Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG
Blog | 23/03/2020
As vendas no e-commerce e varejo vão sentir as consequências
É inegável o impacto que o isolamento do Coronavírus Covid-19 está causando em todo mundo. Considerado uma pandemia, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus é extremamente contagioso, e vem contaminando países mundo a fora. Extremamente perigoso para grupos de riscos, como: idosos, grávidas e pessoas com doenças preexistentes, o Covid-19 promete prejudicar não só a saúde da população, mas como a economia de diversos continentes, incluindo no setor de e-commerce e varejo.
E QUAL É O REAL IMPACTO DO CORONAVÍRUS COVID-19 PARA O COMÉRCIO, E-COMMERCE E VAREJO?
Segundo pesquisas do Google Retail AIT, o Brasil é 32º país até agora em números de casos, o dado é alarmante e vem desanimando e prejudicando muitas vendas, principalmente nas lojas físicas.
Devido as corretas recomendações de segurança globais, houve uma queda brusca no fluxo de pessoas dentro das lojas. Varejistas importantes como Nike, Renner e Apple, fecham suas portas para reduzir os riscos entre funcionários e clientes.
Outras empresas, passam a operar no modelo home office e as demandas por novos formatos de entrega, sem contato pessoal, ganham destaque.
E O QUE ESPERAR DAS VENDAS NO E-COMMERCE E NO VAREJO PARA OS PRÓXIMOS MESES?
No mês de fevereiro, de acordo com a pesquisa da Compre & Confie, foram realizados mais de 10 milhões de pedidos no varejo online, o que resultou em uma queda de 7,7% no mês de fevereiro em relação a janeiro. Isso é resultado da influência que a pandemia transmite nas pessoas, que passam a consumir de forma mais contida e evitando possíveis itens dispensáveis.
E foi só recentemente que os estudos da plataforma Quantum Metric, revelaram que as medidas adotadas por todo o mundo para conter a pandemia, devem ter um reflexo positivo, se assim podemos dizer, no comércio online.
O motivo?
Com o fechamento de comércios, shoppings, bares, restaurantes e o total isolamento social de grande parte da população, tendem a incentivar os consumidores a partirem para a loja online. A Quantum Metrics se baseou no aumento de visitas a sites norte-americanos nos dois primeiros meses do ano, que chegaram à marca de 5 bilhões de acessos.
Em comparação as lojas físicas, o e-commerce ganha vantagem pela segurança da compra online, a oportunidade de pesquisar preços, opções de lojas e produtos, além de na maioria dos casos apresentar um preço melhor do que a loja física, que muitas vezes conta com valor agregado de aluguel, vendedores, gerentes, estoque, entre outros itens, que também existem nas lojas online, mas em menor escala.
ÁLCOOL EM GEL: O REI DO MOMENTO, MAS ATÉ QUANDO?
Se alguns produtos viram suas buscas diminuírem, não foi o caso álcool em gel, a venda do produto cresceu 165% no mês. Outros itens ligados à saúde, como nebulizadores e inaladores, também aumentaram. O brasileiro está cada vez mais preocupado com a saúde e a higiene, e com razão. O que não aconteceu com a categoria de moda e acessórios, que sempre apresentou números otimistas, sofreu queda de 10,9% no período.
Dados que comprovam o que falamos acima, muitos produtos considerados supérfluos, perdem seu destaque para os produtos básicos de saúde e alimentação.
QUARENTENA NO ESTADO DE SÃO PAULO
Recentemente, o Governador de São Paulo, João Doria, decretou quarentena para todo o Estado até o dia 7 de abril. A medida restringe o funcionamento de todos os comércios físicos, podendo funcionar apenas serviços essenciais da área de saúde e segurança.
ATUALIZAÇÕES
Após a criação desse artigo, muitos dados alteraram e novos apareceram, confira alguns:
ESTAMOS JUNTOS NA LUTA CONTRA O COVID-19!
A Agência FG também adotou o home office integral para toda equipe, o objetivo é um só: diminuir a disseminação do vírus. Além disso, contamos com o apoio de todos para a correta prevenção para evitar sobrecarga nosso sistema de saúde. Continuamos com força total para atender e assessorar nossos clientes na melhor estratégia para esse momento.
Se você precisa de uma consultoria de crises para ajudar o seu e-commerce a não ser engolido pelos problemas atuais, entre em contato e fale com um de nossos especialistas 😉
X