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Quando se trata de otimização de mecanismos de busca (SEO), existem amplas variedades de estratégias e técnicas que ajudam profissionais de marketing digital a aumentar a visibilidade nos resultados de pesquisa. E, uma delas, é a estrutura de silo.
Ainda pouco conhecida no mercado, esta técnica é extremamente eficaz para melhorar a classificação do seu site nos mecanismos de busca. Isso, pois ela os ajuda a entender melhor a relevância do conteúdo e, consequentemente, impulsionar o ranqueamento nas páginas de resultados de pesquisa (SERPs).
Quer saber mais sobre o SEO silo? Então, continue lendo esse artigo da Agência FG e explore os principais detalhes da estratégia!
O que é estrutura de silo?
Também conhecida como “estrutura pai e filho“, a estrutura de silo refere-se a abordagem de organização de conteúdo de modo a assemelhar-se a pirâmide invertida. Ou seja, funciona como um extenso local de armazenamento, na qual a principal função é otimizar o uso dos produtos/serviços.
Portanto, no topo da pirâmide, deverá ter tópicos amplos e gerais, relacionados ao tema central da marca. Em seguida, é possível criar várias páginas ou trechos de conteúdo relacionados a esse tópico central, mas que exploram aspectos específicos e mais detalhados.

Cada uma dessas páginas de nível intermediário pode ter suas próprias subpáginas, criando assim uma posição de conteúdo.
Então, esse agrupamento de conteúdo SEO On-Page, ajuda os mecanismos de busca para entender a estrutura do seu site e como as páginas estão interligadas. Isso melhora a indexação e classificação nos resultados de pesquisa.
Como funciona a estrutura de silo?
Agora você já sabe que a estrutura de silo é baseada no conceito de agrupar conteúdo relacionado em torno de uma palavra-chave ou tópico principal. Por isso, o tema é composto de páginas de produto, blog posts, páginas de serviços e mais.
Para exemplificar, abaixo citamos formas de como a estrutura de silo pode ser aplicada em um E-commerce. Veja só:
- Pai: Eletrodomésticos;
- Filho 1: Geladeiras;
- Página de produto: Geladeira Frost Free Brastemp;
- Blog post: Como escolher uma geladeira.
- Filho 2: Fogões;
- Página de produto: Fogão 5 Bocas Electrolux;
- Blog post: Como limpar um fogão.
- Filho 3: Lava-louças;
- Página de produto: Lava-louças 12 Serviços Brastemp;
- Blog post: Como usar lava-louças.
Desse modo, a estrutura de silo envolve a organização de conteúdo, visando melhorar a relevância, compreensão e eficácia do SEO.
Além disso, essa estratégia é baseada na ideia de criar uma temática e lógica em seu site, agrupando o conteúdo relacionado em categorias ou silos temáticos, partir de:
- Tópico central;
- Páginas de nível superior;
- Páginas de nível intermediário;
- Subpáginas;
- Links Internos relevantes;
- Otimização de conteúdo;
- Melhorias na experiência do usuário;
- Distribuição de autoridade.
Portanto, em resumo, esse método é uma abordagem organizacional especialmente útil em e-commerces com muitas páginas e conteúdo diversificado. Isso, pois ajuda a direcionar o tráfego orgânico para páginas relevantes e a melhorar o posicionamento nos resultados da pesquisa.
Quais as vantagens da estrutura de silo para SEO?
Agora que sabemos o que é uma estrutura de silo e como ela funciona, vamos explorar algumas das vantagens que a técnica oferece para o SEO. Afinal, os benefícios desta abordagem incluem:
1. Melhora na relevância do conteúdo
Ao agrupar o conteúdo relacionado em silos temáticos, você cria uma estrutura que facilita a organização e compreensão tanto para os mecanismos de busca quanto para os visitantes da sua loja virtual.
Isso ajuda os motores de busca a entender a relevância do conteúdo para detalhes específicos e aumenta suas chances de serem classificados para consultas de palavras-chave relacionadas a esses tópicos.
2. Facilita a navegação do usuário
Uma estrutura de silo bem organizada também torna a experiência do usuário mais agradável. Afinal, com ela, os visitantes conseguem navegar facilmente pelo site e encontrar o conteúdo que lhe interessa.
A estratégia ajuda a reduzir a taxa de exclusão e aumentar o tempo que os consumidores navegam em seu e-commerce, fatores que os mecanismos de busca levam em consideração ao classificar páginas.
3. Distribuição eficaz de autoridade de página
Os mecanismos de busca dependem do âmbito da página para classificar o conteúdo. Portanto, ao concentrar links internos em páginas de nível superior de um silo, você direciona autoridade para essas páginas, tornando-as mais competitivas nas classificações de pesquisa.
Desse modo, também aumenta a visibilidade no PageRank do site. Isso ocorre porque os links internos entre as páginas do mesmo silo ajudam a passar a autoridade de uma página para outra.
Como implementar uma estrutura de silo?
