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Blog, Performance | 24/04/2023
O Social Listening, trata-se da prática de monitorar o que as pessoas falam sobre a sua empresa no digital. Feito por meio de elementos on-line que cercam o universo da marca, facilita a captação de feedbacks, comentários e tendências. Assim, usa essas informações coletadas para gerar insights e aplicá-los para melhorar os resultados e a fidelização dos consumidores.
Ficou interessado e quer entender mais sobre o assunto? A Agência FG reuniu tudo o que você precisa saber sobre social media listening neste artigo. Leia até o final e descubra como aplicar a estratégia no seu marketing digital!
O Social Listening é uma prática importante para qualquer empresa ou marca que deseja entender melhor sua audiência e identificar oportunidades de negócios. O processo envolve monitorar conversas, palavras-chave, menções e termos específicos em espaços digitais, incluindo redes sociais, blog, canais de atendimento ao cliente e portais de notícias.
Sendo assim, investir nesta estratégia possibilita a conexão com maior audiência, além de criar conteúdos mais relevantes. E, consequentemente, aumentar a satisfação dos clientes. No entanto, o método vai além do que simplesmente monitorar as notificações recebidas nos perfis sociais e, requer o uso de Social Listening ferramentas para coletar e analisar os dados de forma eficaz.
Uma vez que ao utilizar palavras-chave relevantes, é possível compreender que os usuários estão falando sobre a sua marca, produto, concorrentes e mercado em geral. Também possibilita a identificação de oportunidades e insights valiosos, impactando positivamente os resultados do seu negócio.
Apesar de andarem juntos, não se trata da mesma coisa. Isso, pois a escuta social engloba diversos outros canais. Já o monitoramento de redes sociais é uma atividade reativa, ou seja, a empresa espera os clientes interagirem para responder. Aqui, o foco são os números de menções e taxa de engajamento dos usuários com a marca.
Assim, por meio de ferramentas de social listening, é possível dar ao monitoramento uma finalidade mais estratégica. A equipe “escuta” os consumidores e avalia a percepção deles em relação à marca e à concorrência. A ideia central consiste em compreender o que chama a atenção do seu nicho de mercado e detectar as oportunidades presentes.
Com ele você pode:
Ou seja, de modo geral, monitoramento de redes sociais está dentro do social listening, ajudando a realizar diversas ações de rastreamento e utilizando as informações reunidas para satisfazer as necessidades dos consumidores na prática.
Agora que você já compreendeu o que é Social Listening, vamos entender quais os benefícios de adotar a estratégia no dia a dia do seu negócio. Afinal, a reputação de uma marca define o tamanho do sucesso dela no digital.
Este método ajuda a prevenir erros, polêmicas e desgastes, além de promover a sintonia com o público, por meio de uma experiência aprimorada. Então, confira outras vantagens da atividade:
De modo geral, o social media monitoring é um ciclo que segue quatro etapas básicas: monitoramento, escuta, análise e definição de estratégias. Sempre que novas ações forem implementadas, é necessário reiniciar o listening e analisar a repercussão das ações.
Dessa forma, sua empresa promove a melhora contínua da experiência do usuário. Lembre-se também de estabelecer um tempo limite para a coleta de dados, assim, será possível identificar padrões e tendências confiáveis.
Existem diversas ferramentas para automatizar o Social Listening, algumas delas são a Tweetdeck e o Google Trends, ambos gratuitos. Eles auxiliam no acompanhamento de termos no twitter e no buscador. Já nas opções pagas, Hootsuite, Sprout Social e Brandwatch estão entre as mais usadas.
Abaixo, confira o passo a passo de como fazer a estratégia na prática:
Este é o passo mais importante da estratégia. Afinal, seja dentro ou fora das redes sociais, a qualidade do social listening está atrelado aos termos monitorados. Por isso, anote o nome da sua marca, os principais produtos e concorrentes.
Inclua as abreviações e os erros de digitação mais comuns na hora de buscar pela sua empresa. Mapeie também assuntos relacionados à indústria em que você atua. Por exemplo, marketing de conteúdo, tecnologia, e-commerce e afins.
Como vimos, o Social Listening é uma ferramenta valiosa para as empresas que desejam estabelecer uma interação mais próxima com seu público. Por meio do monitoramento das redes sociais, é possível identificar oportunidades de interação com os usuários, seja para solucionar problemas ou esclarecer dúvidas, ou mesmo para acompanhar histórias de sucesso.
Contudo, a empresa precisa de cautela na hora de agir. Antes de responder a uma mensagem, é fundamental entender o tom e avaliar se a demanda do cliente pode ser resolvida naquele momento ou será necessário encaminhá-la para outro canal de atendimento.
Vale lembrar que nem todas as conversas fazem menções diretas à marca ou ainda pior, a pessoa não deseja receber um contato e pode se sentir incomodada. Por isso, tente focar no sentimento e no que pode ser expresso em poucos caracteres. Opte por uma abordagem sensível, assim você elevará a percepção da marca e desarmará possíveis conflitos.
Além disso, é fundamental ter uma estratégia clara de monitoramento das redes sociais para evitar situações desfavoráveis que possam tomar proporções indesejadas. Um monitoramento regular e consistente deve ser realizado para garantir que nada passe despercebido.
Existe a possibilidade de sua marca se deparar com altos volumes de menções negativas com o Social Listening. No entanto, ele ajudará a reduzir essas ocorrências, bem como fortalecer o relacionamento com o público-alvo.
Sendo assim, além de responder prontamente os usuários e agilizar a resolução do problema, mantenha a transparência e humildade nas interações, expressando sempre os valores e princípios que definem sua marca.
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