Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG
Novidades | 21/02/2023
O debate sobre as IAs no mercado levantou opiniões bastante divergentes entre profissionais e entusiastas do assunto. Enquanto alguns ainda acreditam que o uso de máquinas pode afetar o trabalho de profissionais negativamente. Outros veem com otimismo a chegada da inteligência artificial no marketing.
Mas, apesar de controversas, essas ferramentas apresentam grande benefício para as empresas, independente do setor que atuam. Isso porque oferecem automação mecânica por meio de processos cognitivos, permitindo que a máquina aprenda e ganhe autonomia para tomar decisões.
Quer entender melhor como ela funciona e os impactos no varejo, bem como as vantagens e riscos? Continue lendo e acompanhe o artigo que a Agência FG preparou sobre o assunto.
Uma IA agrupa várias tecnologias, entre elas: redes neurais sintéticas, algoritmos, sistema de aprendizado e outras soluções que cooperam para simular capacidades humanas relacionadas à inteligência, raciocínio e percepção de ambiente.
Desse modo, elas podem “aprender por si mesmas”, através de Machine learning, ou seja, aprendizado de máquina. Trata-se de um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos, a partir de grande volume de dados, ampliando o conhecimento do sistema. Fortalecendo assim, a ideia de que podem identificar padrões e tomar decisões com a menor intervenção humana.
Portanto, um sistema de inteligência artificial é capaz de realizar atividades repetitivas, numerosas e manuais com facilidade. Podem escrever textos, realizar atendimento, ativar uma ação na sua casa e até mesmo conversar com você, como a Alexia e o tão polêmico Chat GPT.
De maneira bem básica, o ChatGPT OpenAI é um gerador de textos, com linguagem muito semelhante à de um humano. Ele foi desenvolvido com amplo conjunto de dados, produzindo assim, artigos coerentes e apropriados dentro de vários contextos e conversas.
IA que chega para competir com o ChatGPT, o Bard do Google ainda está em fase de experimentação. O gigante das buscas usa tecnologia LAMDA, sigla em inglês para Modelo de linguagem para aplicações em diálogos, que se destaque bem pouco ao modelo da GPT, sendo capaz de obter informações atualizadas da internet. Por outro lado, o software concorrente, ou seja, o da OpenAI, ainda está limitado aos eventos do mundo após 2021.
Até agora, só se sabe que o Bard é alimentado com informações da web em tempo real, tornando suas respostas mais confiáveis do que a do ChatGPT. Segundo o próprio Google, ele pode ser usado para explicar tópicos complexos e atuar como válvula para a criatividade.
Diferente de softwares convencionais, a inteligência artificial ajuda a melhorar serviços e facilitar tarefas. Muito provavelmente, você já tenha interagido com uma em algum momento da vida. Afinal, elas estão bastante presentes em nosso dia a dia, em celulares, casa e trabalho.
Especialmente nas empresas, uma vez que a inteligência artificial no varejo é usada para potencializar os resultados, aumentar a produtividade e economizar tempo. Principalmente, quando aplicada em diversos setores, do financeiro à operação, melhorando o desempenho de tarefas e ajudando gestores a mapear processos.
Por isso, conheça as principais inteligências artificiais no marketing e descubra quatro formas de aplicar no seu e-commerce:
Ainda é bastante comum as pessoas terem dúvidas sobre o que é chatbot. No entanto, o uso desta a IA está crescendo cada vez mais no comércio digital. Isso, pois, eles são pré-programados para conversar com pessoas de modo natural, reproduzindo o comportamento humano. Conseguem até reconhecer nomes e números de telefones, ajudando na resolução de problemas de dúvidas simples em atendimentos.
Seu principal benefício está no fato de que podem ser integrados a outras ferramentas e bancos de dados, automatizando rotinas de cadastro, atualização e consulta de informações. Sendo assim, essas integrações permitem tornar os serviços mais rápidos e melhorar a experiência do cliente.
Usar a inteligência artificial para marketing tem como vantagens a possibilidade de proporcionar um atendimento de qualidade ao cliente, conferindo praticidade e conforto ao entrarem em contato com a loja.
Por outro lado, também pode ser usada para as vendas, uma vez que o sistema age com base em dados coletados, o programa vai se adaptando sem a necessidade de lhe agregar novas funções. Além das interações diretas com os clientes por meio de assistente virtual, autoatendimento e o chatbot WhatsApp, por exemplo, o software é eficiente na hora de analisar o comportamento do consumidor e, assim, adotar estratégias de vendas mais assertivas, quanto às questões de segurança desses dados.
As famosas Siri e Alexia são os exemplos mais comuns desse tipo de IA inteligência artificial. Ativadas por reconhecimento de voz, elas ajudam em tarefas como selecionar uma música para tocar até marcar uma reunião. Baseada em dados de preferência e tendência de comportamento, o software antecipa solicitações de pessoa para pessoa.
Um dos principais exemplos da inteligência artificial no marketing, está nas desenvolvidas para efetuar previsões do comportamento humano em determinadas circunstâncias ou sugerindo um serviço/produto a partir dos dados que o consumidor compartilha na internet.
Esta tecnologia é bastante usada em campanhas de marketing na oferta de itens e por gigantes, como a Netflix, que sugere quais filmes e séries assistir.
Conte com a Agência FG para implementar as novidades tecnológicas a favor do seu e-commerce. Contamos com mais de 10 anos de experiência, somos autoridade quando o assunto é marketing digital e performance.
Sendo assim, entre em contato com nosso time de especialistas e saiba como utilizar a inteligência artificial no marketing e impulsionar as vendas!
X