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Nichos de mercado

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Na hora de criar uma marca, ou, até mesmo, um e-commerce, é importante ter em mente quais serão seus nichos de mercado. Esse processo é extremamente importante para o crescimento da sua empresa, já que decidir o segmento ajuda a conquistar mais sucesso e autoridade para o negócio.

Mas, como definir o nicho ideal? Para te ajudar com esse ponto tão particular, a FG preparou um guia completo sobre o tema. Então, continue a leitura e entenda o que são os nichos e segmentação de mercado e qual a importância de defini-los.

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    O que é o nicho de mercado?

    Os nichos de mercado nada mais são do que partes pouco ou nada atendidas em um setor amplo, caracterizados por necessidades e interesses particulares.

    Ao contrário do que muitos pensam, usar nicho de mercado e segmento de mercado como sinônimos é, na verdade, um erro. O segmento é o conjunto de consumidores com preferências e dores diferentes que já é conhecido. Já o nicho se refere a grupo desconhecido e inexplorado.

    Trata-se de um público cujos problemas ainda não possuem soluções viáveis no mercado. Ou seja, é uma grande oportunidade dentro do ramo de negócios grande e competitivo.

    Saber identificar nicho de mercado faz toda a diferença para o sucesso de um produto. E para encontrar e identificar os setores que possuem nichos desconhecidos, contar com boas estratégias de marketing digital é essencial. Afinal, a internet tende a ajudar na segmentação orgânica dos públicos.

    Qual a importância de definir seu nicho de mercado?

    Uma coisa é certa: empresas com nichos específicos têm maior facilidade em se destacar e agregar valor aos seus produtos do que aquelas que buscam atender ao mercado como todo.

    Sendo assim, direcionar o seu plano de marketing para a persona, em vez do público-alvo, será ponto-chave. Isso porque, quando uma campanha é bastante singular, mais o consumidor se identifica. Dessa forma, você encontra vantagens, como:

    Menor concorrência Menor concorrência

    Menor
    concorrência

    Menor concorrência Público melhor qualificado

    Público melhor
    qualificado

    Menor concorrência Identificação de possíveis parcerias de negócio

    Identificação de possíveis
    parcerias de negócio

    É importante destacar que, mesmo começando em um único nicho de mercado, com o crescimento da empresa, é possível ampliar o leque e atender diversos setores.

    Quais os tipos de nichos de mercado?

    Na hora de fazer um estudo profundo e detalhado de qual o segmento ideal para sua empresa, é importante ter em mente quais os tipos de nichos que existem. Normalmente, a segmentação é feita de acordo com quatro principais características. São elas:

    Geográfica

    A segmentação geográfica leva em consideração a localização da empresa, como país, estado e cidade. Para segmentar por meio da geografia, é essencial estudar concorrentes específicos dessa localidade. Além disso, deve-se pensar nos traços culturais e necessidades exclusivas do público.

    Separamos alguns exemplos de nicho de mercado segmentado geograficamente:
  • Oficina automotiva em um determinado bairro;
  • Farmácia próxima a hospitais;
  • Loja de roupa no centro da cidade.
  • Demográfica

    A segmentação demográfica de nicho de mercado se baseia em características como gênero, idade, religião, renda e grau de instrução. Esses fatores influenciam diretamente nos hábitos de compra, interesses e necessidades do indivíduo, sendo muito importante na hora de escolher seu ramo.

    São exemplos desse nicho de mercado:
  • Plano específico para idosos em uma academia;
  • Cervejaria artesanal para os amantes de cerveja;
  • Cafeteria gourmet para os apaixonados por café.
  • Psicográfica

    Esse tipo de nicho de mercado utiliza fatores como personalidade, estilo de vida e valores dos consumidores para segmentar seu público. Cada vez mais as pessoas utilizam seus hábitos de consumo como forma de expressão, sendo muito comum procurarem por empresas pelas quais elas se identificam.

    Alguns exemplos da segmentação psicográfica são:
  • Cosméticos cruelty free — que não testam seus produtos em animais;
  • Restaurantes especializados em comidas veganas;
  • Docerias especialistas em produtos sem glúten e lactose;
  • Comportamental

    Muito confundida com a psicográfica, os nichos de mercado de segmentação comportamental estão relacionados aos hábitos de consumo e comportamento dos consumidores. Ou seja, pensam nas atividades e gostos das pessoas. Além disso, leva em conta quais benefícios o consumidor procura, se ele já utiliza produtos relacionados e o quanto ele usa.

    Confira alguns exemplos da segmentação comportamental:
  • Loja de artigos esportivos para quem gosta de praticar esportes;
  • Mercado especializado em vendas por atacado;
  • Agropecuária focada em produtos para animais de estimação.
  • Como encontrar o nicho de mercado?

    Estabelecer qual será o nicho de mercado é o primeiro passo que deve ser tomado na hora de montar uma empresa e, para isso, é essencial realizar uma pesquisa e análise cuidadosa.

    Pensando nisso, separamos algumas etapas que podem te ajudar nesse processo. Confira!

    Pense de maneira inovadora

    Analise a concorrência

    Identifique suas paixões e habilidades

    Procure por problemas não resolvidos

    Pesquise as tendências de mercado

    Avalie a viabilidade e o potencial de lucro

    Conheça seu público-alvo

    Lembre-se de que realizar estudos contínuos e ter uma boa interação com seu público-alvo são fundamentais para encontrar e adaptar o nicho de mercado a longo prazo.

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