e como eles pode ajudar no posicionamento do seu negócio com a FG

Entenda

O que são arquétipos de marca?

Em um mercado cada vez mais competitivo, é importante que as marcas se diferenciam e se destaquem na mente dos consumidores. Uma forma de fazer isso é por meio do uso de arquétipos de marca.

Trata-se de modelos universais de comportamento humano que podem ser usados para definir a personalidade de uma marca.

Existem 12 arquétipos de marca, cada um com suas próprias características e valores.

O que são arquétipos de marca? 

Seta

O herói: representa a força, a coragem e a determinação.

O mentor: representa a sabedoria, a experiência e a orientação.

O amador: representa a inocência, a curiosidade e a descoberta.

Alguns dos arquétipos mais comuns são:

O rebelde: representa a independência, a liberdade e a transgressão.

O amante: representa o romance, a paixão e a sensualidade.

O cuidador: representa a compaixão, a empatia e o altruísmo.

Alguns dos arquétipos mais comuns são:

O brincalhão: representa a alegria, a criatividade e a espontaneidade

O sábio: representa o conhecimento, a sabedoria e a introspecção.

O governante: representa a autoridade, o poder e a responsabilidade.

O tolo: representa a inocência, a ingenuidade e a imprevisibilidade.

Como os arquétipos de marca podem ajudar no posicionamento do seu negócio?

Os arquétipos de marca podem ajudar no posicionamento do seu negócio de várias maneiras. Eles podem:

Seta

Os arquétipos ajudam a criar uma identidade de marca única, que pode ser transmitida por meio de sua comunicação, marketing e produtos.

Definir a personalidade da marca

Os arquétipos são baseados em valores e emoções universais, que podem ajudar a criar um vínculo emocional com os consumidores.

Criar um vínculo emocional com os consumidores

Podem ajudar a definir a estratégia de marketing da marca, incluindo sua mensagem, tom e canais de comunicação.

Orientar as decisões de marketing

Arquétipos de marca exemplos:

Alguns exemplos de marcas que usam arquétipos de marca com sucesso incluem:

Seta

Utiliza o arquétipo do herói para representar a mensagem de superação e determinação.

Usa o arquétipo do mentor para apresentar uma imagem de inovação e tecnologia.

Arquétipo do cuidador para representar sua imagem de felicidade e nostalgia.

Os arquétipos de marca são uma ferramenta poderosa que pode ajudar as marcas a se diferenciarem e se conectarem com os consumidores de forma mais eficaz.

Confira mais stories da Agência FG! 

Brainstorming: Saiba como ele pode beneficiar seu negócio

Métricas de e-commerce 

Como fazer e-mail marketing