Implementar estrutura de silo em seu site requer planejamento, cuidado e organização. E, para ajudá-los, a seguir, separamos passos valiosos para investir em estratégias eficazes. Confira!
- Identifique o tópico central: comece identificando o tópico central do seu site, aquele que é mais amplo e abrangente. Este será o topo do silo;
- Crie páginas de nível intermediário: em seguida, crie páginas de nível intermediário que sejam subtemas relacionados ao tópico central. Cada uma delas deve conter conteúdo detalhado sobre o subtema;
- Adicione subpáginas: dentro das páginas de nível intermediário, você precisará criar subpáginas específicas. Isso cria uma classificação de conteúdo que permite que os mecanismos de busca entendam a relação entre as páginas;
- Use links internos: inter-relacione todas as páginas em um silo com links internos relevantes. Afinal, será mais fácil transmitir a autoridade e facilita a navegação do usuário;
- Otimize o conteúdo: lembre-se de que todo o seu conteúdo precisa estar otimizado para palavras-chave relevantes e com meta tags, URLs e títulos alinhados com o tema do silo SEO.
Principais tipos de estrutura de silo!
Existem vários tipos de estruturas de silo que podem ser usadas em sites, dependendo da natureza do conteúdo e dos objetivos do SEO. Por isso, a seguir, listamos os modelos mais comuns para ajudá-los a entender melhor as estratégias dessa técnica de otimização.
1. Silo horizontal
Neste tipo de estrutura, as páginas de nível superior representam categorias amplas e genéricas, enquanto as de nível intermediário e subpáginas contêm informações mais detalhadas sobre os tópicos.
Assim, os projetos de silo horizontal são semelhantes às estruturas de comércios eletrônicos, onde as categorias principais levam a subcategorias e produtos específicos.
Exemplo:
- Categoria de Nível Superior: “Eletrônicos”;
- Página de Nível Intermediário: “Smartphones”;
- Subpágina: “Melhores Smartphones Android de 2023”.
2. Silo Vertical
No projeto estrutural de silos verticais as páginas de nível superior estão interconectadas por tópicos específicos ou palavra-chave principal. Isso cria uma posição particularmente eficaz para focar nas keywords do nicho de atuação.
Exemplo:
- Página de Nível Superior: “Tecnologia”;
- Subpágina: “Melhores Smartphones Android de 2023”;
- Subpágina: “Comparação entre iPhones e Androids”;
- Subpágina: “Dicas para Estender a Vida Útil da Bateria”.
3. Silo de Tema Relacionado
Com silo relacionados, as páginas de nível superior são categorias amplas, mas o foco principal está em torno de temas relacionados em vez de subcategorias específicas. Portanto, é útil para sites que desejam abordar vários aspectos de um tópico.
Exemplo:
- Categoria de Nível Superior: “Marketing Digital”;
- Página de Nível Intermediário: “SEO”;
- Subpágina: “Otimização de Palavras-chave”;
- Subpágina: “Backlinks de Qualidade”;
- Subpágina: “Conteúdo de Alta Qualidade”.
4. Silo de Localização Geográfica
Esse tipo de estrutura é adequado para empresas que possuem várias filiais, lojas ou escritórios em diferentes locais geográficos. Afinal, cada página de nível superior representa uma localização específica, enquanto as de nível intermediário e subpáginas contêm informações atualizadas sobre essas áreas.
Exemplo:
- Localização de Nível Superior: “Filiais”;
- Página de Nível Intermediário: “Nova York”;
- Subpágina: “Horário de Funcionamento”;
- Subpágina: “Produtos Disponíveis”.
5. Silo de Produto ou Serviço
Este tipo de estrutura de silo é comum em comércio eletrônico ou empresas que oferecem diversos produtos e serviços variados.
Até porque, cada página de nível superior representa um produto ou serviço específico, e as páginas de nível intermediário e subpáginas detalham informações relevantes para o consumidor.
Exemplo:
- Produto de Nível Superior: “Roupas Femininas”;
- Página de Nível Intermediário: “Vestidos”;
- Subpágina: “Vestidos de Verão”;
- Subpágina: “Vestidos de Festa”.
Conte com a expertise da Agência FG!
Independentemente do tipo de estrutura de silo que você escolher, é importante garantir que a organização seja lógica e que as páginas sejam interconectadas com links internos relevantes.
Afinal, a técnica tem como foco ajudar a melhorar a experiência do usuário, a compreensão dos mecanismos de busca e, em última análise, o SEO do seu site.
Portanto, é um método poderoso que impulsiona a relevância do e-commerce, bem como distribui eficazmente a autoridade da página e aumenta a visibilidade do site. Desse modo, atrai cada vez mais tráfego orgânico!
Então, se ainda tem dúvidas, conte com a Agência FG! Há mais de 13 anos no mercado, somos especialistas em marketing para e-commerce e contamos com equipes multiprofissionais qualificadas para fazer seu negócio decolar.
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