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Blog, E-commerce | 20/01/2022

Conheça os benefícios da mídia programática para o e-commerce

Quer entender mais sobre os benefícios da mídia programática antes de investir na estratégia? Aproveit, pois, neste artigo, a Agência FG apresenta as maiores vantagens que esse método de divulgação traz para o e-commerce. 

Prepare-se para atingir seu público-alvo de forma assertiva, aumentar o tráfego para a loja on-line e até as vendas, com a tecnologia que está revolucionando o mercado. Boa leitura! 

O que é mídia programática?

De forma simplória, a mídia programática consiste na automatização da compra de espaços publicitários no digital. Com isso, a divulgação de propagandas em sites, aplicativos, portais de notícias e até vídeos foi extremamente simplificada.

De acordo com o Coordenador da área de Mídia na FG, Everton Semião, a programática é extremamente benéfica nas três etapas da jornada do cliente: conhecimento, consideração e conversão. 

Com o avanço da tecnologia e surgimento de novas ferramentas, como a Voxus, a dinâmica de comprar anúncios ficou ainda mais prática, eficiente e rentável. Afinal, a negociaçãofoi facilitada pela inteligência artificial. 

“Com uma penetração muito relevante em grandes portais, e a inteligência artificial das plataformas, conseguimos atingir objetivos com campanhas de display que talvez não sejam atingidas via Google Ads”, explica Everton sobre a programática. 

Entenda a dinâmica de negociação de anúncios 

Para entender os benefícios da mídia programática, é necessário compreender a dinâmica de compra e venda de espaços publicitários. Vamos começar, por exemplo, analisando uma agência anunciante, como a FG. 

Pensando na oportunidade de exibir um produto ou marca, nosso time cria uma estratégia de mídia paga. Assim, banners, vídeos e outros formatos de anúncio aparecem em páginas que o público-alvo desse cliente costuma acessar. 

Porém, antes da programática, era necessário que o time entrasse em contato com os proprietários da página e negociassem um valor para o anúncio, assim como era feito em jornais e revistas. 

Então, como funciona mídia programática? 

A maior mudança proporcionada pela mídia programática foi a simplificação desse trâmite com algumas ferramentas e plataformas. Confira!

  • SSP (Supply Side Platform): ferramenta na qual os publishers, ou seja, proprietários de páginas, disponibilizam espaços para veicular anúncios em seus sites; 
  • Ad networks: plataforma responsável por fazer a conexão entre os sites e os anunciantes; 
  • Ad exchanges: redes em que acontecem os leilões; 
  • DSP (Demand Side Platform): ferramenta em que agências determinam quais são os objetivos que buscam com a mídia. Sendo assim, com ela, é possível definir a quantidade de impressões que desejam comprar e quanto estão dispostas a pagar por elas;
  • DMPs (Data Management Platforms): ferramenta que faz a gestão de dados dos consumidores e segmenta a audiência. 

Dessa maneira, a programática consiste em um leilão em tempo real pelos espaços publicitários. Nele, o anunciante que oferece o maior lance tem sua mídia veiculada.

Quais as vantagens trazidas pela mídia programática?

Confira alguns dos principais benefícios da mídia programática a seguir.

I. Você negocia mais de um espaço por vez 

Com a dinamização do processo, é possível negociar, de uma só vez, a divulgação em mais de um site. Com isso, é possível atingir diferentes públicos-alvos com interesses em comum.

II. Escolha a métrica ideal para o seu negócio 

Nesse sistema, os anunciantes podem escolher o espaço publicitário ideal conforme a métrica que melhor atende às suas necessidades. As principais são CPC (Custo Por Clique), CPV (Custo por Visualização) e CPA (Custo por Aquisição).

Tendência de mercado 

Os benefícios da mídia programática são tantos que a estratégia foi amplamente adotada pelo mercado publicitário. Os resultados de 2020, inclusive, refletiram no  Digital AdSpend 2021, estudo anual da IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), associação que representa o mercado de publicidade digital do Brasil. 

De acordo com o levantamento, cerca de 90% das transações de mídia digital em 2020 foram feitas de maneira automatizada. Viu só como não dá para ficar de fora?

Parceria Voxus e FG 

Fundada em 2014, a Voxus foi um dos primeiros players de mídia programática com tecnologia proprietária no Brasil. Focada no mercado de e-commerces, seus algoritmos entendem padrões de consumo graças à coleta, processamento e cruzamento de dados comportamentais. 

Dessa forma, é possível determinar as melhores pessoas, lugares e até horários para exibir mídia display, também conhecida como “banner”. Além disso, a tecnologia da Voxus mídia programática entende e otimiza oportunidades para que os investimentos sejam aproveitados da melhor forma.

“Das experiências que tivemos com outras plataformas, a Voxus se destacou por entregar um resultado mais sólido. Com ela, temos a opção de contratação via CPA e com investimento inicial mais baixo que as outras”, explica Everton. 

Nosso Coordenador destaca que tecnologia é muito vantajosa para o time de Mídia, uma vez que o operacional é feito pela plataforma. Sendo assim, os profissionais da FG podem focar na análise de resultados coletados do Google Analytics e de insights encaminhados pela Voxus para, cada vez mais, gerar bons resultados. 

Ainda, sobre essa parceria, o Account Manager da Voxus, Carlos Mandú, pontua: 
“Acreditamos bastante em parcerias e trocas entre nossos parceiros, e trabalhar com agências que permitam essas trocas e abram espaço para que elas aconteçam é super positivo. Trabalhar com a FG é ter acesso a isso. É entender que vamos conseguir trazer para o time desafios pertinentes do mercado, bem como levar ao time FG novidades e novas propostas de mercado que podem ser importante para o crescimento de todos”, finaliza.

Conte com a expertise da Agência FG!

Agora que já conhece os benefícios da mídia programática, conte com o time de experts da Agência FG para criar campanhas incríveis para a sua loja virtual. Nesses 12 anos de história, atendemos grandes nomes do e-commerce, como a Guess, Ellus, Richards, Rip Curl

Por isso, não perca tempo e entre em contato conosco. Prepare-se para transformar seus resultados de 2022. 

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