como fazer análise SWOT

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A Análise SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico essencial para qualquer negócio que deseja se manter competitivo e alcançar  objetivos concretos.

Isso, pois permite identificar os pontos fortes e fracos, além das oportunidades e ameaças da empresa, tanto no ambiente interno quanto no externo.

Os quatro quadrantes da análise SWOT

Trata-se de um acrônimo que releva insights valiosos para o seu negócio.

Matriz de SWOT significa:

Strengths

Threats

Weaknesses

Opportunities

forças

ameaças

fraquezas

oportunidades

Identifique os pontos fortes do seu negócio, características internas que o destacam da concorrência. Podendo ser: uma equipe talentosa, tecnologia ou reputação sólida no mercado.

Como fazer a análise SWOT?

Forças

Forças

Analise aspectos do ambiente interno que precisam ser melhorados. Seja processos, falta de recursos financeiros ou habilidades específicas.

Como fazer a análise SWOT?

Fraquezas

Fraquezas

Concentre-se no ambiente externo! Identifique tendências do mercado, mudanças na legislação e lacunas que sua empresa pode preencher.

Como fazer a análise SWOT?

Oportunidades

Oportunidades

Identifique as ameaças que podem impactar negativamente a sua marca, como concorrentes agressivos, instabilidades econômicas e outros fatores.

Como fazer a análise SWOT?

Ameaças

Ameaças

Assim, é possível criar estratégias de marketing assertivas e alinhadas com os objetivos da empresa.  Afinal, uma análise SWOT bem feita, ajuda a posicionar seu negócio de forma mais competitiva.

Por fim, SWOT Análise deve ser realizada participativamente, envolvendo todos os colaboradores da empresa. Isso é importante para garantir que os envolvidos tenham uma visão clara do negócio.

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