e fique à frente dos concorrentes!
Nossos profissionais altamente capacitados estão prontos para atender às necessidades da sua empresa e impulsioná-la no mercado on-line.
Há mais de 12 anos, oferecemos todo o suporte e acompanhamento de um time multiprofissional. Ao longo de nossa trajetória, trabalhamos com grandes nomes do e-commerce, como a Guess, Ellus, Richards, Rip Curl!
Portanto, confie em nossos serviços e entre em contato para solicitar um orçamento!
Solicite um orçamento
X