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Blog, Performance | 24/04/2023

Entenda como o Social Listening pode transformar sua estratégia de marketing digital

O Social Listening, trata-se da prática de monitorar o que as pessoas falam sobre a sua empresa no digital. Feito por meio de elementos on-line que cercam o universo da marca, facilita a captação de feedbacks, comentários e tendências. Assim, usa essas informações coletadas para gerar insights e aplicá-los para melhorar os resultados e a fidelização dos consumidores. 

Ficou interessado e quer entender mais sobre o assunto? A Agência FG reuniu tudo o que você precisa saber sobre social media listening neste artigo. Leia até o final e descubra como aplicar a estratégia no seu marketing digital!

Social Listening: o que é?

O Social Listening é uma prática importante para qualquer empresa ou marca que deseja entender melhor sua audiência e identificar oportunidades de negócios. O processo envolve monitorar conversas, palavras-chave, menções e termos específicos em espaços digitais, incluindo redes sociais, blog, canais de atendimento ao cliente e portais de notícias.

Sendo assim, investir nesta estratégia possibilita a conexão com maior audiência, além de criar conteúdos mais relevantes. E, consequentemente, aumentar a satisfação dos clientes. No entanto, o método vai além do que simplesmente monitorar as notificações recebidas nos perfis sociais e, requer o uso de Social Listening ferramentas para coletar e analisar os dados de forma eficaz. 

Uma vez que ao utilizar palavras-chave relevantes, é possível compreender que os usuários estão falando sobre a sua marca, produto, concorrentes e mercado em geral. Também possibilita a identificação de oportunidades e insights valiosos, impactando positivamente os resultados do seu negócio.

Mãos segurando um celular realizando social listening nas redes sociais | Blog agência FG

Qual a diferença entre Social Listening e monitoramento social?

Apesar de andarem juntos, não se trata da mesma coisa. Isso, pois a escuta social engloba diversos outros canais. Já o monitoramento de redes sociais é uma atividade reativa, ou seja, a empresa espera os clientes interagirem para responder. Aqui, o foco são os números de menções e taxa de engajamento dos usuários com a marca. 

Assim, por meio de ferramentas de social listening, é possível dar ao monitoramento uma finalidade mais estratégica. A equipe “escuta” os consumidores e avalia a percepção deles em relação à marca e à concorrência. A ideia central consiste em compreender o que chama a atenção do seu nicho de mercado e detectar as oportunidades presentes.  

Com ele você pode:

  • Criar conteúdos realmente relevantes e que seu público deseja consumir;
  • Acompanhar o status geral da marca junto ao consumidor alvo;
  • Aprimorar cada vez mais a experiência do cliente;
  • Direcionar decisões estratégicas mais assertivas;
  • Gerar ideias para campanhas de marketing eficazes.

Ou seja, de modo geral, monitoramento de redes sociais está dentro do social listening, ajudando a realizar diversas ações de rastreamento e utilizando as informações reunidas para satisfazer as necessidades dos consumidores na prática.

Quais as vantagens do Social Listening?

Agora que você já compreendeu o que é Social Listening, vamos entender quais os benefícios de adotar a estratégia no dia a dia do seu negócio. Afinal, a reputação de uma marca define o tamanho do sucesso dela no digital. 

Este método ajuda a prevenir erros, polêmicas e desgastes, além de promover a sintonia com o público, por meio de uma experiência aprimorada. Então, confira outras vantagens da atividade:

  • Mantém sua empresa atualizada das atividades de marca do mesmo ramo;
  • Indica se a comunicação com o público está funcionando;
  • Facilita a avaliação de performance;
  • Aproxima sua marca dos clientes reais, gerando estratégias assertivas;
  • Aprimora a matriz SWOT, evidenciando quais são os pontos fortes e frágeis;
  • Destaca os canais mais estratégicos;
  • O negócio fica à frente das tendências do mercado;
  • Fortalece a conexão com os clientes;
  • Qualifica leads para vendas, gerando conversões.

Mão segurando um quadradinho de satisfação do cliente dentro do social listening | Agência FG

Como fazer social listening?

De modo geral, o social media monitoring  é um ciclo que segue quatro etapas básicas: monitoramento, escuta, análise e definição de estratégias. Sempre que novas ações forem implementadas, é necessário reiniciar o listening e analisar a repercussão das ações. 

Dessa forma, sua empresa promove a melhora contínua da experiência do usuário. Lembre-se também de estabelecer um tempo limite para a coleta de dados, assim, será possível identificar padrões e tendências confiáveis. 

Existem diversas ferramentas para automatizar o Social Listening, algumas delas são a Tweetdeck e o Google Trends, ambos gratuitos. Eles auxiliam no acompanhamento de termos no twitter e no buscador. Já nas opções pagas, Hootsuite, Sprout Social e Brandwatch estão entre as mais usadas. 

Abaixo, confira o passo a passo de como fazer a estratégia na prática:

1. Escolha as melhores palavras-chave do seu nicho para monitorar

Este é o passo mais importante da estratégia. Afinal, seja dentro ou fora das redes sociais, a qualidade do social listening está atrelado aos termos monitorados. Por isso, anote o nome da sua marca, os principais produtos e concorrentes.

Inclua as abreviações e os erros de digitação mais comuns na hora de buscar pela sua empresa. Mapeie também assuntos relacionados à indústria em que você atua. Por exemplo, marketing de conteúdo, tecnologia, e-commerce e afins. 

2. Tenha cuidado ao abordar o público

Como vimos, o Social Listening é uma ferramenta valiosa para as empresas que desejam estabelecer uma interação mais próxima com seu público. Por meio do monitoramento das redes sociais, é possível identificar oportunidades de interação com os usuários, seja para solucionar problemas ou esclarecer dúvidas, ou mesmo para acompanhar histórias de sucesso.

Contudo, a empresa precisa de cautela na hora de agir. Antes de responder a uma mensagem, é fundamental entender o tom e avaliar se a demanda do cliente pode ser resolvida naquele momento ou será necessário encaminhá-la para outro canal de atendimento. 

Vale lembrar que nem todas as conversas fazem menções diretas à marca ou ainda pior, a pessoa não deseja receber um contato e pode se sentir incomodada. Por isso, tente focar no sentimento e no que pode ser expresso em poucos caracteres. Opte por uma abordagem sensível, assim você elevará a percepção da marca e desarmará possíveis conflitos. 

Além disso, é fundamental ter uma estratégia clara de monitoramento das redes sociais para evitar situações desfavoráveis ​​que possam tomar proporções indesejadas. Um monitoramento regular e consistente deve ser realizado para garantir que nada passe despercebido.

3. Alinhe a estratégia ao dia a dia da marca

Existe a possibilidade de sua marca se deparar com altos volumes de menções negativas com o Social Listening. No entanto, ele ajudará a reduzir essas ocorrências, bem como fortalecer o relacionamento com o público-alvo.

Sendo assim, além de responder prontamente os usuários e agilizar a resolução do problema, mantenha a transparência e humildade nas interações, expressando sempre os valores e princípios que definem sua marca.

Como fazer social listening | Agência FG

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