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Blog, E-commerce | 04/08/2022
Pensar em ações marketing de varejo no inverno é uma maneira assertiva de impulsionar as vendas no e-commerce. Afinal, a estação favorece estratégias que podem atrair e fidelizar clientes.
Por isso, neste artigo, a Agência FG reuniu algumas dicas práticas para incluir no seu plano de ações para a marca no digital. Não perca nenhum detalhe e conte com nossa equipe de profissionais especializados em impulsionar a performance de lojas on-line.
Antes de explorar as ações marketing de varejo no inverno, é essencial ter em mente que, com a chegada dos dias frios, os hábitos de consumo do público também mudam.
Isso reflete de maneiras diferentes em cada nicho de mercado. Em comércios eletrônicos que oferecem produtos hidráulicos, ocorre o aumento de buscas por produtos que garantem água aquecida, por exemplo.
Já quando pensamos em e-commerce de moda, os itens mais visados são calças, jaquetas, botas, etc. Inclusive, um levantamento da Neotrust, realizado na primeira quinzena de junho de 2022, apontou aumento de 22,8% no número de pedidos.
Sem falar no faturamento, que apresentou uma elevação de 32,4% em relação ao ano passado. Isso demonstra que a sazonalidade impacta diretamente nos estoques, na receita de sua loja e, consequentemente, nas ações marketing de varejo no inverno.
Portanto, antes de traçar e aplicar estrategias para ecommerce, é indispensável fazer uma pesquisa de mercado para identificar oportunidades de vendas. Considere também realizar o levantamento dos produtos do seu catálogo que possuem maior potencial de venda neste período
Em 2022, o inverno começou em 21 de junho e vai até 22 de setembro, ou seja, ainda dá tempo de colocar ações marketing de varejo no inverno em prática. Confira algumas sugestões que a Agência FG reuniu a seguir.
Para alavancar as vendas, o bom gerenciamento da loja é essencial. Sendo assim, planeje-se para mudar as coleções, estoques e até a aparência visual da vitrine, organizando-a com os produtos atrativos neste período. Tudo isso — quando bem executado — impacta numa boa experiência para os seus usuários.
Baseando-se no data driven, uma das mais importantes e-commerce estratégias, é essencial analisar os indicadores-chave de desempenho, ou, KPIs, antes de traçar ações marketing de varejo no inverno.
Afinal, os dados permitem mensurar, por exemplo, a cobertura de estoque (em dias e por SKU), a venda por loja, venda por cliente e o número de itens por compra. Com esses indicadores em mãos, é possível mapear como foram as vendas nos invernos anteriores e, assim, traças novas estratégias comerciais.
Pensando no aumento de buscas específicas relacionadas à sazonalidade, ter campanhas de Google Adwords ativas é uma das ações marketing de varejo no inverno efetivas.
Portanto, além de segmentar o público para anúncios assertivos, estude palavras-chave objetivas e alinhadas aos produtos com maior potencial de saída. Lembre-se também de reserve uma verba específica para as campanhas com antecedência.
O cross-selling — ou, venda cruzada — é uma das formas mais eficientes para impulsionar vendas online. Aqui, a dica é apostar em chamadas como “Aproveite e compre junto” ou “Quem comprou isto, também levou” e exibir produtos relacionados.
Ainda, para incentivar a compra, ofereça condições especiais, como desconto no segundo produto ou frete grátis. Assim, é possível aumentar o ticket médio da sua loja virtual.
As promoções são um dos principais chamarizes para o e-commerce. Dessa forma, se o seu objetivo é atrair novos clientes, fidelizar consumidores e, ainda, aumentar o ticket médio, estude aplicar essa estratégia.
O melhor é a possibilidade de implantá-la de diversas maneiras, como as promoções podem ser por desconto — progressivo, leve mais por menos, compre e ganhe — ou por condições. Estude o melhor para o negócio e conquiste seu público!
Além de conhecer as ações marketing de varejo no inverno, é indispensável ter um time capacitado para aplicá-las. Para isso, pode contar com a Agência FG! Há mais de 12 anos no mercado, somos especialistas em marketing para e-commerce.
Por isso, contamos com equipes que atuam em diversas frentes com foco em performance e na geração de resultados concretos. Sendo assim, confie em nossa expertise e entre em contato para solicitar um orçamento.
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