Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG

Blog

Compartilhe:

Blog, E-commerce | 15/08/2022

Vale a pena vender no marketplace? Conheça os pontos positivos e negativos do canal!

No digital, é fundamental conhecer as estratégias de diferentes canais de venda. Pensando nisso, a Agência FG preparou um conteúdo completo para quem deseja vender no marketplace e impulsionar a marca por meio de outras plataformas.

Afinal, vale a pena investir na estratégia? Para ajudá-los a entender melhor as vantagens e desvantagens do marketplace, reunimos as principais informações sobre os canais no mercado.

Continue lendo o artigo completo e saiba mais!

O que é marketplace?

O marketplace pode ser considerado a evolução de uma loja virtual. Isso porque, a partir desse espaço de compra e venda de produtos, é possível ofertar sua marca para um número muito maior de consumidores.

Vender no marketplace | O que é marketplace | Blog Agência FG

Assim, empreendedores podem aproveitar para posicionar suas mercadorias em uma plataforma de marketplace gerenciada por grandes redes varejistas. Isso permite a venda de lojistas parceiros em troca do pagamento de comissão.

Quais são os maiores marketplaces do Brasil?

Em território nacional, as principais redes incluem nomes mundialmente famosos. Então, a seguir, listamos os maiores grupos para você apostar e vender no marketplace. Confira!

1. Mercado Livre

Fundada em agosto de 1999, a empresa argentina se consolidou no Brasil. Especialista em tecnologia, oferece soluções de comércio eletrônico para que diferentes usuários possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos on-line.

Com mais de 220 milhões de visitas por mês, o site registra cerca seis mil buscas e nove vendas a cada segundo.

2. Lojas Americanas

Com forte atuação no varejo, a Lojas Americanas é uma holding brasileira fundada em 1929 em Niterói, no Rio de Janeiro.

Estabelecida entre os grandes e-commerces do país, a marca oferece um site abrangente, ideal para atender diversos nichos de empreendedores e consumidores. Além disso, atualmente, retém 2,3 bilhões de visitas e 15 milhões de clientes ativos.

3. Amazon

Multinacional de tecnologia note-americana, a Amazon possui sede na cidade de Seattle, Washington. Além de excelente aposta para vender pelo marketplace, a companhia está entre as principais empresas de tecnologia, ao lado de grandes nomes, como Google, Apple, Microsoft e Facebook.

O marketplace da Amazon surgiu em 2017 e, desde então, já registrou 72 milhões de acessos ao mês entre os consumidores brasileiros.

4. Magalu

O marketplace Magazine Luiza, conhecido como Magalu, está em crescimento constante. A empresa brasileira, fundada em 1957 por Luiza Trajano, atua em diversos nichos do varejo nacional. Além disso, a marca possui integração multicanal com a loja física e soma mais de 70 milhões de visitas mensais no e-commerce.

A expansão do marketplace

O marketplace começou a expandir no Brasil em 2006, quando empresas do varejo on-line com tráfego significativo firmaram parceria com lojas menores — e especializadas — em nichos e segmentos determinados.

Assim, desde então, se tornou uma das principais estratégias de movimentações de vendas on-line. O boom das transações aconteceu em 2020, como resultado do isolamento social devido à pandemia de COVID-19.

Com isso, o comércio eletrônico passou a fazer parte da rotina e novos hábitos de consumo das famílias brasileiras. Prova disso é a projeção de crescimento do e-commerce no Brasil até 2025, que aponta um aumento de 95% para as lojas virtuais do país.

Vender no marketplace | A expansão do marketplece | Blog Agência FG

Além disso, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), entre os anos de 2019 e 2020, durante o auge da pandemia e isolamento, o marketplace apresentou um crescimento de 68%.

No segundo trimestre de 2020, por exemplo, varejistas como Americanas, Magazine Luiza e Extra contavam com mais de 15 mil vendedores cadastrados. E, no final de 2021, o Grupo Via, responsável por marcas como Casas Bahia e Ponto Frio, registrou 100 mil vendedores.

Quanto ao faturamento, em 2020, o marketplace brasileiro faturou mais de R$80 bilhões. As plataformas, inclusive, representaram cerca de 78% das vendas on-line no país.

Tipos de marketplace

Atualmente, podemos considerar quatro principais tipos de marketplace. Dessa forma, a seguir, listamos os modelos para você conhecer e encontrar o que melhor atende as necessidades do seu negócio!

I. Marketplace B2B

Nessas plataformas, a intermediação da compra e venda acontece entre empresas e fornecedores. Ou seja, promove a relação Business to Business.

II. Marketplace B2C

Na versão B2C, acontece justamente o oposto, ou seja, as empresas direcionam produtos e serviços diretamente ao consumidor final. Esse é o tipo mais comum de marketplace e conta como portais bem-sucedidos em diferentes segmentos.

III. Marketplace C2C

A modalidade de plataforma possibilita aos consumidores atuarem como pequenos comerciantes. Portanto, é uma ótima opção de negócio para microempresários. Afinal, é possível ofertar produtos e serviços para outros consumidores em ambientes já conhecidos.

IV. Marketplace de nicho

Os marketplaces de nicho reúnem negócios de um segmento especializado. Assim, diferentemente de outras plataformas que apostam na variedade de produtos ou no modelo de negócio diferenciado, esse canal conta com mercadorias específicas.

Vantagens do marketplace

Além de oferecer uma maior percepção dos consumidores, as vantagens do marketplace não acabam por aí. Então, a seguir, separamos alguns dos benefícios para quem deseja vender nas plataformas.

Visibilidade

A principal vantagem é, sem dúvida, a visibilidade oferecida à sua marca no digital. Afinal, todo empreendedor sabe que ser encontrado pelo público-alvo é essencial e representa ótimas oportunidades de venda.

Baixo investimento

Para quem está inciando no digital, o marketplace é uma solução mais econômica de vender on-line. Isso porque, ao contrário da loja virtual, a plataforma não exige investimentos de alto custo em áreas de tecnologia e logística, por exemplo.

Crescimento de vendas

A venda em marketplace é uma forte oportunidade para aumentar a conclusão de transações comerciais. Afinal, o canal já investe em marketing e possui público estabelecido, facilitando o impacto em potenciais consumidores e a atração de novos clientes.

Confie em nossa expertise

Agora que você já sabe como vender no marketplace, é hora de encontrar uma agência especialista em marketing digital para impulsionar as vendas omnichannel do seu negócio. Então, conte com a Agência FG!

Há mais de 12 anos no mercado, somos especialistas em marketing para e-commerce com soluções eficazes para impulsionar vendas e atrair leads. Portanto, não perca tempo e entre em contato para solicitar um orçamento.

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-commerce, performance e marketing digital.

    X

    Agência FG

      >