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Blog | 21/03/2023

Entenda o que é Growth Hacking e como ajuda sua empresa crescer

Ainda não sabe o que é Growth Hacking? O método consiste em um conjunto de estratégias para o crescimento acelerado de marcas, combinando análise de dados, hipóteses, experimentos e avaliações empíricas. 

Por isso, engana-se quem pensa que o potencial do Growth Hacking está em receitas prontas ou num time de especialistas. Afinal, trata-se mais de uma mentalidade focada nas melhores práticas de crescimento.

A seguir, a Agência FG te ajuda a se aprofundar no assunto e descobrir seus benefícios, aplicações e técnicas. Continue a leitura!

Growth Hacking: o que é?

Em geral, o Hacking Growth, termo cunhado em 2010 por Seans Ellis, trata-se da forma de pensar voltada plenamente ao crescimento acelerado da marca. Pautando-se na sustentabilidade do negócio e no uso mínimo de recursos. Esta mentalidade é bastante presente em ambientes de Startups. No entanto, pode ser facilmente aplicada a qualquer empresa independente do tamanho. 

A estratégia basicamente funciona a partir de hipóteses e experimentos visando gerar resultados rápidos. Sendo assim, ao levantar cenários, criar soluções e mensurar os resultados, a marca consegue identificar e aplicar melhorias na otimização de processos, produtos ou comunicação.

O que é growth marketing | Agência FG

Quais as 3 premissas do Growth Hacking?

Para entender melhor o que é Growth Hacking, é necessário compreender as premissas que baseia a lógica por trás da metodologia. São elas:

  • Crescer — o processo deve incluir diversas expertises, passando por todas as etapas de um negócio, como: aquisição, ativação, receita, retenção e indicação dos usuários;
  • Métrica norte — ela define qual problema sua empresa vai resolver para impulsionar o crescimento, podendo ser: número de clientes, captação de leads e afins. Sendo assim, é essencial manter o foco no que realmente importa; 
  • Experimentos — são a base para o Growth Hacking, por ser deles que se analisa o que está funcionando ou não. Por exemplo, os testes de otimização ou A/B.

Quais as 3 premissas do Growth Hacking | Blog Agência FG

Como aplicar o Growth Hacking?

Para que as estratégias de Growth Hacking funcionem, a mentalidade deve ser, antes de tudo, incorporada à cultura organizacional da empresa. Entretanto, ao aplicá-la é necessário o cumprimento de seis etapas, onde cada uma delas contribui para gerar resultado e aprendizado.

1. Identificação de demanda

O Growth Hacking projeta um crescimento rápido, no entanto, focar os esforços em uma área de cada vez é indispensável. Sendo assim, identifique as lacunas do negócio e quais ações devem ser priorizadas por meio dos indicadores estratégicos

2. Criação de hipóteses

Após identificar todas as melhorias que precisam ser feitas, chegou a hora de elaborar possíveis soluções do que efetuar para resolvê-las. Portanto, crie caminhos focados em melhorar ou resolver que possam ser mensuráveis, melhorar o tráfego orgânico em x%, por exemplo.

3. Modelagem da solução

Depois do escopo de hipóteses feitas, organize como a solução será testada. Você pode seguir o passo a passo abaixo:

  • Qual é a hipótese;
  • Quais métricas avaliadas;
  • Quais as pessoas envolvidas no processo;
  • Quais as ferramentas utilizadas;
  • Lista de atividades executadas no experimento;
  • Qual a periodicidade do teste.

4. Teste

Nesta etapa, coloque em prática todo o planejado. Provavelmente, você precisará de ferramentas de Growth Hacking, como Google Analytics, optimize, SAS, Marketo e Tableau, para organizar as ideias e testá-las por ordem de prioridade. 

5. Avaliação de resultado.

No Growth Hacking grandes resultados não são o objetivo. A ideia é aprender e assegurar um crescimento sólido para o negócio ao aplicar melhorias constantes. 

Sendo assim, analise se a hipótese deu certo ou precisará buscar outras soluções. 

6. Implementação ou descarte

Por fim, quando confirmada as hipóteses, é hora escalonar os resultados e processos estabelecidos. Dentro da mentalidade de Growth Hacker, o crescimento está ligado à capacidade de escalar, replicar e automatizar procedimentos. 

Tendo em vista que o aprendizado é a base aqui, um plano de crescimento acelerado no Growth Hacking. Portanto, precisa ser definido, construído, testado e aplicado ou descartado, absorvendo os erros e acertos.
Assim, de modo resumido, a aplicação pode ser feito a partir das etapas:

  • Definição do objetivo;
  • Levantamento das hipóteses sobre causas e soluções;
  • Implementação de experimentos/testes que comprovam ou não as suposições;
  • Uso de ferramentas de testes e análise de resultados.

Quais os benefícios de implementar o growth marketing a sua empresa | Agência FG

Quais os benefícios do Growth Hacking?

Vale ressaltar que as técnicas de Growth servem para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Uma vez que está atrelada ao crescimento rápido, sustentável e com o menor recurso possível. Assim, grandes e pequenos negócios, podem adotar a mentalidade e assegurar resultados. 

Entre os benefícios de adotar este modo de pensar, estão:

  • Crescimento acelerado e saudável;
  • Decisões com base em dados;
  • Capacidade de testar, reduzindo riscos;
  • Maior segurança na realização de investimentos; 
  • Redução de custos;
  • Criação de negócios escaláveis, repetíveis e sustentáveis;
  • Crescimento sustentável e muito mais.

Cresça a sua empresa com a Agência FG!

Agora que você já sabe o que é Growth Hacking, conte com os especialistas da Agência FG para implementar as melhores ações de crescimento na sua marca. Conheça nossos serviços e entre em contato conosco!

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